Scrum: aprenda a usar essa metodologia na gestão de equipe

O processo Scrum se destaca pela autonomia, comunicação e integração dos membros de uma equipe, otimizando e tornando processos mais eficientes. Leia o post e saiba mais sobre este método de gestão.

O Scrum é um método de desenvolvimento de softwares, caracterizado principalmente pela agilidade e que já se tornou popular em todo o mundo. Diferente dos modelos tradicionais, ele fornece a base para que uma empresa implemente as suas práticas de gestão, de modo que sejam eficientes para a sua realidade, o que resulta em uma versão de Scrum exclusiva para determinados fins.

Atualmente, esse método de trabalho é considerado essencial para a melhoria dos resultados em equipes de criação de produtos tecnológicos, mas, como dito acima, suas práticas podem ser adaptadas e utilizadas para gerir qualquer tipo de equipe, inclusive na área logística. Continue a leitura e descubra como usá-la para otimizar processos na sua empresa!

Como surgiu a abordagem Scrum?

A base para o framework Scrum no desenvolvimento de software foi apresentada por Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka no artigo “O novo jogo de desenvolvimento de novos produtos”, publicado em 1986, na revista The Harvard Business Review.

Os autores usaram metáforas para descrever dois tipos distintos de abordagens para gerenciar o desenvolvimento de produtos. Algumas equipes eram como corredores em uma corrida de revezamento, passando o bastão, trabalhando em linha reta. Outras equipes eram jogadores de rugby, jogando um único jogo e passando as coisas para frente e para trás, conforme necessário. Com a experiência, Takeuchi e Nonaka concluíram que a abordagem corrida-revezamento estava desatualizada. Eles acreditavam que o estilo de um jogo de rugby daria às empresas as ferramentas necessárias para competir em um mundo de negócios multinacional.

A jogada de rugby que deu origem ao nome do framework é uma reposição de bola, onde os jogadores entrelaçam os braços e tentam avançar sobre o campo do adversário. Essa tática de jogo inspirou a criação do método por ser uma analogia ao trabalho que o time de desenvolvimento deve fazer. Ou seja, os profissionais juntam esforços para avançar pouco a pouco.

Em quais tipos de equipe ela pode ser aplicada com bons resultados?

Na área logística, a metodologia Scrum facilita o cumprimento dos prazos determinados, pois permite que falhas sejam corrigidas logo que percebidas e ao longo do processo, evita que isso seja feito após a entrega de um produto, economizando tempo e dinheiro e garantindo a satisfação do cliente.
Em outras palavras, o Scrum ajuda a empresa a identificar gargalos, para que eles sejam eliminados a tempo, garantindo a eficiência na prestação dos serviços.

Benefícios práticos da abordagem Scrum para as empresas.A metodologia Scrum é útil para qualquer área de negócios, pois tem como principal objetivo o gerenciamento de tarefas, dentro de um ambiente de desenvolvimento baseado em equipes multifuncionais, ou seja, com todas as competências necessárias para a implementação de determinadas ações. É relativamente simples de implementar e aborda muitos dos desafios de gestão que preocupam as equipes desenvolvedoras.

O modelo Scrum sugere que os projetos avancem por meio de uma série de Sprints (etapas de um projeto). No início de cada etapa, deve ser realizada uma reunião de planejamento, em que os membros da equipe vão definir com quantos e quais itens podem se comprometer, analisar o andamento das ações e definir prioridades.

Como a técnica pode ser aplicada na área logística?

Na área logística, a metodologia Scrum facilita o cumprimento dos prazos determinados, pois permite que falhas sejam corrigidas logo que percebidas e ao longo do processo, evita que isso seja feito após a entrega de um produto, economizando tempo e dinheiro e garantindo a satisfação do cliente.

Em outras palavras, o Scrum ajuda a empresa a identificar gargalos, para que eles sejam eliminados a tempo, garantindo a eficiência na prestação dos serviços.

Benefícios práticos da abordagem Scrum para as empresas

As empresas não querem e nem podem desperdiçar tempo e dinheiro desenvolvendo produtos e serviços que não despertam o interesse dos clientes, por isso é imprescindível o uso de metodologias ágeis e eficientes, que otimizem processos.

Outra vantagem é com relação aos colaboradores, pois o método Scrum aumenta significativamente a motivação do trabalho em equipe através da autogestão, uma vez que o funcionário é responsável por decisões que normalmente seriam função de um gerente. Com isso, a adoção da metodologia Scrum também incentiva os membros da equipe a serem criativos e inovadores, levando a melhorias contínuas nos processos, já que a prática aumenta o engajamento entre os integrantes de uma equipe e das equipes entre si, tornando o trabalho totalmente colaborativo. O Scrum possibilita ainda, o diálogo constante entre a empresa e seus clientes.

Gostou deste conteúdo? Descubra outros assuntos que podem ser do seu interesse no nosso blog.