Gestão logística 4.0: o que é e como pode impactar sua empresa

A gestão logística 4.0 tem foco na integração dos processos, com o uso de tecnologias modernas e compartilhamento de informações para otimizar os resultados da cadeia de suprimentos. Saiba mais!

As novas tecnologias vêm transformando significativamente as relações interpessoais e o modo de vida em geral de grande parte da população. Como não poderia deixar de ser, essas mudanças também impactam a economia e o mercado em todos os setores. Inovações como a Internet das Coisas e outros recursos tecnológicos estão modificando a maneira como é realizada a gestão logística.

É nesse cenário de revolução tecnológica que surge a definição de logística 4.0, um modelo de gestão que incorpora as novas ferramentas digitais aos seus processos de rotina. E não poderia ser diferente, já que o uso de novos recursos tecnológicos é hoje um requisito básico para que uma empresa se mantenha competitiva em um mercado que é cada vez mais concorrido e onde os clientes estão cada vez mais exigentes.

Sendo assim, é importante que os gestores compreendam bem o conceito de logística 4.0 e os benefícios que ela traz para os negócios. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é a logística 4.0 e como ela impacta o mercado?

A logística 4.0 nada mais é do que a automatização total dos processos, com a utilização de sistemas inteligentes integrados, que tem como objetivo potencializar os resultados.

Para que a logística 4.0 seja implementada em uma empresa, é necessário realizar uma mudança de paradigmas, adotando metodologias que façam a interligação entre pessoas, máquinas, redes e outros fatores da cadeia de suprimentos (supply chain), de modo que seja criado um fluxo de operações autossuficiente e eficaz.

É importante destacar que a logística 4.0 e seus impactos já são uma realidade e não somente uma tendência para o futuro. Portanto, para otimizar resultados e melhorar a performance dos negócios é necessário implementar processos automatizados inteligentes. Empresas que não se adequarem a essas novas exigências fatalmente perderão espaço no mercado.

Processos tecnológicos integrados

Ainda hoje, existem empresas que operam com grandes armazéns e centros de distribuição utilizando métodos ultrapassados e sem conexão entre si. O resultado são erros frequentes, perdas e desperdícios que comprometem o faturamento do negócio.

Sem a utilização de tecnologias adequadas, os gestores enfrentam desafios diários para resolver problemas como falta de controle de estoque, mau aproveitamento de veículos e equipamentos, falhas e atrasos nas entregas, insuficiência de dados e outros fatores que têm influência direta na qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, na competitividade e lucratividade da empresa.

O foco da logística 4.0 é justamente a estratégia de negócio, através da modernização e otimização do gerenciamento da cadeia de distribuição, eliminação de gargalos e desperdícios, ganho de tempo e redução de custos.

Para que esses objetivos sejam alcançados é necessário lançar mão da conectividade, usando softwares para monitorar com exatidão todos os processos e atividades realizadas pela empresa, de modo que as informações de todas as etapas também estejam atualizadas e acessíveis de modo rápido e eficiente.

Com o uso da Internet das Coisas, por exemplo, os centros de distribuição funcionam com mais eficiência, pois esse recurso tecnológico permite que inúmeros embarques, assim como a distribuição e o armazenamento de produtos estejam conectados e possam ser acompanhados em tempo real.    

Já a Nuvem, permite que sistemas nela armazenados possam ser acessados por várias pessoas ao mesmo tempo e de qualquer lugar, contribuindo para reforçar e difundir o conhecimento.

A logística 4.0 permite ainda o gerenciamento virtual de armazéns e estoques, roteirização de trajetos, rastreamento e monitoramento da frota em tempo real, redução do lead time (tempo de espera entre um pedido e seu envio para entrega), entre outros, possibilitando uma visão integrada de toda a cadeia de suprimentos.

Quais são os benefícios da logística 4.0?

Como acabamos de ver, a logística 4.0 tem foco em processos tecnológicos modernos, que possibilitam a integração dos processos e o compartilhamento de informações, tornando mais eficientes todas as etapas da cadeia de suprimentos.

Sendo assim, a logística 4.0 é imprescindível para que metas e objetivos sejam alcançados, melhorando o desempenho da empresa de modo geral e tornando seu negócio mais competitivo e lucrativo. 

Entre os benefícios da logística 4.0, podemos citar:

  • redução de perdas, erros e retrabalhos;
  • maior segurança e precisão nas atividades realizadas;
  • diminuição dos custos;
  • processos mais simples, ágeis e com menos burocracia;
  • melhor utilização da frota, equipamentos e insumos;
  • mais rapidez nas respostas ao cliente;
  • tomadas de decisão mais acertadas;
  • foco na qualidade total.

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite para conferir outros artigos relacionados à logística no nosso blog!