movimentação de cargas

Dentro do ramo logístico há diversos setores e um deles é a logística de movimentação de cargas, cujo foco é o armazenamento e a distribuição de produtos. Além disso, ela inclui ainda todas as funções ligadas ao planejamento da movimentação de cargas, visando garantir o máximo de eficiência nas atividades realizadas.

Ou seja, seu objetivo é realizar o abastecimento dos clientes dentro do prazo combinado e com preços de frete competitivos, de modo que a empresa consiga se manter em um mercado cada vez mais concorrido.

Continue a leitura e confira 7 dicas fundamentais para melhorar esse processo!

Como aumentar a eficiência de sua movimentação de cargas?

Para as empresas que buscam não apenas otimizar seu processo de movimentação de cargas, mas também deixá-lo mais eficiente, existem algumas dicas simples que podem ser seguidas, mas que prometem transformar para melhor essa parte da cadeia de produção. Confira as dicas a seguir!

1 – Investir em sistemas de gestão informatizados

Atualmente, contar com ferramentas tecnológicas é imprescindível para garantir informações precisas e automatizar tarefas meramente opcionais, permitindo que os recursos humanos se mantenham focados na realização de tarefas mais estratégicas. Isso faz com que a gestão seja mais eficiente.

2 – Utilizar indicadores de desempenho

Para que sejam implementadas melhorias em uma empresa, é preciso medir o seu desempenho, pois sem uma avaliação dos resultados não há como saber o que precisa ser aperfeiçoado. Os indicadores de desempenho possibilitam uma visão ampla, tanto do ambiente interno da empresa, quanto do mercado externo.

3 – Realizar um planejamento prévio do estoque

Seja qual for o negócio, para uma gestão eficaz de compras e um bom controle de vendas, é necessário realizar um planejamento prévio do estoque de produtos. Esta é a única maneira de prever a necessidade de repor mercadorias, agilizando o atendimento aos clientes.

Além de fazer a previsão de estoque, o processo de planejamento também possibilita o levantamento dos custos de armazenagem.

Leia também: Os impactos da falta de controle e rastreamento de cargas na gestão de estoque

4 – Desenvolver roteiros e mapas de entrega

Elaborar roteiros e mapas de entrega para uso na logística de movimentação de cargas é parte de um planejamento bem feito. A roteirização também reduz erros e otimiza as finanças do negócio.

Nesse quesito, a equipe operacional pode adotar as seguintes ações:

  • Combinar coletas na rota de entrega;
  • Fazer uso de veículos maiores;
  • Utilizar meios de entrega alternativos.

Leia também: Os desafios em cumprir os prazos de entrega dos produtos e como superá-los

5 – Fazer uso das novas tecnologias

A necessidade de agilizar processos, a imensa quantidade de dados e informações e a demanda pela redução de custos e aumento da produtividade fazem com que o uso das novas tecnologias seja cada vez mais indispensável para os processos logísticos, incluindo a logística de movimentação de cargas.

Na logística de distribuição, a tecnologia pode ser usada para:

  • Integrar e controlar processos;
  • Aproximar as empresas de seus parceiros;
  • Realizar o rastreamento de cargas em tempo real;
  • Gerenciar estoques e fretes;
  • Acompanhar o trabalho feito pelas transportadoras;
  • Melhorar o relacionamento entre a empresa e seus clientes.

6 – Criar e fortalecer parcerias

O mercado logístico é extremamente concorrido, por isso, criar e fortalecer parcerias nesta área pode ser uma ótima oportunidade para que o seu negócio se destaque perante a concorrência. Ter uma boa rede de contatos (networking) é essencial para localizar fornecedores, por exemplo.

Para criar e fortalecer parcerias, são necessárias atitudes como:

  • Aumentar os contatos e as cotações;
  • Procurar negociar pessoalmente com os parceiros;
  • Considerar o custo-benefício dos serviços;
  • Analisar o histórico dos parceiros, para se assegurar sobre a idoneidade dos mesmos;
  • Ser profissional e transparente.

7 – Terceirizar parte das etapas

Terceirizar algumas etapas do processo logístico pode ser decisivo para o sucesso de seu negócio. Essa é uma alternativa bastante usada na logística de distribuição.

Um exemplo comum são os galpões terceirizados, que melhoram o escoamento da produção, uma vez que esses centros de distribuição têm localizações estratégicas, reduzindo a distância entre os produtos e os clientes.

Entre as vantagens de terceirizar algumas etapas do processo logístico, podemos citar:

  • Redução de custos;
  • Processos simplificados;
  • Melhor aproveitamento de know-how;
  • Mais qualidade no serviço prestado.

8 – Invista em equipamentos adequados

Por último, mas não menos importante, um ponto crucial que as empresas não podem deixar de considerar é o investimento e uso de equipamentos de movimentação de carga adequados que, de muitas maneiras, pode incluir uma MESA ELEVATÓRIA para a movimentação própria dos materiais em si ou até mesmo uma NIVELADORA DE DOCA AVANÇADA, que irá melhorar toda a movimentação de cargas.

Quais equipamentos de movimentação de cargas utilizar?

