O que é Last Mile e o seu impacto na relação com o consumidor

A Last Mile – em português, Última Milha – é a etapa final antes do produto chegar às mãos do consumidor. É quando você tem a chance de mostrar a qualidade do serviço.

Um bom sistema logístico é fundamental para o sucesso de uma empresa. Qualquer que seja sua área de atuação, o gestor precisa estar sempre atento às melhores práticas para garantir a qualidade dos serviços prestados em todas as suas fases. Nos últimos anos, uma nova etapa passou a integrar o setor logístico: o Last Mile, ou “Última Milha” em português.

Como o próprio nome sugere, o Last Mile é a etapa final antes do produto chegar às mãos do consumidor, quando a mercadoria sai do centro de distribuição para o seu destino final. É uma fase decisiva do processo de entrega, em que a qualidade do serviço realizado fica evidente para o consumidor. É na etapa Last Mile que os compradores ficam mais ansiosos e preocupados com a chegada do item desejado.

Por isso, essa última etapa é decisiva para a experiência do cliente com a empresa. É quando o consumidor avaliará o tempo da entrega e as condições em que a encomenda chegou às suas mãos.

Na logística do transporte de mercadorias, a etapa Last Mile refere-se ao transporte em que a mercadoria sai do centro de distribuição para o destino final, seja ele B2B (entre empresas) ou B2C (entre empresa e consumidor final).

Last Mile e o planejamento eficiente

Por vários motivos, essa fase do processo logístico tem um custo elevado e requer um bom planejamento, que leve em conta, por exemplo, as rotas mais indicadas, considerando o trânsito intenso das grandes cidades e a otimização no uso da frota, além de outras questões que devem ser consideradas e pensadas de maneira estratégica. Veja a seguir uma lista de ações necessárias para a efetivação desta etapa logística de entrega de produtos.

Otimização da malha de distribuição

No momento de definir uma malha de distribuição, é necessário considerar alguns pontos importantes, tais como a disponibilidade e qualidade da infraestrutura para escoamento, incentivos fiscais nos pontos de manuseio e armazenagem de carga, localização dos destinatários e tempo de viagem, entre outras questões.

Aumento da taxa de ocupação da frota

Operações com cargas ociosas são um problema recorrente no Last Mile e causam prejuízos, mesmo com o custo fixo do transporte sendo o mesmo (combustível, manutenção, pedágios etc). Para diminuir a ocorrência deste tipo de problema, é necessária uma comunicação eficiente entre todas as áreas da empresa. Assim, o gestor pode basear suas decisões de acordo com as demandas, evitando custos desnecessários.

A escolha das rotas

Definir a melhor rota para entrega de encomendas é uma tarefa complexa e, mesmo com muito planejamento, podem ocorrer imprevistos. Esses riscos hoje são menores, pois as soluções tecnológicas disponíveis atualmente facilitam a tomada de decisões acertadas.
Sincronia das operações

As operações precisam ser sincronizadas com o tempo gasto no transporte para evitar custos adicionais com armazenagem e estadia do veículo por atraso na carga ou descarga. Na utilização de diversos modais, esta sincronia é ainda mais necessária, pois um problema em qualquer etapa da entrega poderá prejudicar o desempenho de toda a cadeia de suprimentos.
Uma solução inovadora que se tornou uma boa opção para reduzir custos é o transporte colaborativo, em que a divisão do espaço disponível na frota com outras empresas possibilita um maior número de veículos circulando com carga máxima, com consequente redução de custos para as empresas.

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