Fatores que podem acabar com o planejamento logístico das distribuidoras
Além da compreensão do seu tipo de negócio e do mercado como um todo, implementar um planejamento logístico requer esforço para superar obstáculos comuns no caminho.
 
Antes de colocar em prática o planejamento logístico de uma distribuidora ou atacado, é necessário lembrar que o plano poderá ser complexo e demandará esforços de diversos setores da empresa, incluindo diretoria, gerência e colaboradores.
Informações precisas, ferramentas e técnicas, sempre com foco no cliente, são fundamentais para executar um bom plano. Questões como previsões mal feitas, falta de padronização nos processos ou mau uso da tecnologia, entre outras falhas, podem comprometer qualquer planejamento. Descubra neste conteúdo quais são os impactos desses problemas.
 

Previsão de demanda mal feita

 
A previsão de demanda é muito importante para ajudar no planejamento logístico do controle e gestão de estoques e está diretamente ligada ao processo de antecipar quantitativamente a futura procura por determinados produtos ou serviços de uma empresa. Para que uma previsão de demanda seja feita, é necessária uma análise cuidadosa de dados históricos e tendências variáveis do mercado.
Uma projeção de demanda mal feita pode resultar em excessos ou falta de estoque, capacidade ociosa, desperdício de matéria-prima e até prejuízos financeiros para a empresa. Quando é feita de forma correta, colabora para a satisfação das necessidades dos clientes.
 

Falta de padronização de processos e como fazer a sua implementação

A padronização de processos reduz a ocorrência de erros e resulta em melhorias que se refletem diretamente no desempenho das organizações, pois garantem a realização de um trabalho com mais uniformidade e com menos erros e retrabalhos, gerando menos custos e aumentando a produtividade das equipes. Em resumo, a padronização aprimora processos, eliminando desperdícios, tarefas desnecessárias e outros gargalos que podem comprometer a eficiência. O resultado final é o aumento da qualidade de produtos e serviços oferecidos ao cliente.
Dentro do planejamento logístico, a padronização de processos é um ótimo recurso para gestores que querem a eficiência e qualidade dos serviços prestados, sem a necessidade de grandes investimentos. Confira a seguir um passo a passo para implementação de processos padronizados na área logística.
 

Estudo da rotina

O primeiro passo para padronizar processos logísticos é fazer um estudo das rotinas de trabalho, com anotações sobre cada passo, apontando falhas e os recursos necessários. Após esta análise, crie um fluxograma de atividades.
 

Identificação de gargalos

Depois da análise na rotina de atividades, é o momento de apontar os gargalos identificados, criando um plano de ação para corrigir problemas. Os pontos fortes também devem ser apontados, visando ações para que eles sejam maximizados.
 

Mudanças colocadas em prática

Após a análise da rotina e identificação dos gargalos, deve-se iniciar a parte prática da padronização de processos, aplicando soluções e melhorias. Nesta fase, a participação dos colaboradores é essencial para um resultado positivo.
 

Monitoramento das atividades

Antes de formalizar os novos processos, é preciso fazer uma avaliação da rotina de atividades, visando identificar problemas que possam não ter sido encontrados anteriormente ou que surgiram com as mudanças propostas.
 

Novas instruções de trabalho

Depois de definidas as alterações, é preciso documentá-las e registrá-las de forma que funcionem como um guia, especificando o passo a passo para a realização das atividades e que possa ser consultado pelos funcionários sempre que necessário.
 

A correta utilização da tecnologia

O principal objetivo da logística é realizar a entrega do produto certo, no menor tempo possível e com o mínimo de custos. O uso da tecnologia na logística gera processos menos complexos, que facilitam o alcance desta meta com mais eficiência.
 
O uso de novas ferramentas tecnológicas facilita a integração dos processos, melhorando a comunicação entre os departamentos e mantendo sob controle todas as etapas logísticas da empresa. Além de simplificar processos, a tecnologia usada de forma correta garante mais segurança e confiabilidade das informações, aumenta a agilidade nas operações e ajuda a reduzir custos.
 
Há várias soluções que fazem com que a tecnologia e a logística estejam diretamente ligadas. Um exemplo é o Warehouse Management System (WMS) — Sistema de Gerenciamento de Armazém — sistema utilizado para controle de estoque. Com ele, é possível administrar processos como recebimento, armazenagem, separação dos pedidos, expedição e inventário dos materiais.
 
Outro exemplo é o Enterprise Resource Planning (ERP) — Planejamento de Recursos Empresariais — sistema que permite integrar as várias áreas do negócio. Apesar de não ser completamente voltado para a logística, ele é fundamental para uma gestão mais eficiente. Com o uso desta ferramenta, quando um pedido é lançado no sistema, automaticamente o setor de estoque recebe a ordem de separação dos produtos solicitados, dando baixa nas quantidades dos itens. Através dessas informações, a logística também consegue calcular a necessidade de veículos e o setor de compras recebe o alerta de reposição (quando o nível de estoque alcança o ponto mínimo).
Gostou deste post? Aproveite para acompanhar outros conteúdos visitando nosso blog.