Armazenagem: como fazer uma gestão logística eficiente

A armazenagem de produtos é uma etapa crucial do processo logístico. Leia o post e saiba o que fazer para alcançar o máximo em eficiência na gestão de estoques!

Uma logística de armazenagem eficiente, com bom controle de estoque, é uma tarefa desafiadora para as empresas, especialmente nos segmentos de indústria e comércio. Aproveitar o espaço da melhor forma, visando à redução de custos, pode parecer algo simples, porém, no dia a dia os gestores precisam estar atentos a diversos fatores.

Não há dúvidas de que uma gestão de estoque bem feita é fundamental para o crescimento de toda e qualquer empresa, independente da área de atuação. Leia o post até o final e veja quais são os problemas que precisam ser evitados para uma gestão de armazenagem realmente eficaz!

Armazenagem: como ter uma boa gestão de estoque?

Existem alguns problemas relacionados ao estoque que podem ser muito prejudiciais para qualquer empresa, por isso, é necessário que o gestor identifique estes problemas para que eles possam ser resolvidos. Prossiga com a leitura e confira alguns fatores que podem estar prejudicando o seu negócio!

1. Excesso de estoque

Estocar produtos acima do necessário pode trazer sérios riscos para a empresa:

  • ocupação desnecessária de espaço físico;
  • capital de giro preso;
  • perda de produtos por validade vencida (principalmente produtos alimentícios, que são bastante perecíveis).

 

2.  Falta de inventários periódicos

A armazenagem é uma etapa crucial do processo logístico. Uma gestão eficiente desta fase da cadeia logística inclui a contagem correta dos itens estocados para evitar eventuais falhas de operação. Fazer inventários periódicos é uma forma bastante eficaz de melhorar a gestão e evitar perdas.

 3. Espaço para armazenagem pouco seguro

Podemos dizer que o estoque é o “coração” de uma empresa. Como espaço central, o local utilizado para armazenagem de matérias-primas, mercadorias ou qualquer outro tipo de produto precisa ter um bom sistema de segurança para evitar problemas como, por exemplo, o desvio de materiais.

4. Produtos armazenados de modo incorreto

O armazenamento correto dos diferentes tipos de produtos ou mercadorias é de fundamental importância para uma boa gestão logística. É essencial utilizar ambientes apropriados, que atendam às exigências necessárias para a boa conservação e manutenção da qualidade dos itens armazenados.

 

5. Falhas ao cadastrar embalagens

É imprescindível que todas as embalagens sejam cadastradas com a quantidade exata de itens que cada uma delas contêm. Quando há erro no fator de conversão ocorre um “efeito dominó”, ou seja, esta falha vai prejudicar toda a gestão da armazenagem e alterar o inventário. O resultado será a perda de tempo com retrabalhos.

6. Movimentações sem o devido registro

Toda e qualquer movimentação no estoque precisa ser registrada para evitar falhas de controle, pois isso altera os registros contábeis e resulta em falhas nos relatórios e em outras demonstrações.

7. Falta de especificação dos produtos

Registrar as movimentações de estoque é fundamental, mas, além disso, também é necessário especificar cada tipo de produto. Se isso não for feito, o inventário e o controle financeiro da empresa ficam comprometidos.

8. Falhas na descrição dos produtos

É muito importante que cada produto seja cadastrado de forma detalhada, com a sua descrição completa para tornar mais fácil a consulta e a busca. A falta de informações descritivas leva a lançamentos errados e isso prejudica a gestão da armazenagem como um todo.

 

9. Recebimento de mercadorias sem conferência

Após a chegada do veículo e da descarga dos produtos, é fundamental que seja realizada a conferência de todos os itens entregues para evitar falhas na gestão da armazenagem. Além de impedir fraudes e facilitar o controle do estoque, fazer a conferência dos materiais recebidos evita que aconteçam problemas como:

  • fornecimento de produtos não solicitados, tanto com relação ao tipo quanto à quantidade de itens; 
  • preços em desacordo com os pedidos.

10. Vinculações feitas de forma errada

Outro problema que prejudica o controle de estoque e impede uma gestão de armazenagem eficiente são as falhas na vinculação de insumos utilizados na produção. Quando as baixas não são feitas corretamente, o estoque ficará com um número incorreto de itens, resultando em erros no inventário.

Sabemos que o processo logístico inclui diversas etapas: a carga e descarga de veículos, passando pela movimentação e armazenagem de produtos, até sua entrega ao cliente final, que está cada vez mais exigente. 

Por isso, garantir a eficiência em todas as fases do processo é essencial para uma logística integrada eficiente e uma boa gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management).

Fazer parte da área logística exige muitos conhecimentos. Aproveite que está aqui e baixe o e-book para agilizar e reduzir custos das operações logísticas da sua empresa.