Logística: como movimentar materiais no chão de fábrica

Confira equipamentos e cuidados necessários para obter o máximo de eficiência na gestão logística da movimentação interna de materiais.

Todo e qualquer fluxo de objetos que acontece no chão de fábrica – e isso inclui operações logísticas de armazenagem, deslocamento, proteção e controle de materiais dentro da empresa e na distribuição – é chamado de movimentação interna.

Quando bem realizado, esse trabalho passa despercebido dentro do fluxo normal das atividades de uma fábrica, uma vez que a movimentação de materiais costuma integrar a rotina das linhas de produção.

Embora possa parecer uma atividade secundária, a movimentação de materiais tem importância fundamental para a organização interna de uma fábrica. Sendo assim, é necessário definir processos para que essa movimentação seja eficiente, evitando a perda de produtos e danos nas embalagens, entre outros contratempos que resultam em aumentos dos custos.

As fábricas funcionam de maneiras diferentes, porém, há alguns princípios que devem conduzir a movimentação interna de materiais e podem servir como base para criar regras que façam sentido dentro do contexto específico de cada organização.

Continue a leitura e confira regras importantes para uma movimentação de materiais realmente eficaz!

Planejamento

O planejamento é a base para toda e qualquer atividade. Quando as movimentações são rotineiras, é necessário o uso de uma metodologia que deve ser seguida por todos os funcionários para garantir a correta execução das tarefas.

No caso de uma movimentação de materiais que foge da rotina como, por exemplo, um deslocamento maior de insumos de um ponto a outro, é preciso criar um planejamento específico e envolver toda a equipe, ainda que indiretamente.

Padronização

A padronização contribui para evitar erros e auxilia no andamento dos processos, mesmo quando há ocorrências atípicas, como a mudança de um funcionário. Quando os colaboradores são bem instruídos sobre como proceder, o trabalho tende a fluir satisfatoriamente, mesmo diante de eventuais dificuldades. Contudo, é importante destacar que a padronização de métodos não significa falta de flexibilidade.

Uso de espaço

O uso do espaço disponível no armazém precisa ser otimizado, mas sem esquecer de considerar a acessibilidade e as condições para seleção dos itens. Também é importante ter atenção quanto à temperatura e à umidade, pois situações adversas, como a exposição ao sol, podem danificar os produtos.

Automação

O uso da tecnologia é importante em todas as fases do processo, desde o planejamento até as tarefas operacionais. A automação das operações melhora a eficiência e reduz custos, eliminando trabalhos manuais repetitivos e erros humanos. Porém, para que a automação seja realmente eficaz, os sistemas devem se adequar à realidade da sua empresa, tanto em termos de processamento e usabilidade quanto com relação à interface.

Armazenagem: importante para qualquer ramo de atividade

Para que uma empresa possa reduzir custos é preciso que os sistemas de armazenagem e distribuição otimizem a movimentação das cargas e o atendimento dos pedidos de acordo com suas especificidades, evitando substituições e trocas, pois sempre que ocorre um retrabalho os custos aumentam e, consequentemente, os lucros diminuem.

Também é importante que o giro dos materiais e insumos seja observado com atenção, principalmente quando os produtos têm prazos de validade delimitados ou são perecíveis.

Com o uso de sistemas de armazenagem e movimentação adequados, os custos diminuem ao longo do tempo, assim como as reclamações em função da falta de itens. O resultado final é uma melhoria na qualidade do atendimento aos clientes, tanto internos quanto externos.

Entre os resultados positivos obtidos com o uso de sistemas de armazenagem e movimentação adequados, podemos citar:

  • Materiais conservados com suas características;
  • Controle da quantidade de materiais armazenados;
  • Otimização do espaço disponível;
  • Mais eficiência na movimentação de materiais;
  • Menores custos com logística;
  • Melhor aproveitamento da mão de obra e dos materiais.

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite para conferir outros assuntos que podem ser do seu interesse no nosso blog!