Takt Time: entenda porque ele é tão importante para a indústria

A técnica do Takt Time tem por objetivo evitar o desperdício de tempo ou de mão de obra nos processos industriais.

O Takt Time é uma técnica que pode ser utilizada em qualquer empresa que trabalhe com linhas de produção. O termo é derivado da palavra alemã taktzeit (takt= compasso/ zeit= tempo) e literalmente, significa “relógio”. Surgiu no meio musical – a palavra takt era, originalmente, usada para ditar ritmos de condução de orquestra, mas atualmente faz parte do vocabulário industrial.

No contexto do Lean Manufacturing (Sistema Enxuto de Manufatura, desenvolvido pela Toyota, na década de 1950, no Japão), o Takt Time passou a significar o tempo de produção disponível por turno de trabalho dividido pela demanda da clientela, também por turno.

O Takt Time é usado como o indicador da “velocidade recomendada” para uma operação. Fazendo uma comparação, assim como dirigimos em vias cuja velocidade permitida é 80 km/h, o Takt é a “velocidade correta” para uma sistema de produção. Conheça mais sobre o Takt Time a seguir.

O que é Takt Time na prática?

Na prática, a técnica do Takt Time fraciona todo o processo produtivo em partes similares, a fim de manter a regularidade e melhorar o desempenho da linha de produção. Com o Takt Time também fica mais fácil descobrir quais etapas necessitam de ajuste.

A técnica está relacionada à harmonia que deve haver entre a produtividade e as necessidades dos consumidores. Assim, entre outros benefícios, evita o excesso de oferta e escassez de mercadorias na indústria. A sua utilização possibilita uma visão enxuta, produzindo de acordo com uma programação nivelada, focada no sistema JIT (Just-in-time) e TQC (Controle da Qualidade Total – Total Quality Control) e sem perdas e interrupções no processo, que fluirá conforme a necessidade do cliente.

Para produzir de acordo com esta técnica, todas as áreas da organização devem fornecer respostas rápidas para os problemas apontados, eliminando as causas de paradas não planejadas das máquinas e efetuando a troca rápida de ferramentas. Além disso, o material deve estar à disposição na hora, em quantidades e local desejados e com qualidade assegurada.

Como é possível calcular e aplicar o Takt Time?

Para calcular o Takt Time, divide-se o número de minutos disponíveis em um dia de trabalho pela quantidade de peças que precisam ser produzidas durante o expediente. Por exemplo: uma indústria com expediente de oito horas (480 minutos diários) precisa entregar 240 peças ao fim do dia, gastando no máximo, dois minutos para produzir uma peça (480/240=2). Ou seja, o tempo de produção deve estar próximo do Takt Time, que neste caso é de dois minutos.

No caso da peça ser produzida em etapas, deve-se levar em conta a fase mais demorada do processo. Numa fábrica de CDs, por exemplo, cada peça é embalada em três etapas: inserção do disco na capa (três segundos), inserção do encarte (três segundos) e embalagem da capa (cinco segundos). Assim, o Takt Time é de cinco segundos.

O tempo do gargalo é importante, pois ele é o máximo que pode ser produzido, mas ele não é o Takt Time. Pode-se comparar o tempo de ciclo do gargalo com o tempo Takt para saber se a empresa tem capacidade de atender à demanda ou não. Mas, definitivamente, o tempo de ciclo da operação não é considerado no cálculo do tempo Takt.

Além disso, a falta de padronização em uma indústria — seja por causa do maquinário ou dos funcionários — pode impactar a linha de produção de muitas maneiras negativas, causando desperdício de tempo, gargalos e atrasos na entrega final.

Os benefícios da técnica para a indústria

Com a definição de um Takt Time fica fácil detectar quais máquinas ou funcionários estão causando atrasos na linha de produção e manter a regularidade do expediente se torna uma tarefa bem mais simples, já que cada um sabe o quanto precisa produzir.

Além do equilíbrio no estoque, podemos listar outros benefícios do Takt Time para a eficiência industrial, como a produção nivelada de forma equilibrada e mais justa para os funcionários e a identificação de máquinas que precisam de manutenção.

Como resultado, até mesmo o relacionamento com os clientes pode melhorar, já que com a utilização da técnica, a indústria sabe com exatidão o quanto consegue entregar em um dia, evitando problemas com atrasos. Observe que o Takt Time depende da demanda que precisa ser atendida e do tempo que a indústria tem para produzir a quantidade solicitada pelo cliente.

Portanto, sempre que se pensar em aplicar o Takt Time, é fundamental considerar a capacidade de produção da empresa.

Você se preocupa com a entrega que a sua indústria realiza? Então conheça o Last Mile.