niveladora de doca avançada metaro

A carga e descarga de mercadorias, matérias-primas e insumos em geral, entre outras atividades da cadeia logística, exige o uso de equipamentos para aumentar a eficiência dos serviços e garantir a segurança, tanto dos operadores quanto das cargas movimentadas como, por exemplo, as famosas niveladoras de docas.

A utilização de niveladoras de doca reduz significativamente os riscos de acidentes de trabalho, além de evitar danos à carga causados por quedas durante a sua movimentação.

Continue a leitura e conheça todas as vantagens que as plataformas niveladoras de doca podem trazer para os seus processos logísticos!

Quais são os diferentes modelos de niveladoras de docas?

A Metaro disponibiliza para o mercado diversos modelos de niveladoras de doca, com capacidades de carga de 2 a 14 toneladas. Os tipos mais usados são as NIVELADORAS DE DOCA AVANÇADA e as NIVELADORAS DE DOCA EMBUTIDA, que são modelos cujos sistemas de acionamento variam entre hidráulico manual e eletro-hidráulico.

Prossiga a leitura e conheça todos modelos de niveladoras de doca desenvolvidos pela METARO, assim como os benefícios que cada uma delas pode trazer para o processo de carga e descarga da sua empresa!

1 – Niveladora de doca embutida

A NIVELADORA DE DOCA EMBUTIDA é indicada para uso em locais com pouco espaço de manobra para os caminhões. Assim, como o próprio nome indica, esse modelo de niveladora de doca fica embutido no piso, o que permite otimizar o espaço existente.

Seu acionamento pode ser realizado via sistema hidráulico manual ou eletro-hidráulico. Possui pestana – como é chamado o local de apoio no caminhão – articulada, podendo ser automática ou manual.

Algumas de suas vantagens são:

  • Não necessita de grandes espaços;
  • Realiza operações como mais agilidade e segurança;
  • O seu modo de operação possibilita ângulos positivos ou negativos, por isso, o equipamento pode ser usado tanto por caminhões com nível inferior à doca, quanto por veículos mais altos que a doca;
  • No modo de repouso, o equipamento fica nivelado com o solo da doca e com pestana dobrada, por isso não utiliza espaço no local de manobras;
  • Pode ser usada em locais com espaços reduzidos;
  • É fácil de instalar e a Metaro fornece o kit de instalação, com manual de instalação e operação, além das medidas necessárias para que o fosso seja construído (mas também pode ser adaptada a fossos já prontos).

2 – Niveladora de Doca Avançada

A NIVELADORA DE DOCA AVANÇADA é bastante usada para agilizar cargas e descargas em locais onde existem docas construídas e que possuem espaço de manobras mais amplo.

De fácil instalação e manuseio, o equipamento é fixado na extremidade da doca, permitindo acionamento hidráulico manual, hidropneumático, mola a gás e eletro hidráulico.

Seus principais benefícios são:

  • Sua instalação pode ser feita em qualquer doca;
  • Possui o melhor custo-benefício do mercado;
  • Agiliza e dá mais segurança ao trabalho de carga e descarga;
  • Em caso de mudança, pode ser removido com facilidade;
  • Não necessita de obra civil, como o recorte de piso, por exemplo, para ser instalada;
  • É de fácil instalação e a Metaro fornece manuais de instalação e operação, juntamente com o kit de instalação;
  • Quando está no modo de repouso, o equipamento fica com uma inclinação vertical média de 80º na vertical, por isso usa pouco espaço no local de manobra.

3 – Niveladora de Doca Mini Rampa

A NIVELADORA DE DOCA MINI RAMPA, é a melhor solução para movimentação para locais que, por algum motivo, não podem embutir outro modelo de niveladora.

Além disso, é compacta, não ocupando muito espaço, além de ser facilmente instalada e removida do local, se necessário.

