Falta de agilidade logística e desgaste da equipe? Veja como resolver!

A falta de agilidade logística gera mais trabalho, custos maiores e desgaste da equipe. Mas, é possível tornar os processos mais assertivos?

Ter uma operação logística 100% eficiente é o sonho das empresas em que a movimentação de produtos é o coração do negócio. Diariamente essas empresas enfrentam entraves que impactam diretamente a sua eficiência, como a falta de tecnologia para gestão de produtos (em especial quando se trata de milhares de produtos em um mesmo local, chegando e saindo o tempo todo).

A cada dia é mais e mais necessário que as empresas invistam para aumentar sua eficiência produtiva e logística, afinal, esses são diferenciais competitivos essenciais. Caso contrário, podem ser atropeladas pela concorrência sem piedade.

Nesse sentido, uma boa gestão logística reflete diretamente na satisfação de seus clientes. Quando existem problemas operacionais, é evidente que o desgaste na equipe também ocorre. Mas, o que fazer diante dessa situação? É o que abordarei neste conteúdo.

Mapeie todos os processos

Só assim será possível identificar falhas e agir assertivamente para sanar cada uma delas. Ter os processos bem mapeados auxilia nas atividades individuais e coletivas, proporcionando a cada um a informação que necessita para melhorar o processo. Dessa maneira, é possível efetivar suas ações com maior clareza.

Uma solução muito eficaz é mapear os processos internos separadamente, isto é, analisar cada ponto de maneira isolada, para que seja feita uma análise mais profunda de todas as etapas e portanto, que sejam realizadas ações mais eficazes sobre cada gargalo identificado.

Ao mapear os processos de maneira eficiente, é possível agir em prol da agilidade logística. Para começar, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Acompanhe cada processo: incluindo fornecedores, metodologias de trabalho, tecnologias empregadas, desempenho dos colaboradores, custos com combustível e manutenções, planejamento de rotas, imprevistos no percurso, clientes e principais demandas;
  • Estabeleça um fluxograma de cada processo: ele será um guia para as atividades da equipe, além de alinhar as atividades de todos os envolvidos;
  • Detecte onde estão as falhas: para isso, adote processos padrões, que proporcionam uma projeção precisa de como devem ocorrer e qualquer erro no percurso acaba sendo altamente perceptível;
  • Descubra oportunidades: ao mapear os processos e detectar as falhas fica muito mais fácil destacar oportunidades e por consequência, traçar metas coerentes com a realidade;
  • Revise, refaça e execute as alterações necessárias: dentro de uma empresa existem ciclos, em que uma atividade é feita e repetida em diversas outras situações. Após fazer todas as análises dos outros itens fica muito mais fácil observar o que precisa ser mudado, por isso, mude quantas vezes precisar e foque sempre em soluções!

Tenha previsão de demanda

Essa é uma tarefa difícil de implementar, mas se conseguir ter isso claro, você reduz muito a sobra ou falta de produtos em estoque, de maneira estratégica. Ao respeitar os itens que destaquei no tópico anterior e observar com muita atenção todos os ciclos de sua empresa, fica muito mais fácil fazer uma projeção coerente das próximas demandas.

É como uma progressão aritmética, uma atividade desencadeia outra e conforme você as desempenha e registra é possível fazer previsões. Desta maneira, você cria um feeling sobre os processos internos, que serve como um guia para os planejamentos estratégicos inerentes ao andamento da empresa.

Use a tecnologia em todos os processos

Sem tecnologia as empresas que pretendem crescer não vão a lugar algum. Ela deve estar presente em todo o processo, desde um software que consiga fornecer relatórios minuciosos a respeito das operações, até equipamentos de movimentação que resultem em maior agilidade ao trabalho antes feito quase que de forma “braçal”.

A tecnologia focada em automação proporciona mais agilidade logística, produtividade, lucratividade, menos índices de erro, evita o desgaste físico dos colaboradores e ainda é uma ótima vantagem competitiva. Conheça a fundo os gargalos de sua empresa através do mapeamento de processos e invista neles. Você só tem a ganhar!

Tenha todas as áreas da empresa integradas

A empresa é dividida em setores, mas por que mantê-los trabalhando de forma independente e isolada se, no final, todos fazem parte do mesmo processo? É necessário que se tenha uma sinergia entre os colaboradores e os processos que eles desempenham.

Nesse sentido, a agilidade logística depende de uma boa comunicação interna. Opte por um canal digital, reuniões, ligações e até e-mails, só não deixe de dar atenção para esse aspecto. É necessário que a equipe esteja integrada e que os resultados dos trabalhos sejam um conjunto de todos os setores. Assim ninguém fica sobrecarregado e a qualidade do transporte não fica comprometida.

Fique de olho nos seus fornecedores

Ter um monitoramento dos fornecedores é outro fator essencial, afinal, se você conta com um deles para a entrega de um produto de forma estratégica e alguma falha de fornecimento acontece, você terá sérios problemas para resolver.

Assim como você não deve entregar produtos com avaria, também não deve aceitar recebê-los. Para evitar dores de cabeça como essa, você precisa escolher seus fornecedores minuciosamente, pesquisar sobre eles e avaliar todas as suas condições.

E então, pronto para buscar mais agilidade logística? Espero que os passos que eu destaquei possam lhe ajudar. Continue acompanhando o blog para obter muito mais informações!