Carga e descarga de produtos refrigerados: cuidados na movimentação

A carga e descarga de produtos refrigerados são um dos pontos de maior atenção dos processos logísticos de uma empresa, pois essa tarefa exige máxima atenção e cuidado para que nada aconteça com a carga e, é claro, nada ocorra durante o transporte.

Pensando em trazer um pouco mais de conhecimento para você, a METARO preparou um artigo especial que vai te entregar as principais dicas do processo de carga e descarga de produtos refrigerados e, ao final, uma solução essencial que podemos te oferecer. Prossiga com a leitura e saiba mais!

O que são produtos refrigerados?

As cargas refrigeradas são – basicamente – alimentos que necessitam de condições climáticas especiais durante seu transporte, com o objetivo de evitar seu perecimento e, principalmente, garantir que cheguem em boas condições ao seu local de destino.

Alguns exemplos de cargas refrigeradas são:

  • Carnes, aves, peixes e derivados;
  • Legumes e verduras;
  • Ovos em casca ou processados;
  • Frutas;
  • Laticínios.

No que sua empresa deve ficar atenta em reação a carga e descarga de produtos refrigerados?

Antes de qualquer coisa, para garantir a temperatura ideal, a manutenção, o armazenamento e a conservação de produtos que necessitam de refrigeração, o seu transporte precisa ser feito em caminhões equipados com sistema frigorífico. Além disso, o processo de carga e descarga desse tipo de mercadoria precisa ser ágil e rápido.

É preciso sempre contar com o auxílio de empresas especializadas no assunto, afinal, qualquer problema pode ser o causador do perdimento da carga, gerando assim perdas financeiras não apenas para o cliente, mas também para sua empresa.

Qual a regulamentação a respeito da carga e descarga de produtos refrigerados?

No Brasil, está em vigor desde 2002 a norma NBR 14701, que legisla sobre o transporte de cargas refrigeradas no país. Essa norma determina vários cuidados que as transportadoras devem ter para garantir o máximo de qualidade de carga durante o transporte, sendo esses cuidados os que são avaliados pelos fiscos durantes as inspeções. Confira a seguir alguns deles!

  • O carro deve começar o resfriamento aproximadamente 15 minutos antes do transporte e já na temperatura indicada para o tipo de mercadoria transportada;
  • Os alimentos precisam ser transportados em embalagens completamente fechadas, bastante resistentes e impermeáveis, como registro de indicador de temperatura da viagem completa;
  • A transportadora tem a obrigação manter os alimentos em compartimento separados, longe de qualquer outro tipo de carga ou substância que possa ocasionar uma contaminação;
  • A transportadora precisa adquirir um Certificado de Vistoria que esteja atualizado conforme a avaliação da autoridade de fiscalização sanitária responsável.

#DicaMetaro: para evitar maiores problemas com os fiscos e, é claro, com a vigilância sanitária, é necessário que toda a documentação da carga esteja no veículo durante o transporte.

Como fazer a carga e descarga de produtos refrigerados?

Geralmente, as cargas que necessitam de sistema de refrigeração para manter a temperatura adequada percorrem distâncias menores, para evitar o comprometimento da qualidade dos produtos. Entre as mercadorias que requerem cuidados especiais estão os perecíveis, como carnes, laticínios, medicamentos, frutas e outros, e os alimentos congelados em geral. 

Continue a leitura e confira 7 cuidados que devem ser adotados na movimentação de cargas refrigeradas, tanto para assegurar a qualidade do serviço quanto para reduzir custos!

1 – Transporte adequado

Para começar, a instalação do sistema de refrigeração no caminhão precisa ser feita por empresas reconhecidas no mercado. Depois, no momento de transportar as mercadorias, é necessário adotar alguns procedimentos fundamentais, tais como: 

  • Baú do caminhão separado da cabine, com paredes lisas e piso vedado;
  • Carga bem distribuída para facilitar a circulação do ar;
  • Divisão da carga feita conforme a necessidade de refrigeração;
  • Estrados impermeáveis e resistentes;
  • Limpeza constante do baú.

