O uso da tecnologia para otimizar as operações logísticas

Para manter a competitividade no mercado, é necessário que as empresas invistam em soluções para simplificar e aumentar a eficiência dos serviços.

Nos dias de hoje, a tecnologia está presente em todos os lugares e não é diferente na área dos negócios. Na logística, por exemplo, o uso de ferramentas tecnológicas é essencial para que as empresas tenham sucesso nas ações e se mantenham competitivas no mercado.

Os principais objetivos da logística são realizar a entrega do produto certo, no menor espaço de tempo possível e com o mínimo de custo. Para que isso seja alcançado com êxito, é necessário o uso da tecnologia, de modo que a execução dos processos se torne mais simples e eficiente. 

Um exemplo disso é a possibilidade que as empresas de logística têm hoje, de realizar o rastreamento de veículos em tempo real, otimizando rotas, para diminuir os prazos de entrega e reduzir custos.

Continue a leitura desse post e entenda melhor quais são os benefícios da aplicação da tecnologia na gestão logística!

 

Simplificação dos processos

Para que o investimento em uma solução tecnológica seja melhor aproveitado, é necessário padronizar os processos, pois isso ajuda a evitar erros e assegura que os dados sejam inseridos no sistema de modo uniforme, facilitando as análises.

Com um acesso facilitado a essas informações, é possível ter mais controle sobre os processos e muitas atividades podem ser executadas de forma automática, de modo que as equipes consigam obter uma maior produtividade. Tudo isso torna mais simples a tomada de decisões no dia a dia.

Agilidade nas operações e redução de custos

Processos automatizados resultam em mais agilidade e aumentam a produtividade, principalmente na transição entre etapas, quando ocorre a troca de informações e a rapidez é essencial para reduzir desperdícios de tempo e mão de obra.

Os processos padronizados contribuem para simplificar as operações e eliminar os gargalos, promovendo maior eficiência na execução das atividades. Com isso, é possível reduzir custos.

Melhoria na relação entre parceiros de negócios

Do mesmo modo que possibilita a integração de processos internos, a tecnologia também ajuda a estreitar o relacionamento entre parceiros de negócios. Isso pode ser feito, por exemplo, compartilhando informações através do EDI (troca eletrônica de informações através de uma rede de dados).

Dessa maneira, seus parceiros e fornecedores também asseguram uma comunicação rápida e eficiente, contribuindo para tornar mais rápidas as operações em toda a cadeia logística. Essa troca de informações permite encontrar formas de melhorar a qualidade dos produtos e serviços, aumentando a satisfação dos clientes.

Maior proximidade entre clientes e empresa

Uma ferramenta tecnológica bastante usada atualmente é a CRM (em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente), que ajuda a empresa a entender melhor os seus clientes, através de dados sólidos que permitem um atendimento personalizado, com foco nas necessidades específicas de cada cliente.

Mesmo sendo voltado para o setor comercial, um CRM pode ser utilizado para obter informações sobre a opinião dos consumidores sobre o serviço realizado pela sua empresa de logística. Desta forma, é possível diminuir ou sanar eventuais falhas no atendimento.

Otimização dos processos

O uso de soluções tecnológicas permite que o gestor utilize dados para otimizar os processos, pois facilita a tomada de decisões mais acertadas e a elaboração de estratégias. O investimento em novas tecnologias traz mais vantagem competitiva ao seu negócio, pois reduz custos, aumenta a qualidade dos serviços e diminui o tempo de atendimento ao cliente.

Controle de recebimento e expedição de produtos

A dificuldade para gerir armazéns, especialmente os de grande porte, está relacionada ao grande número de fatores que devem ser observados, tais como:

  • Definição de estoque mínimo e máximo, evitando a falta ou a sobra de produtos;
  • Definição de um estoque de segurança;
  • Frequência ideal de reposição do estoque;
  • Quantidades disponíveis de cada produto;
  • Datas da estocagem dos produtos.

Com a utilização da tecnologia para controle de estoques é possível ter uma visão geral de tudo que ocorre no armazém, o que permite agilizar os processos de expedição, organização e avaliação dos gastos com estoque e armazenagem de produtos.

Ainda com relação ao armazenamento e expedição de produtos, é importante contar com equipamentos modernos para auxiliar nas atividades de carga e descarga. Pensando nisso, a Metaro Soluções para Movimentação e Ergonomia projetou uma doca móvel para uso em locais onde não há doca convencional, possibilitando a logística dos pallets de carga entre o nível do piso do armazém e a carroceria do caminhão, usando somente uma transpaleteira manual.

A doca móvel tem as seguintes vantagens:

  • Pode ser utilizada em qualquer local onde possa ser transportado com suas próprias rodas, dentro ou fora do armazém;
  • Possibilita operar com bobinas, pneus e outros materiais não-paletizados;
  • Dispensa a utilização de empilhadeira, reduzindo o investimento pela metade;
  • Pode ser usada como elevador entre pavimentos com altura de até 1,7m.

Ficou interessado? Clique aqui e confira os detalhes técnicos da doca móvel.