Esse tipo de niveladora é conhecida por:

  • Ocupar pouco espaço, tanto da doca quanto do pátio de manobras;
  • Agilizar e dar mais segurança ao processo de carga e descarga, evitando quedas da carga e acidentes de trabalho;
  • Possuir um modo de operação possibilita ângulos positivos e negativos, podendo ser usada por caminhões com nível abaixo ou acima da rampa, pois é ajustável através de comandos;
  • Ter uma instalação é fácil e simples (a METARO fornece manuais de instalação e operação e kit de instalação);
  • Poder ser instalada em qualquer tipo de doca;
  • Não ter a necessidade de realizar obra civil, como o recorte de piso, por exemplo, para sua instalação.

4 – Niveladora de Doca Móvel

Para empresas que não podem ou não querem realizar a instalação de niveladoras de forma fixa, a NIVELADORA DE DOCA MÓVEL é a opção ideal.

Assim, por ser móvel, ela pode ser movimentada para onde for necessário e sempre que o operador desejar, sendo assim um equipamento muito versátil. Além disso, é compacta, não demandando muito espaço para o seu armazenamento.

Quer conhecer de modo prático mais sobre cada um dos tipos de niveladoras? Então, dê o play no vídeo abaixo e saiba mais sobre o que podemos oferecer para sua empresa!

Quais as principais vantagens gerais do uso de niveladoras de doca?

Deixando de lado as vantagens individuais de cada uma das niveladoras que você conheceu acima, esse tipo de equipamento ainda possui suas vantagens gerais que, no todo, auxiliam diversas questões do processo logístico. Saiba mais sobre essas vantagens abaixo!

1 – Facilidade na movimentação de cargas

Muitas docas, não apresentam condições adequadas para as atividades de carga e descarga, tornando os processos logísticos ineficientes.

Pensando nisso, a METARO desenvolveu diversos modelos de niveladoras, uma linha de equipamentos que compensa as diferenças de altura, permitindo fazer a ligação entre o piso do armazém e a carroceria dos veículos, tornando as operações mais eficientes.

Além disso, as niveladoras de doca permitem o acesso de equipamentos auxiliares na movimentação de cargas, como as paleteiras ou empilhadeiras, garantindo ainda mais agilidade e produtividade dos processos.

Sendo assim, possibilita que os colaboradores otimizem tempo na realização das tarefas, reduzindo os custos com mão de obra.

2 – Aumento da produtividade

A niveladora de doca foi projetada e desenvolvida para uso na carga e descarga de todos os modelos de caminhão. Assim, compensando diferenças de altura, permitindo o acesso de equipamentos auxiliares e dos operadores aos veículos, garantindo um fluxo de trabalho ágil e eficiente.

3 – Versatilidade e uso facilitado

A niveladora de doca é um equipamento versátil que pode ser usado para realizar a carga e descarga de qualquer modelo de caminhão. Ela conta com várias configurações e capacidades de carga, possuindo capacidade para movimentar até 2,5 toneladas de carga e ser elevada ou rebaixada em até 1,70 metro.

A movimentação do equipamento é simples e fácil e são necessárias apenas duas pessoas para fazer este trabalho. Além disso, a niveladora de doca é uma ferramenta segura e ergonômica, que exige pouquíssimo esforço ao ser utilizada.

Seu uso pode ser resumido em um simples passo a passo, como:

  • Estacionar o caminhão;
  • Travar os freios;
  • Utilizar o calço de roda;
  • Colocar a niveladora de doca junto ao caminhão;
  • Fazer o serviço de carga e descarga.

Procurando por niveladoras de doca? Fale com a Metaro!

Agora você já sabe que a logística de sua empresa pode ser bastante otimizada com o uso de niveladoras de doca. Cada vez que estas plataformas são utilizadas, você aumenta a agilidade e a segurança do serviço e ainda contribui para a redução de custos, já que esses equipamentos também evitam quedas e danos à carga.

Qual o resultado final? Mais eficiência e uma maior rentabilidade para os seus negócios!

A METARO projeta e fabrica equipamentos ergonômicos para otimizar os processos logísticos, então aproveite que está aqui para conhecer melhor as nossas soluções. ENTRE EM CONTATO CONOSCO e conheça as melhores niveladoras de doca do mercado!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento