Custo da qualidade: a sua empresa já tem isso calculado?

O custo da qualidade, representa a soma dos gastos envolvidos no processo para alcançar os padrões de qualidade de um produto ou serviço. Veja como ele é definido!

Uma gestão eficiente da qualidade, em qualquer área de atuação, incluindo a logística, é fundamental para as empresas que querem se destacar no mercado, afinal, melhorar a lucratividade e manter selos de qualidade. Porém, para atender às normas exigidas é necessário realizar investimentos, os chamados custos da qualidade.

Para uma empresa ser competitiva e bem vista no mercado, seja qual for sua área de atuação, é necessário que ela produza mais e melhor. Saber identificar os custos da qualidade é essencial para formular estratégias e decidir investimentos. Com base neles é possível melhorar a eficiência da produção e a qualidade das mercadorias, minimizando os gastos desnecessários. 

Além disso, os gastos com a identificação de defeitos e suas correções também integram o cálculo dos custos de qualidade. Que tal saber como fazer isso na prática? Continue com a leitura.

Conceito de custo da qualidade

O custo da qualidade é o método que define e mede a quantidade de recursos de uma organização e onde eles estão sendo usados, incluindo todos os investimentos ligados à qualidade de um produto, tais como custos de prevenção, que visam eliminar ou reduzir falhas, custos de controle de processos, para garantia de qualidade, e os custos resultantes de falhas internas e externas.

Como calcular o custo da qualidade?

Confira a seguir, os custos que devem ser considerados quando se fala em calcular o custo da qualidade:

Custos com prevenção

Evitar que ocorram defeitos é o principal passo para uma gestão de qualidade eficiente. Os custos da qualidade com prevenção são os que trazem o melhor retorno, pois evitam o desperdício de produtos e de mão de obra. Por isso, é fundamental investir em bons equipamentos e manutenção, matéria-prima de qualidade, treinamento de pessoal e inspeções de segurança. É importante lembrar que funcionários bem informados são um grande diferencial quando se pensa em eficiência e qualidade de produtos e serviços.

Custos com avaliação

É muito importante investir em um controle de qualidade eficiente para identificar as falhas dos produtos ainda dentro da empresa, mantendo um bom serviço e preservando a imagem da marca no mercado. Por isso, é preciso reconhecer a necessidade de gastos com testes, possíveis perdas de mercadorias para que eles sejam realizados e inspecionados. Neste item de cálculo, podem ser incluídos os gastos para avaliar o desempenho dos colaboradores, visando identificar pontos fracos no processo de produção, para que possam ser trabalhados de forma preventiva.

Custos da qualidade com falhas internas

Após identificados os produtos com defeito, eles irão para conserto ou serão descartados. Custos com falhas internas não podem ser evitados, pois são necessários para descartar problemas nos produtos que foram identificados ainda dentro da empresa, como a mão de obra e matéria-prima para o conserto ou custos com o desperdício daqueles materiais que deverão ser eliminados. São exemplos de custos de falha interna: refugos, retrabalho, paradas, falhas do fornecedor, utilização de material rejeitado para outras finalidades e ações corretivas derivadas de materiais e processos.

Custos da qualidade com falhas externas

Esse é o tipo de custo que uma empresa deve evitar ao máximo, pois significa que os processos de gestão de qualidade anteriores falharam. Quando um produto chega ao consumidor com defeitos, são necessários gastos com recall de lotes, ressarcimento de clientes e possíveis indenizações, caso a falha tenha gerado outros prejuízos ao comprador. Além de prejuízos financeiros imediatos, isso pode prejudicar a imagem da empresa e do produto no mercado, gerando mais gastos e esforços publicitários para que a situação seja amenizada.

Qual o impacto do custo da qualidade para a organização?

O custo da qualidade é um fator fundamental para a competitividade das organizações, por isso, a eficácia dos programas de qualidade depende de bons sistemas de custos para viabilizar os processos produtivos. 

Os sistemas de custos definidos pelas empresas para gerir seus negócios precisam levar em conta as diversas fases do processo de produção, focando sempre mais na prevenção do que na simples correção de falhas. Se o trabalho preventivo for bem feito e iniciado ainda na fase dos projetos, garantirá produtos competitivos. 

Então, como você já sabe, manter um padrão de qualidade nos produtos e serviços é fundamental para se destacar competitivamente no mercado e aumentar sua lucratividade. E, para alcançar esses objetivos, você viu que é preciso investir na melhoria dos processos, o que gera os custos da qualidade especificados acima.Este conteúdo foi útil para você? Descubra como melhorar a performance da sua equipe aplicando o framework Scrum.