Por que a logística é um setor prioritário na sua empresa?

A cadeia logística envolve mais do que transportar e armazenar produtos. Leia o post a seguir e saiba mais sobre a importância da logística no cenário econômico!

Podemos dizer que a logística é um conjunto de conhecimentos, métodos e técnicas que tem por objetivo suprir as necessidades de estocagem e movimentação de mercadorias, assim como o abastecimento de insumos. As atividades logísticas incluem diversos setores de uma empresa, entre eles o comercial e o de finanças.

O processo logístico envolve muito mais do que o armazenamento e o transporte de produtos. Em uma empresa, as operações logísticas são de fundamental importância para fornecer as bases que permitirão planejar estratégias, visando manter a competitividade no mercado e, por fim, melhorias na sua lucratividade.

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância da logística para as empresas!

Reduzir desperdícios e custos

No dia a dia de uma empresa de transportes é necessário desenvolver serviços com o máximo de eficiência e baixo custo operacional, para que os preços sejam acessíveis à sua clientela. No mercado de transporte rodoviário, oferecer preços competitivos é fundamental para conquistar e manter clientes. Mas, é preciso garantir uma margem de lucro para que o negócio consiga se sustentar e gerar renda, por isso reduzir preços prejudica o planejamento financeiro.

Sendo assim, para solucionar o impasse é fundamental reduzir custos operacionais. Para isso, deve-se evitar desperdícios e reconhecer novas oportunidades econômicas. Um exemplo é a implantação de programas de roteirização, uma tecnologia que indica a rota ideal para as viagens de entrega de mercadorias e resulta em economia de combustível, assim como no aumento da produtividade.

Um planejamento logístico eficiente tem reflexos em todos os setores da empresa, estimula o aumento da infraestrutura de transporte, otimiza o desempenho e cria estratégias para aumentar a sua participação no mercado.
Integração impulsiona o crescimento

A integração entre departamentos é uma das formas de fomentar o crescimento de uma organização, pois ela promove o compartilhamento de conhecimentos e informações, assim como a criação de metas integradas e a redução da burocracia.

Nas gestões voltadas para os processos, cada departamento funciona de modo isolado e com uma rotina própria, com foco somente nas suas ações. No entanto, com a logística integrada, os departamentos trabalham juntos para assegurar o cumprimento de projetos e prazos e o alcance dos objetivos, favorecendo o trabalho em equipe.

Da mesma, o relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores também é beneficiado, através de contatos mais próximos e com maior transparência. O resultado não poderia ser outro: um trabalho mais preciso e eficiente, que favorece toda a cadeia de suprimentos.

Oferta e demanda equilibradas

Na comercialização de produtos, é preciso evitar tanto a falta quanto o excesso de mercadorias, por isso é fundamental dimensionar a demanda corretamente. A falta de produtos disponíveis resulta em grande insatisfação por parte dos clientes, além da perda de negócios.

Da mesma forma, quando a quantidade de produtos para venda é maior do que o número de consumidores interessados, os estoques se acumulam. Isso significa que o investimento feito para adquirir as mercadorias não foi transformado em lucro. Nestes casos, uma das alternativas para evitar perdas maiores de dinheiro é oferecer descontos e fazer promoções, porém, não há garantia de bons resultados.

Sendo assim, a previsão de demanda precisa ser feita com cautela e precisão, de modo que sejam atendidas as necessidade do mercado, sem que ocorra o acúmulo de mercadorias paradas.

Garantia de pronta-entrega

Para atender bem as necessidades do mercado consumidor, na hora de planejar o abastecimento é importante pensar também na disponibilidade de produtos para pronta-entrega.

Transportadoras que têm disponibilidade de produtos e materiais nas condições e quantidades necessárias para atender à demanda de seus clientes, e com a entrega feita no prazo e lugares certos, aliados a preços justos, se destaca de seus concorrentes e acaba conquistando uma fatia maior do mercado.

Os profissionais do setor logístico enfrentam uma forte competição diariamente, por isso, é importante definir estratégias que garantam desde o abastecimento até a distribuição dos produtos aos clientes. Em qualquer área de negócios, os empreendimentos que conseguem uma maior vantagem competitiva são os que têm capacidade de se adaptar às constantes exigências do mercado, acompanhar inovações e reduzir custos operacionais.

Como acabamos de ver, a logística ultrapassa a simples movimentação e armazenagem de materiais e produtos. Suas funções envolvem também o gerenciamento de estoques e a criação de serviços eficientes para atender às exigências do mercado de forma satisfatória.

Gostou deste conteúdo? Aproveite que está aqui e veja outros assuntos que podem ser do seu interesse!