2 – Conservação das mercadorias

Assim como as condições de transporte, o manuseio, a embalagem e o acondicionamento adequados das mercadorias também são fundamentais para a sua boa conservação.

A embalagem tem importância primordial na conservação de produtos alimentícios, por isso precisa ser apropriada para produtos em condições especiais. Com esses cuidados, a perda de produtos pode ser bastante reduzida e até evitada.

3 – Acondicionamento correto

Os modos mais eficientes de evitar que produtos alimentícios se deteriorem são a refrigeração e o congelamento, por isso é fundamental que a temperatura da carga se mantenha regular para evitar que eles se estraguem durante o seu transporte. É por isso que o correto acondicionamento das mercadorias congeladas e refrigeradas precisa ser assegurada e verificada sempre para evitar problemas.

4 – Manutenção do veículo em dia

Para assegurar um transporte eficiente e a qualidade do serviço, a revisão do veículo de transporte, assim como sua correta higienização, devem estar sempre em dia. Já imaginou se o veículo necessitar de conserto durante a viagem? Isso comprometeria toda a carga!

5 – Planejamento de rotas

É muito importante que as rotas sejam planejadas para diminuir os riscos e as chances de ocorrerem complicações durante o trajeto, assegurando a qualidade do serviço de movimentação da carga frigorífica. 

6 – Redução de custos

Existem várias formas de evitar desperdícios e reduzir custos no transporte de cargas refrigeradas. Confira abaixo:

  • Refrigere as mercadorias para que elas fiquem na temperatura ideal antes de fazer o carregamento;
  • Evite abrir as portas do baú, usando sensores de porta eletrônicos. Também é aconselhável instalar cortinas de tiras para diminuir a perda de ar durante o processo de carga e descarga;
  • Otimize o carregamento das mercadorias, colocando os itens que precisam de temperaturas mais baixas na parte da frente do caminhão e os produtos que precisam ser descarregados primeiro mais próximos à parte traseira do veículo;
  • Faça uso de um sensor de temperatura. Ele é conectado com o rastreador e mede a temperatura durante todo o trajeto em tempo real. Caso a temperatura saia do padrão correto, o sensor notifica os gestores. Além disso, ele gera um relatório de todo o desempenho da movimentação das carga refrigeradas e congeladas.

7 – Agilidade na carga e descarga


Reduzir ao máximo o tempo de carga e descarga também é importante. Hoje, existem diversos equipamentos que otimizam essa etapa do processo logístico, como, por exemplo, a DOCA MÓVEL.

A doca móvel é um equipamento que foi projetado pela METARO para ser usado em lugares onde não existe doca convencional. Esse equipamento possibilita realizar a carga e descarga das mercadorias, ligando a carroceria do caminhão ao piso do armazém, com a utilização de uma transpaleteira manual.

Ele também pode ser utilizado como um elevador entre pavimentos de até 1,7 metro de altura. Além disso, com a doca móvel você reduz o valor do investimento pela metade, pois ela dispensa o uso de empilhadeira.

Conclusão

Além de todos os pontos que apresentamos anteriormente, e como comentamos no último item, para realizar a carga e descarga de produtos refrigerados de forma assertiva também é necessário ficar atento aos equipamentos que sua empresa utiliza, para assim evitar avarias nos produtos e diminuir a possibilidade de maiores riscos.

A METARO é uma empresa com anos de experiência no mercado logístico, que possui diversas opções de equipamentos que vão auxiliar sua empresa a entregar aos seus clientes melhores condições na carga e descarga de materiais e, principalmente, maior segurança de processos.


Ficou interessado? Então, CLIQUE NO BANNER ABAIXO e conheça melhor as vantagens da doca móvel e das outras soluções ergonômicas e logísticas da METARO!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento