supply-chain

O termo inglês Supply Chain – cadeia de suprimentos ou cadeia logística – é um processo complexo que tem início na produção da matéria-prima e se encerra na entrega do produto manufaturado ao consumidor. Fica fácil perceber que é algo intimamente ligado à logística e distribuição.

E a logística, por sua vez, é fundamental dentro da cadeia de suprimentos, uma vez que a gestão de Supply Chain precisa que os produtos cheguem no prazo, nas condições, na quantidade e no endereço certos, ou seja, se houver falhas na logística, a Supply Chain será diretamente atingida.

A seguir, entenda mais sobre esse processo e saiba como ele está ligado às atividades da sua empresa.

O que é Supply Chain?

A Supply Chain é representada por todas as atividades de compra dos insumos ou produtos, transporte, armazenamento, transformação, embalagem, gerenciamento interno, venda e distribuição aos clientes, incluindo também a infraestrutura física e de processos necessários para dar suporte às operações e atividades relacionadas à criação de novos produtos, ao atendimento ao consumidor, ao controle financeiro e ao marketing. Ela envolve a interação entre empresas e profissionais, como produtores, fornecedores, distribuidores e lojistas, além de toda a logística necessária para a movimentação de produtos e insumos.

A relação entre Supply Chain e logística é interdependente. Pode-se dizer que a logística concentra seus esforços no transporte da mercadoria, garantindo todo o suporte para que isso ocorra da melhor forma possível, enquanto a Supply Chain tem uma visão mais ampla, planejando todo o fluxo do produto e sua relação com o negócio e os clientes.

Quais os benefícios atribuídos a uma boa gestão de Supply Chain?

Até chegar ao consumidor final, um produto passa por vários processos. Se você quer um bom retorno com as vendas, é necessário saber mais do que apenas as especificações do produto comercializado. É preciso conhecer todas as etapas de distribuição, desde o pedido feito até a entrega, e outros fatores importantes para garantir a disponibilidade do produto para os seus clientes.

A gestão de Supply Chain dentro da empresa vai servir justamente para controlar todos os processos referentes à compra, armazenagem, controle de pedidos de clientes, entrega e possíveis devoluções ou trocas de mercadorias. Como o produto pode passar por diversas empresas, o fornecedor se torna um elo dessa cadeia, assumindo a linha de frente no repasse ao consumidor.

A eficácia no gerenciamento da cadeia de suprimentos beneficia toda a empresa. É por meio dele que a empresa vai controlar os fluxos dos produtos — e isso afeta diretamente o consumidor.

Confira a seguir alguns dos principais benefícios relativos à boa gestão de Supply Chain:

1 – Diminuição de custos

Gastos com armazenamento de produtos encalhados ou com prazo de validade vencidos diminuem de forma significativa.

2 – Mais qualidade nos serviços

Uma cadeia de suprimentos bem gerenciada garante a disponibilidade e entrega dos produtos dentro do prazo especificado, evitando a falta ou excesso destes produtos.

3 – Aumento nos lucros

Os benefícios já citados têm ligação direta com o aumento dos lucros. Além disso, uma gestão eficiente estará constantemente em busca de parcerias com fornecedores e transportadoras, visando a melhoria da qualidade de produtos e serviços, com menores custos.

Como implementar ações de Supply Chain nas empresas?

A implementação de ações de Supply Chain (cadeia de suprimentos) em uma empresa envolve uma série de passos e considerações estratégicas. O objetivo é otimizar a gestão de todos os processos relacionados à aquisição, produção, armazenamento, distribuição e entrega de produtos ou serviços. Veja a seguir algumas etapas-chave para implementar eficazmente a gestão da cadeia de suprimentos em sua empresa!

1 – Avaliação da cadeia de suprimentos atual

Realize uma avaliação abrangente da cadeia de suprimentos atual da sua empresa. Isso inclui mapear todos os processos, identificar fornecedores, entender os custos envolvidos e avaliar o desempenho atual.

