A importância da flexibilidade logística para os negócios

A versatilidade nos processos contribui para uma gestão logística mais eficiente, tornando as empresas mais competitivas. Confira o post e saiba mais sobre o assunto!

O sucesso de um negócio, seja qual for a área de atuação, está intimamente ligado à adequação e incorporação de novas tendências e tecnologias. A logística, por exemplo, é constituída por uma complexa cadeia de etapas e processos que necessitam de flexibilidade, pois, caso contrário, as empresas perdem sua relevância e sua capacidade competitiva frente ao mercado, que é cada vez mais concorrido.

Continue a leitura e veja como o seu negócio pode se beneficiar com a flexibilidade logística!

O que é flexibilidade logística e qual a sua importância?

A logística é responsável pelos processos envolvidos na armazenagem e distribuição de mercadorias e/ou matérias-primas. Mas, ao mesmo tempo, ela precisa considerar as necessidades de demanda do mercado e dos seus clientes, de modo que as respostas sejam rápidas e eficazes. 

Sendo assim, planos logísticos tradicionais têm maior dificuldade para acompanhar as inovações tecnológicas que garantem valor e eficiência à cadeia de distribuição. 

Já a maleabilidade logística possibilita um processo de distribuição mais rápido e eficiente, reduzindo erros, desperdícios, retrabalhos e, consequentemente, diminuindo custos operacionais e melhorando a produtividade. Tudo isso aumenta a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade da empresa perante o mercado e seus clientes.

Como a cadeia de distribuição é constituída por várias etapas, há diversas formas de otimizá-la. Veja a seguir, alguns exemplos de flexibilidade na gestão logística.

Mix de produtos diversificado

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem soluções adequadas às suas necessidades, com o melhor custo-benefício. Uma das alternativas é investir na variedade de produtos ou ainda na diversificação de um mesmo produto, aumentando, por exemplo, as opções de cores e tamanhos. 

Quanto mais rico for o mix de produtos de uma empresa, maiores as chances dela atingir diferentes públicos consumidores.

Entregas e processos mais flexíveis
Entregas eficientes e cada vez mais rápidas são excelentes formas de manter e conquistar novos clientes, porém, muitas vezes os processos de distribuição acabam sendo comprometidos em gargalos que prejudicam a qualidade do serviço prestado.

Desta maneira, a gestão logística precisa considerar o uso de tecnologias, como por exemplo, o rastreamento e o monitoramento de cargas em tempo real, além de aperfeiçoar métodos para que as mercadorias e/ou matérias-primas cheguem ao destino o mais rápido possível, sem avarias e com o menor custo, possibilitando agregar o máximo de valor para o cliente final.

Para que os processos da cadeia logística de distribuição sejam mais maleáveis, é necessário adotar ferramentas tecnológicas, como por exemplo o ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa), um sistema de gestão empresarial que permite planejar ações de maneira ágil e inteligente, fazendo com que os processos logísticos sejam mais organizados e integrados.

Redução de erros e retrabalhos

Com um melhor controle das informações, fica mais fácil compartilhar dados relevantes entre fornecedores e funcionários, possibilitando ações e respostas mais rápidas, economizando tempo e recursos. Quando o sistema logístico é melhor compreendido, as falhas e os erros operacionais, assim como os retrabalhos, são reduzidos significativamente.

Flexibilização na distribuição

A flexibilidade também é fundamental na hora de transportar as mercadorias e/ou matérias-primas. Atualmente, boa parte das empresas já adotou o sistema de cargas fracionadas para fazer a distribuição dos produtos. 

Com esse método, é possível otimizar o trabalho logístico, já que não é necessário preencher toda a carga para iniciar o transporte. Assim, as entregas são feitas na medida em que os produtos ficam prontos para o envio, agilizando as entregas.

Aliados ao sistema de fracionamento de cargas, os softwares de roteirização otimizam rotas e possibilitam definir os melhores trajetos. Assim, um único veículo pode fazer entregas próximas, aproveitando o percurso de volta ao armazém, para recolher encomendas. O resultado é a redução nos custos e o aumento da produtividade.

Como vimos, hoje a flexibilização logística é primordial para que as empresas se mantenham competitivas em um mercado cada vez mais concorrido.

Gostou de saber mais sobre a flexibilização dos processos logísticos? Aproveite para conferir outros assuntos interessantes no nosso blog!