Agora que você já sabe como aumentar a eficiência do processo de movimentação de cargas de sua empresa, chegou o momento de focar em nossa última dica do tópico anterior e, assim, mostrar a você os melhores equipamentos do mercado que você pode utilizar.

Afinal, ter equipamentos de qualidade neste processo é um dos pontos essenciais para garantir uma movimentação de cargas com qualidade e segurança. Veja abaixo a seleção de equipamentos que separamos para você!

1 – Doca Móvel

A DOCA MÓVEL é um equipamento para movimentação de carga especialmente projetado para locais que não dispõe de docas.

Por ser móvel, pode ser pode ser movimentado para vários locais conforme a demanda da empresa. Assim, facilitando a logística dos pallets de carga entre os veículos e o piso do armazém utilizando apenas uma transpaleteira manual.

2 – Mesa Elevatória

A MESA ELEVATÓRIA PANTOGRÁFICA é um equipamento versátil que pode ser utilizado como mesa doca, além de ajudar na movimentação de cargas, pode ser empregado em diversas outras aplicações.

Além disso, proporciona melhorias ergonômicas durante os processos, pois se ajusta a diversas alturas, assim garantindo mais conforto aos colaboradores durante a realização das atividades.

Vale ressaltar que, durante os processos logísticos, ela compensa os desníveis entre pavimentos, equipamentos, veículos e pessoas.

3 – Rampa rebocável

Para quem dispõe de espaço de manobra amplo e atende aos mais diversos modelos de caminhões até containers, a RAMPA REBOCÁVEL é o equipamento para movimentação de carga ideal.

Equipamento mais robusto, foi projetado para fazer a ligação entre o solo e os veículos, possibilitando o acesso da empilhadeira dentro da carroceria.

Assim, compensando as diferenças de altura, garantindo uma movimentação de cargas segura e eficiente.

4 – Plataforma veicular

Já a PLATAFORMA VEICULAR é um dos equipamentos para movimentação de materiais perfeito para atender negócios que possuem um frota de veículos para a realização dos processos logísticos.

A plataforma veicular é um equipamento que fica fixo na traseira dos veículos e ligado às baterias dos veículos.

Desta forma, agiliza os processos logísticos, visto que o próprio veículo já dispõe do equipamento necessário para a carga e descarga, independente das características dos armazéns.

5 – Niveladora de Doca Avançada

A NIVELADORA DE DOCA AVANÇADA é perfeita para ser utilizada em docas que atendam a vários tipos de veículos, e que possuem alturas diferentes.

Fixada na borda da doca, em modo repouso este equipamento fica em um ângulo de 80º, ele compensa as diferenças de alturas entre o piso do armazém e dos veículos. Permite que outros equipamentos acessem os veículos, auxiliando no processo de carga e descarga.

6 – Niveladora de Doca Embutida

A NIVELADORA DE DOCA EMBUTIDA, como o próprio nome sugere, fica embutida no piso do armazém, evitando ocupar o espaço de manobra e também possibilitando o uso conjunto com abrigos para doca.

Desta forma, compensa as diferenças de altura entre o armazém e os veículos, permitindo o acesso de paleteiras e empilhadeiras, por exemplo, mas sem ocupar o espaço disponível no ambiente.

7 – Niveladora Mini Rampa

Para quem necessita uso de abrigo de doca, mas que por algum motivo não pode embutir uma niveladora, a NIVELADORA MINI RAMPA é uma das soluções indicadas.

Compacta, não ocupa muito espaço na doca, além de ser facilmente instalada, compensando as diferenças de alturas.

8 – Niveladora de Doca Móvel

Mas, se sua empresa possui docas, mas você não pode investir em diversas niveladoras, a NIVELADORA DE DOCA MÓVEL é a solução perfeita. Por ser móvel, ela pode ser utilizada em todas as docas, sendo movimentada sempre que necessário.

Ou seja, independente do cenário e o contexto em que seu modelo de negócio está, investir em equipamentos adequados pode proporcionar diversos benefícios: Como:

  • Produtividade;
  • Diminuição do tempo das atividades;
  • Redução de acidentes;
  • Agilidade;
  • Redução de custos.

Além disso, pode ser um diferencial competitivo, já que uma movimentação de cargas adequada, proporciona maior qualidade dos serviços prestados, e assim consequentemente a satisfação dos clientes.

Movimentação de cargas é com a Metaro!

Como acabamos de ver, a logística de movimentação de cargas possui uma posição estratégica no mercado, com grande influência sobre os resultados da economia. Logo, é indispensável que ela seja monitorada, analisada, avaliada e aprimorada com frequência para garantir a qualidade dos serviços prestados, assegurando a permanência de sua empresa no mercado.

Sendo assim, não deixe de contar com o auxílio de especialistas dessa área do mercado, como, por exemplo, a METARO. Além de dicas essenciais para sua empresa, como você pôde notar, também podemos oferecer uma enorme diversidade de PRODUTOS para auxiliar sua logística de movimentação de cargas e, principalmente, torná-la uma das etapas mais fáceis e práticas do seu processo logístico.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO hoje mesmo, fale com um de nossos consultores e conheça todas as nossas possibilidades!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento