Como melhorar a produtividade do meu armazém?

O uso de ferramentas tecnológicas e outros recursos de gestão logística são fundamentais para otimizar resultados. Veja a seguir, 9 dicas que vão te ajudar a alcançar este objetivo!

A armazenagem tem um papel fundamental dentro da gestão logística e há vários procedimentos que, quando adotados, podem fazer toda a diferença nessa etapa, otimizando as atividades e aumentando a produtividade do processo logístico como um todo.

Continue a leitura e confira 9 dicas que vão te ajudar a alcançar este objetivo!

1. Ferramentas inteligentes para separar produtos

Os avanços tecnológicos atuais disponibilizam inúmeras ferramentas para otimizar funções e melhorar a produtividade em todas as áreas de uma empresa. Para uso nos armazéns, há sistemas como o pick-to-voice e o pick-to-light, por exemplo, que agilizam o desenvolvimento das atividades e reduzem a ocorrência de erros e falhas.

O pick-to-voice capta a voz através de um equipamento, possibilitando que o operador envie comandos por meio de um microfone. A sua leitura gera informações que são transmitidas e armazenadas via sistema. A utilização do pick-to-voice tem se mostrado mais eficiente do que o picking baseado em papel ou o picking via radiofrequência. 

Geralmente, as aplicações com base em voice picking estão aliadas a outras tecnologias, como a leitura de códigos de barra, por exemplo. Elas também ajudam a automatizar processos manuais nos depósitos, desde o recebimento das mercadorias e/ou matérias-primas, passando pelas etapas de armazenamento, classificação, embalagem etc., até o seu envio para o destino final.

Já as soluções logísticas de pick-to-light têm por objetivo fazer a separação dos pedidos. Elas possibilitam ao operador saber de modo rápido a localização e quantidade exatas da atividade a ser realizada, por meio de displays e LED luminosos.

A goods-to-person (ou “bens à pessoa”, em português) também é uma tecnologia que traz aos operadores os itens que devem ser recolhidos, sem que o funcionário tenha que ser deslocar até o armazém. Entretanto, por ser um recurso tecnológico caro, acaba sendo inacessível para muitas empresas.


2. Software para controle de estoque

É necessário também fazer o uso de um sistema (software) de controle de armazém, com ferramentas para lidar com processos que podem prejudicar o desempenho do sistema de gerenciamento do estoque. 

O uso da tecnologia para o controle de estoque possibilita monitorar transportadoras e sistemas de triagem, agilizar os processos de separação e embalagem, e enviar informações por sistema de voz, direcionando as atividades de empacotamento.

3. Seletor bandeja inclinada (tilt-tray) para movimentar produtos

O uso dessas bandejas faz com que os itens sejam entregues próximos às áreas de embalagem, fazendo que com parte da movimentação dos produtos seja eliminada, agilizando o trabalho.

4. Identificação por radiofrequência (RFID)

O uso da identificação por radiofrequência (RFID) torna as operações mais precisas e eficientes, possibilitando realizar a gestão de inventário em tempo real dentro da cadeia de suprimentos (supply chain).

5. Análises de desempenho e de resultados

Fazer uso de dados para analisar resultados e criar um benchmarking (processo de avaliação da empresa em relação às concorrentes, através do qual são incorporados os melhores desempenhos de outras organizações, visando aperfeiçoar a sua própria metodologia) para incentivar metas de melhorias de resultados.

6. Otimização de trajetos operacionais

Realizar o entrelaçamento de tarefas é uma estratégia muito útil para otimizar trajetos operacionais, pois isso evita que o funcionário separe itens, deixando-os em uma doca e retornando à área de seleção sem executar nenhuma outra atividade.

7. Notificações avançadas de envio (ASN)

A ASN é uma mensagem de intercâmbio eletrônico de dados (EDI), que tem por objetivo certificar que o produto enviado pelo fornecedor está em acordo com a ordem de compra feita pelo distribuidor. Isso possibilita que os gestores de armazéns saibam antecipadamente o momento preciso de chegada das cargas.

8. Reduzir movimentações

Retirar os produtos diretamente para a caixa de embalagem permite eliminar pontos que são dedicados de modo exclusivo para o empacotamento. Processos como colocação de etiquetas, pesagem e selagem do pacote, por exemplo, podem ser feitos durante o movimento das cargas.

9. Otimizar a organização do armazém

Existem várias formas de melhorar a organização do armazém, de modo que as atividades possam ser realizadas com mais agilidade e eficiência. Por exemplo: produtos que têm maior demanda devem ser colocados em áreas estratégicas, para facilitar a sua movimentação.

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite para conferir outros artigos relacionados ao dia a dia da gestão logística no nosso blog!