Como reduzir os custos logísticos? Veja 9 dicas!

Confira no post a seguir, como realizar com eficiência a gestão dos custos logísticos de sua empresa!

A etapa logística é fundamental para o êxito de uma empresa. Mas, para garantir o sucesso, é importante que ela seja bem planejada e executada, o que implica em custos. Desse modo, os gestores precisam adotar algumas medidas para diminuir os custos logísticos do negócio, independentemente de ser uma empresa física ou virtual (e-commerce).

Continue a leitura e confira 9 dicas importantes que vão contribuir para a redução dos custos logísticos de sua empresa!

1 – Saiba quais são os seus custos logísticos

A logística envolve a armazenagem e a movimentação de materiais e é fundamental saber exatamente quais são os gastos de cada etapa, pois isso é decisivo para a tomada de decisões. Ao comparar custos x orçamento, é possível identificar pontos que necessitam de atenção e implementar ações para reduzir os gastos. Saber quais são os seus custos logísticos também ajuda a definir metas e facilita o acompanhamento dos resultados.

2 – Utilize sistemas de gestão

Nos dias atuais, é essencial contar com ferramentas tecnológicas para gerenciar o escoamento de produtos. Um software de gestão evita erros e falhas que resultam em retrabalhos e gastos, como, por exemplo, enviar produtos de uma mesma compra separadamente ou trocar um pedido.

Além disso, o uso de uma ferramenta para definir rotas ajuda a definir os melhores percursos para realizar as entregas, considerando variáveis como o volume das cargas e os pontos de distribuição, entre outras.

3 – Faça uso da tecnologia

Investir em soluções tecnológicas traz vários benefícios para o dia a dia de empresas em todos os segmentos de atuação. Na logística, a tecnologia ajuda de diversas formas, agilizando entregas, evitando desperdícios e reduzindo custos, por exemplo.

4 – Tenha várias opções de transportadoras

É importante contar com várias transportadoras, pois isso possibilita negociar preços, regiões de entrega e também permite uma maior flexibilidade com relação ao volume das cargas e remessas.

Isso contribui para um melhor atendimento ao cliente, com preços mais atrativos. No caso dos e-commerces, ter opções de prazos e preços é fundamental para fechar uma venda.

5 – Use formas de entrega alternativas

Contar com diferentes maneiras de realizar entregas é uma ótima iniciativa para reduzir custos logísticos. A entrega de produtos menos volumosos, por exemplo, pode ser feita através de um modal alternativo – veículos menores, motos e, até mesmo, bicicletas.

6 –  Acompanhe os fretes contratados

Além do planejamento e da execução das atividades logísticas, outra etapa muito importante é o controle, que permite identificar as falhas, os prejuízos, o retorno financeiro e outros fatores fundamentais para que um negócio se mantenha no mercado. Assim, é possível tomar decisões mais acertadas e formular novas estratégias.

7 – Faça previsões de demanda

Fazer previsões de demanda possibilita uma melhor organização do estoque, evitando a falta e o desperdício de produtos. As previsões podem ser realizadas tomando como base as informações da área comercial (análise comportamental do mercado e histórico de vendas) e da gestão de estoque, para saber sobre o giro dos produtos. Isso tem impacto direto nos custos operacionais, pois reduz perdas e prejuízos e otimiza o gasto do capital de giro da empresa.

8 – Considere a terceirização logística

Avalie a possibilidade de terceirizar a logística do seu negócio. Hoje, existem no mercado inúmeras empresas que disponibilizam esses serviços. A terceirização traz diversos benefícios para um negócio, como, por exemplo, a simplificação dos processos, melhorias no atendimento aos clientes e, especialmente, a diminuição dos custos logísticos.

9 – Utilize indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são ferramentas importantíssimas de gestão que possibilitam conhecer com mais precisão os resultados de diferentes processos, contribuindo para diminuir os custos logísticos, através da identificação de falhas. Esses indicadores de desempenho podem ser utilizados para mensurar custos com fretes, índice de extravios e avarias em produtos, número de reentregas e outros.

Diminuir os custos logísticos é primordial para que uma empresa se mantenha no mercado, mas é necessário que isso seja feito de modo planejado e estruturado para que a redução nos gastos não comprometa a qualidade dos produtos e/ou serviços.

Aproveite para conhecer todas as soluções da Metaro para otimizar a movimentação de cargas

Baixe também o nosso E-book e avalie seus indicadores de desempenho. Descubra como falhas logísticas podem estar comprometendo o desempenho da sua equipe!