Áreas com maiores riscos de acidentes de trabalho

A ergonomia no ambiente laboral tem relação direta com o bem estar e a qualidade de vida dos funcionários e na prevenção de acidentes. Saiba mais! 

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil ocupa o 4° lugar no ranking mundial em número de acidentes de trabalho, ficando atrás somente da China, Índia e Indonésia. Dados da Previdência Social apontam que, entre 2014 e 2018, o país registrou 1,8 milhão de afastamentos em função de acidentes de trabalho, com a ocorrência de 6,2 mil mortes. 

No entanto, essa estatística é ainda maior, já que os números registrados se referem aos trabalhadores com carteira assinada, e, segundo especialistas, as empresas que trabalham na informalidade têm ainda menos cuidados com segurança de seus funcionários.

Portanto, embora não seja algo fácil, é fundamental que as empresas invistam na ergonomia para prevenir acidentes. Neste sentido, a conscientização dos funcionários também é importante. Além disso, é imprescindível aplicar as regras de segurança conforme as atividades desenvolvidas.

Como evitar acidentes no trabalho

Como diz o ditado, “prevenir é o melhor remédio”. Veja uma lista de procedimentos que devem ser adotados para evitar acidentes no ambiente laboral:

  • Usar equipamentos de proteção;
  • Manter livres os acessos aos equipamentos de emergência (extintores e outros);
  • Manter desobstruídas as áreas de circulação;
  • Não executar funções para as quais não é habilitado;
  • Utilizar ferramentas adequadas (não improvisar);
  • Não deixar objetos no chão;
  • Informar a ocorrência de incidentes ao superior imediato, de como que o problema seja corrigido para evitar possíveis acidentes;
  • Orientar novos funcionários sobre os riscos de cada atividade;
  • Não fumar em locais proibidos;
  • Não retirar equipamentos de segurança coletiva de máquinas e equipamentos
  • Fazer checklist e conferir sua máquina ou equipamento antes de iniciar o trabalho;
  • Não brincar durante o trabalho e voltar a atenção apenas para a atividade que está sendo executada;
  • Evitar a pressa, pois ela compromete a qualidade do trabalho e aumenta os riscos de acidentes.

Continue a leitura e veja quais são as áreas de trabalho que oferecem maiores riscos aos funcionários.

Agroindústria

Os acidentes na agroindústria ocorrem com frequência e as maiores causas disso são:

  • Máquinas e equipamentos defeituosos;
  • Negligência da empresas ou dos funcionários;
  • Excesso de trabalho.

A modernização dos maquinários do setor aumentou o número de acidentes, ampliando os riscos para os trabalhadores rurais. Para aumentar a segurança e evitar acidentes neste setor, é necessário obedecer alguns procedimentos, tais como:

  • Utilizar equipamentos e ferramentas exclusivamente para o fim a que se destinam;
  • Transportar ferramentas de uso manual em local adequado e seguro;
  • Usar equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas e botas;
  • Ter habilitação para operar veículos, máquinas e equipamentos agrícolas.

Construção Civil

Este é um setor que oferece grande risco ao trabalhadores, com alto número de acidentes fatais. Entre os acidentes mais letais estão as quedas de altura, sendo que este tipo de acidente está diretamente ligado à falta de capacitação dos trabalhadores e de procedimentos seguros, tanto individual quanto coletivamente.

Energia Elétrica

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 2016 foram registradas 233 mortes de trabalhadores por acidentes com eletricidade. Ao ser atingido por uma descarga elétrica, podem ocorrer diversos danos ao organismo, sendo que os mais frequentes são:

  • Queimaduras graves;
  • Alterações na frequência cardíaca, com possibilidade de parada cardíaca;
  • Mudanças psicológicas, pois, além dos danos físicos, a descarga elétrica afeta ainda o psicológico do trabalhador, causando falha de memória a curto prazo, alterações de sono e comportamentais.

Mineração

As atividades de mineração são consideradas pela OIT como as mais perigosas do mundo. Além dos riscos intrínsecos a este tipo de trabalho, outro fator que contribui para a alta ocorrência de acidentes entre mineradores é a falta de treinamento e equipamentos de segurança.

Segundo dados da Fundacentro, órgão do extinto Ministério do Trabalho, entre 2002 e 2012, cerca de 50 mil funcionários de mineradoras foram vítimas de acidentes. Diante destes números, fica fácil concluir que os casos de morte também são altos entre mineradores, porém estes números costumam ser omitidos pelas empresas mineradoras. A causa principal dos acidentes é a falta de equipamentos e as condições insalubres de trabalho.

Química

Este setor da indústria inclui um grande número de subdivisões e, assim como o setor de minérios, é um dos que mais registra acidentes e mortes. De acordo com o Anuário Estatístico de Acidente do Trabalho da Previdência Social, em 2014 foram registrados 35.487 acidentes. No entanto, essa estatística se refere apenas aos funcionários contratados diretamente e não contabiliza os trabalhadores terceirizados.

Nas indústrias químicas a maior incidência de acidentes ocorre pela falta de ventilação em ambientes onde acontece a transformação de produtos que liberam gases prejudiciais à saúde.

Como pudemos ver, a negligência dos empregadores quanto aos riscos ergonômicos, como a falta equipamentos de segurança, e a carência de treinamento e capacitação dos funcionários, são as principais causas dos acidentes de trabalho no Brasil.

Equipamentos Ergométricos

A mesa extra baixa da Metaro foi projetada com o objetivo de melhorar a ergonomia para os profissionais que realizam o empilhamento de cargas. Com o uso da mesa extra baixa, a carga é retirada com o auxílio de empilhadeiras e paleteiras.

A mesa extra baixa da Metaro tem o melhor custo-benefício, aumenta a produtividade e é fácil de instalar, pois não necessita obra civil para sua instalação, como o recorte do piso. A Metaro fornece o kit de instalação e os manuais que orientam sobre a sua instalação e operação. Em caso de mudança, ela também é de fácil remoção.

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite que está aqui e confira outros assuntos que podem ser do seu interesse no nosso blog.