Conheça os equipamentos para movimentação de cargas

Para garantir a agilidade e segurança necessária durante o processo de movimentação de cargas é essencial escolher os equipamentos certos. Continue a leitura e saiba mais!

A escolha de equipamentos corretos impacta diretamente na produtividade dentro de um processo logístico, além de reduzir os custos gerados pelos mesmos. Quando a movimentação de cargas for realizada de forma incorreta, pode gerar inúmeros prejuízos para a empresa, riscos à saúde dos colaboradores, assim como gerar a insatisfação do cliente. 

Indispensáveis para o dia a dia das indústrias, os equipamentos utilizados para movimentar e armazenar produtos devem ser bem escolhidos para que os resultados esperados sejam alcançados, garantindo inclusive a ergonomia, um fator que também contribui para melhorias nos processos.

Continue a leitura e confira as soluções Metaro para o manuseio de materiais!

Soluções para movimentação de cargas desenvolvidas pela Metaro

É de conhecimento que uma logística de transporte e manuseio de cargas mais eficiente tem reflexos positivos imediatos na performance das empresas. É pensando nisso que a Metaro desenvolve suas soluções ergonômicas, que têm foco na melhoria da movimentação de materiais e no desempenho de sua equipe. 

Entre os principais equipamentos que a Metaro projeta estão as mesas elevatórias pantográficas e a mesa extra baixa. 

Mesa elevatória pantográfica

As mesas pantográficas desenvolvidas pela Metaro são projetadas para diversas aplicações e usos, tais como melhorias na produtividade e na ergonomia, umas vez que elas compensam as desigualdades de altura entre pavimentos, máquinas, equipamentos, veículos e pessoas.

Este tipo de equipamento pode ser instalado em posição sobreposta ao piso ou embutida em um fosso, de modo que a altura mínima fique nivelada ao solo. Elas também podem ser elevadas, permitindo o ajuste da altura da posição de acordo com a altura desejada. 

equipamentos para movimentação de cargas-mesa elevatória pantográfica

Mesa extra baixa

A mesa extra baixa foi projetada pela Metaro com a finalidade de auxiliar na adequação ergonômica. É uma solução para montar ou desmontar pallets de carga com o máximo de agilidade e segurança. 

Possibilita que os materiais fiquem na altura e ao alcance do operador, evitando movimentos de inclinação de tronco e elevação de braços acima dos ombros, minimizando o esforço físico prejudicial.

Tanto as mesas elevatórias pantográficas quanto a mesa extra baixa são equipamentos versáteis que podem ser utilizados em uma série de aplicações. Além disso, permitem projetos especiais, assim, são desenvolvidas de acordo com a necessidade da empresa.

mesa extra baixa

Cuidados com o manuseio e movimentação de cargas

Para que o manuseio e a movimentação de cargas seja realizada de forma segura, além do uso de equipamentos é essencial tomar alguns cuidados. Confira a seguir quais ações podem ser adotadas para minimizar os riscos  aumentar a eficiência durante esse processo:

Capacitação e treinamento de colaboradores

É essencial que os colaboradores sejam capacitados e treinados para realizar as suas atividades. Isso porque o manuseio incorreto de cargas pode acarretar na redução da vida útil dos produtos, além de avarias. 

Funcionários bem preparados estão capacitados para identificar riscos e então preveni-los, evitando possíveis perdas e prejuízos.

Manutenção e capacidade dos equipamentos

A movimentação de cargas pode gerar desgastes nos equipamentos, ainda mais quando a carga possui peso elevado.

Desta forma, todo tipo de equipamento necessita de manutenção. Manter os equipamentos limpos e realizar manutenção preventiva prolonga a vida útil do equipamento. Além disso, evita acidentes e consequentemente otimiza os processos.

Outro ponto importante é que é necessário respeitar a capacidade de carga pré determinada para cada equipamento, prevenindo o desgaste e avaria precoce dos mesmos. Isso reduz os gastos desnecessários com manutenção e consertos, além de evitar que os processos sejam interrompidos por falta de equipamentos. 

Organização na movimentação de cargas

Organizar os processos é um dos cuidados necessários a ser adotado durante a movimentação de cargas, de modo que haja uma continuidade lógica nos processos. Pois isso simplifica a realização das tarefas de movimentação de cargas, tornando o processo eficiente.

Manter um planejamento das atividades a serem realizadas durante todo o processo facilita o seu desenvolvimento ao longo de toda cadeia logística, proporcionando agilidade e segurança durante o seu desenvolvimento.

É necessário, ainda, que a carga seja distribuída de modo uniforme, bem presa (amarrada) e dividida de modo que o peso esteja equilibrado

A manipulação incorreta de cargas pode gerar inúmeros problemas e prejuízos para uma empresa, isso porque além de perdas e avarias de produtos, representa riscos à saúde dos colaboradores.

Por este motivo, o uso de equipamentos adequados para cada procedimento de movimentação é essencial para evitar acidentes, otimizar todo processo logístico, aumentar a produtividade e reduzir os prejuízos decorrentes de falhas.

Para saber mais sobre os equipamentos desenvolvidos pela Metaro, entre em contato conosco. Estamos à disposição para entender as necessidades da sua empresa e fornecer equipamentos para otimizar seus processos, garantir a segurança dos colaboradores e aumentar a produtividade.

banner de contato metaro