2 – Definição de objetivos e estratégias

Estabeleça metas claras para a gestão da cadeia de suprimentos, como redução de custos, melhoria da eficiência, redução de estoques ou melhoria no atendimento ao cliente. Lembre-se: desenvolva estratégias específicas para alcançar esses objetivos.

3 – Integração de tecnologia

Utilize sistemas de gestão da cadeia de suprimentos (SCM) e tecnologias de rastreamento para monitorar e gerenciar efetivamente o fluxo de materiais, informações e finanças ao longo da cadeia de suprimentos.

4 – Colaboração com fornecedores

Estabeleça relacionamentos colaborativos com seus fornecedores. Isso inclui compartilhar informações e trabalhar juntos para otimizar os processos, reduzir custos e melhorar a qualidade.

5 – Planejamento de demanda e capacidade

Implemente técnicas de previsão de demanda para entender as necessidades futuras de produtos ou serviços. Combine isso com o planejamento de capacidade para garantir que sua empresa possa atender à demanda de forma eficaz.

6 – Gestão de estoque

Otimize o estoque para evitar excessos ou escassez. Implemente políticas de estoque justo a tempo (JIT) ou sistemas de reposição automática para minimizar custos de armazenamento.

7 – Logística eficiente

Melhore a logística de transporte e distribuição para reduzir custos de frete, otimizar rotas e melhorar os prazos de entrega.

#DicaMetaro: considere a automação de processos logísticos sempre que possível.

8 – Gestão de riscos

Identifique e avalie os riscos em toda a cadeia de suprimentos, como interrupções na cadeia de abastecimento, problemas de qualidade ou flutuações cambiais. Desenvolva planos de contingência para mitigar esses riscos.

9 – Monitoramento e melhoria contínua

Implemente métricas e indicadores de desempenho para monitorar o progresso em relação aos objetivos estabelecidos. Realize avaliações regulares e ajuste suas estratégias conforme necessário para melhorar continuamente a gestão da cadeia de suprimentos.

10 – Treinamento e desenvolvimento da equipe

Capacite sua equipe com treinamento adequado em gestão da cadeia de suprimentos e forneça ferramentas para aprimorar suas habilidades na área.

Quais as dificuldades para a implementação do Supply Chain?

A implementação eficaz do Supply Chain pode enfrentar várias dificuldades e desafios. Primeiramente, a coordenação de múltiplos parceiros ao longo da cadeia pode ser complexa, pois envolve fornecedores, fabricantes, distribuidores e varejistas, cada um com suas próprias operações e interesses.

Além disso, a falta de visibilidade em tempo real sobre a demanda e os estoques pode levar a decisões inadequadas. As flutuações no mercado, como mudanças nas preferências dos clientes ou eventos imprevistos, podem afetar significativamente a capacidade de previsão e planejamento.

Outro desafio comum é a gestão de riscos, incluindo interrupções na cadeia de suprimentos devido a desastres naturais, conflitos geopolíticos ou problemas de qualidade. Além disso, a integração de sistemas de TI em diferentes estágios da cadeia de suprimentos pode ser complexa e exigir investimentos significativos.

Por fim, a resistência interna à mudança nas práticas existentes e a falta de treinamento adequado da equipe também podem ser obstáculos para a implementação bem-sucedida do Supply Chain. Portanto, superar essas dificuldades exige uma abordagem estratégica, investimento em tecnologia e colaboração eficaz com todos os parceiros ao longo da cadeia.

Tenha conteúdos de qualidade e em primeira mão!

Gostou desse conteúdo e quer continuar acompanhando outras novidades da área, além das últimas notícias e, é claro, as melhores dicas de como melhorar os processos de sua empresa?

Então, continue acompanhando NOSSO BLOG e tenha acesso aos nossos conteúdos em primeira mão! Além disso, caso queira conhecer os produtos e serviços que a METARO pode oferecer para sua empresa, não exite em ENTRAR EM CONTATO CONOSCO hoje mesmo!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento