Cadeia de abastecimento: como fazer uma gestão eficiente?

Uma cadeia de abastecimento integrada e bem gerenciada é fundamental para qualquer empresa. Leia o post e veja de que forma é possível alcançar este objetivo!


Podemos definir a cadeia de abastecimento (ou supply chain, em inglês) como um sistema organizado que inclui informações, recursos, atividades e pessoas envolvidos na tarefa de transportar matérias-primas, insumos, mercadorias, ou seja, todo o fluxo de materiais que precisam ser movimentados, tanto de uma empresa para outra (B2B) quanto do fornecedor ao cliente final.

Seja nas grandes indústrias ou em uma pequena empresa, é necessário que as etapas de toda a cadeia logística sejam geridas com eficiência (supply chain management), caso contrário, a cadeia de suprimentos é prejudicada. Para vencer este desafio, o planejamento é fundamental! 

Continue a leitura e saiba mais sobre os processos logísticos que integram a cadeia de abastecimento!

Cadeia de abastecimento: como fazer uma boa gestão logística?

Para gerir de forma eficiente a cadeia de abastecimento é essencial planejar bem toda a rota de movimentação dos materiais. Além disso, é necessário negociar com fornecedores, assegurar a qualidade do que está sendo transportado, coordenar a distribuição, gerir a carga e descarga de mercadorias etc.

Para estruturar uma cadeia de abastecimento e garantir a satisfação dos clientes, é necessário que a empresa tenha conhecimento sobre as diferentes demandas, distâncias que serão percorridas, custos e outros fatores que integram o processo logístico. Veja a seguir, 6 pontos básicos da cadeia de abastecimento:

Cadeia de abastecimento: 6 pontos básicos 

Confira quais são os 6 pontos relevantes da cadeia logística:

1 – Produção

Aqui, o foco deve ser voltado para as demandas do mercado e às necessidades dos clientes. É preciso considerar quantos e quais produtos devem ser fabricados, o que produzir ou terceirizar. Ou seja, esta é uma etapa onde o principal a ser observado é a capacidade de produção e a garantia de qualidade.

2 – Fornecimento

Em seguida, é necessário determinar como e onde serão produzidos os bens, definindo os fornecedores que têm capacidade de produzir com qualidade. Aqui, devem ser observados os quesitos:

  • qualidade dos produtos;
  • flexibilidade da produção;
  • agilidade da entrega. 

3 – Transporte

Estudos apontam que cerca de 30% do custo de um produto está relacionado com os gastos de transporte. Por isso, é primordial utilizar o modo de transporte mais adequado ao tipo da carga, visando também a redução de custos.

4 – Estoque

A logística de armazenagem é outra questão importantíssima para o bom gerenciamento da cadeia de abastecimento. É essencial que o gestor encontre equilíbrio entre trabalhar com grandes estoques – que possuem custo alto – ou nenhum estoque. 

Porém, a falta de estoque pode comprometer a qualidade do atendimento às demandas do mercado. Portanto, é preciso que a gestão logística considere as sazonalidades.

5 – Localização

Na hora de decidir pela implantação de uma fábrica é preciso levar em conta, antes de qualquer coisa, as necessidades do mercado e a satisfação dos clientes. Além disso, é aconselhável também considerar os incentivos fiscais, que podem variar de um estado para outro e impactar os custos dos serviços.

6 – Coleta de dados

Para aprimorar a gestão logística é importante fazer uso de dados e informações coletados internamente e com os clientes, pois eles podem trazer subsídios importantes para cada vez mais melhorar o processo logístico.

Em outras palavras, um gerenciamento eficiente da cadeia de abastecimento inclui:

  • ter um bom controle dos fornecedores;
  • encontrar o melhor custo-benefício;
  • priorizar a qualidade de produtos e serviços;
  • negociar prazos, buscando agilidade nas entregas;
  • padronizar processos;
  • reduzir custos, diminuindo desperdícios;
  • ter uma comunicação rápida e direta para resolução de eventuais problemas;
  • automatizar e integrar processos para evitar falhas;
  • utilizar novas tecnologias (softwares de gestão).

Cadeia de abastecimento responsiva e eficaz

Para que seja responsiva, a cadeia de abastecimento precisa atender à demanda do cliente com agilidade e rapidez. Porém, é possível que esta movimentação acabe gerando um aumento nos custos, o que faz com que a cadeia seja menos eficiente.

Ao mesmo tempo, uma cadeia de abastecimento eficiente é a que tem uma boa gestão da produção e dos custos, com foco voltado para o valor. 

Para saber qual das duas é a mais indicada, é preciso avaliar a demanda dos produtos: os que têm pedidos mais incertos devem ter uma cadeia mais responsiva, enquanto outros, que possuem uma demanda previsível, devem priorizar uma cadeia eficiente.

De qualquer forma, o mais importante é ter como meta a satisfação dos clientes, pois o sucesso de uma empresa está diretamente ligado à imagem que ela passa ao mercado e à percepção que o cliente tem sobre ela. A boa gestão da cadeia de abastecimento e eficiência logística podem ser decisivos para isso!

Aproveite que está aqui e confira outros conteúdos do blog! Sugerimos o artigo sobre fidelização de clientes e gestão de entregas.