5 dicas certeiras para reduzir o prazo de entrega

O prazo de entrega é uma das maiores aflições após realizar um pedido. Aprenda como reduzi-lo agora mesmo!

Entrega no prazo = satisfação do cliente. A equação parece simples e a gente sabe que outros fatores influenciam na felicidade do cliente em adquirir o seu produto ou serviço, entretanto, o prazo de entrega é boa parte do caminho andado rumo à satisfação do seu cliente.

Não conseguir cumprir um prazo de entrega acaba dando indícios de problemas na sua empresa para o seu cliente e a confiança fica abalada. O maior alerta é: basta somente um atraso para que o seu cliente passe a duvidar da sua competência e profissionalismo.

Desta maneira, reduzir o prazo de entrega se torna primordial. Mas, como fazer isso sem perder a qualidade nos serviços? Confira a seguir!

Estoque sempre atualizado

Antes de tudo: não venda nada que você não possa entregar. Ter em estoque o que você vende é uma premissa básica, mas nem sempre isso acontece. Você talvez já tenha passado por alguma situação como essa: vendeu um produto que não estava em estoque, porém, a previsão de recebimento permitia que você conseguisse entregar o produto no prazo para o seu cliente. Então, você não contava com o atraso do seu fornecedor, e aí não é preciso nem terminar a frase para saber que o seu cliente saiu frustrado.

Com isso surge o questionamento: como ter um estoque atualizado? Antes de tudo, aqui vai uma dica: invista em automação. Um software especializado não deixa informações se perderem e equipamentos de movimentação logística podem proporcionar um salto considerável de produtividade.

Siga os passos para organizar seu estoque:

  • Realize um inventário do estoque;
  • Automatize o controle;
  • Treine sua equipe;
  • Conheça os tipos de controle de estoque: permanente, que é constante e integral. E temporário, que diz respeito a períodos e ações específicas;
  • Estabeleça uma previsão de perdas ou danos;
  • Calcule o investimento em armazenamento;
  • Promova os produtos parados em estoque;
  • Tome cuidado com a separação dos pedidos.

Promova ajustes a partir dos indicadores de desempenho

Há algum tempo você baixou o nosso e-book sobre os indicadores de desempenho, lembra? Caso não tenha baixado ou não lembra onde o armazenou, clique aqui e baixe novamente!

O material descreve a importância desses indicadores na rotina da sua empresa e nesse sentido, o setor responsável pelas entregas é passível de falhas e identificar esses possíveis erros pelos indicadores de desempenho vai permitir duas coisas: você consegue resolver problemas antes mesmo deles acontecerem e ainda evita muitas dores de cabeça.

De maneira resumida, para obter os resultados necessários sobre o desempenho de sua empresa e reduzir o prazo de entrega, é necessário seguir esses itens:

  • Controle do inventário e do tempo gasto para carga e descarga;
  • Avaliar os problemas na entrega;
  • Se atentar aos prazos de entrega;
  • Levar em conta os custos da operação;
  • Rotatividade de equipe;
  • Assegurar a satisfação do cliente.

Ofereça acompanhamento do prazo de entrega para seu cliente

Através desse acompanhamento o cliente tem plena noção de onde está seu produto, e a previsão de chegada em seu destino, não “ficando no escuro” e consequentemente, reduzindo sua aflição em receber o seu pedido.

Mas afinal, como fazer isso na prática? É possível rastrear o pedido, mas para fornecer essa informação para o seu cliente é necessário ter um sistema próprio, podendo também ser terceirizado em determinadas situações. Busque uma fonte de sua confiança!

O que o seu cliente precisa?

Se faça essa pergunta todos os dias! A resposta é o que vai deixar seu cliente satisfeito. Ter um atendimento personalizado e uma redução no prazo de entrega faz toda a diferença, pois nenhum cliente é igual ao outro. As necessidades são diferentes e atender cada um da maneira mais adequada vai ser essencial para o sucesso do seu negócio.

Contar com as tecnologias necessárias para aprimorar o atendimento também se torna essencial. Invista em agilidade logística através de equipamentos de movimentação, faça um bom mapa de processos e conte com um software que permita ter um histórico do cliente e de suas preferências de entrega. Isso certamente fará toda diferença!

Tenha bons parceiros terceirizados

Dependendo do tamanho da sua operação, contar apenas com frota própria pode ser insuficiente, permitindo “furos” e estourando o seu prazo de entrega. Deixe a gestão de frota para o seu parceiro terceirizado, preocupe-se com a essência da sua empresa e com a inovação.

Uma boa empresa de transporte pode, além de garantir uma gestão mais ágil e ao mesmo tempo eficiente, também desafogar você nos prazos de entrega e proporcionar um serviço de maior qualidade para o seu cliente, pense nisso.

Espero que agora seja possível ter um controle melhor do prazo de entrega. Caso ainda reste alguma dúvida, deixe seu questionamento nos comentários que irei ajudá-lo. Continue acompanhando o nosso blog, teremos sempre novas informações!