Logística: como otimizar o processo de armazenamento?

A armazenagem de produtos é uma etapa fundamental dentro das operações logísticas e precisa ser bem planejada e executada. Saiba mais sobre o assunto!

O armazenamento de produtos é uma parte essencial da movimentação logística e, sendo assim, cada etapa do processo de armazenagem precisa ser bem planejada para garantir a integridade das mercadorias, assegurando também que as entregas serão realizadas no tempo certo e com um mínimo de custos.

O setor logístico é responsável por coordenar todo o volume de produção e movimentação de materiais dentro de uma empresa, trabalhando quase sempre com um grande número de informações. 

Em função de sua complexidade, é necessário implementar processos integrados e bem planejados, de modo que a gestão logística para possa obter os melhores resultados, em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Um frete mais caro ou um prazo de entrega maior pode resultar na perda de uma venda. O mesmo pode ocorrer quando, por mais de uma vez, o cliente não encontra os produtos de que necessita ao procurar uma empresa. Ambas as situações, prejudicam a imagem da empresa perante os clientes e resultam em prejuízo.

Continue a leitura e saiba quais são as principais etapas do processo de armazenagem!

Recebimento e conferência 

No momento em que os produtos chegam ao armazém, devem ser conferidos a sua quantidade e tipo, verificando possíveis avarias e, ainda, se as mercadorias e a nota fiscal estão em conformidade com o pedido. Os materiais recebidos também devem ser etiquetados para facilitar a sua separação.

Nessa etapa inicial do processo logístico, é necessário que as docas estejam preparadas para receber os veículos, de modo que os produtos sejam descarregados logo após a chegada da carga, sem desperdício de tempo. 

Em seguida, com o uso de equipamentos como empilhadeiras e niveladores, os produtos devem ir para a etapa seguinte, que é o armazenamento.

Armazenamento

Depois de conferidas e identificadas, as mercadorias são armazenadas, considerando o melhor local para cada tipo de produto e a proximidade com o Picking (onde são separados e preparados os pedidos).

Para um controle efetivo da movimentação, sempre que um produto for mudado de um local para outro no armazém, deve ser feita a leitura do seu código de barras, com o auxílio de um coletor de dados. Deste modo, é possível controlar e registrar de onde os produtos foram retirados e para onde foram levados.

As mercadorias devem ser guardadas com o uso de empilhadeiras e outros equipamentos.

Separação

Essa é uma das etapas mais complexas do processo de armazenamento e inclui, basicamente, o planejamento e a efetiva separação das mercadorias. Depois de identificados, os materiais devem ser transferidos até a área de separação, que deve estar em um espaço à parte da estrutura do armazém.

Na fase de planejamento são definidos quais produtos serão separados, considerando várias regras de separação. Um erro ao planejar pode resultar em interrupções na linha de produção industrial ou no atraso das entregas.

Embalagem

São dois os destinos dos materiais armazenados: no caso das indústrias, eles irão para a área de produção; se forem para comercialização, os produtos seguirão para o processo de embalagem.

Para manter a integridade dos materiais, é de fundamental importância que as embalagens sejam apropriadas para os diferentes tipos de produtos. O uso de itens de segurança, como espumas, filme stretch e dissecantes também é indispensável.

Expedição

A expedição é a etapa final do processo de armazenagem, quando os produtos são encaminhados para o processo de industrialização, com o auxílio de equipamentos apropriados, ou seguem para os veículos, que os levarão ao destino final.

Quando a empresa que realiza o armazenamento dos produtos não faz o transporte, a sua responsabilidade com relação às mercadorias termina assim que elas são entregues à transportadora.

A expedição precisa ser realizada dentro do tempo especificado para o embarque e todo o processo de armazenamento deve ter registros exatos dos itens movimentados, etapa por etapa. Isso é necessário para a realização periódica do inventário, que assegura que os produtos armazenados e usados estão em acordo com as quantidades contábeis.

Como vimos, a otimização do processo de armazenagem está diretamente relacionada com a qualidade do serviço logístico, diminuindo prazos de entrega e custos com retrabalhos. O resultado final é a satisfação e fidelização do cliente!

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite para conferir outros artigos que podem ser do seu interesse no nosso blog!