Coronavírus: os impactos da pandemia na logística

Além de mudar a rotina das pessoas, a pandemia de coronavírus trouxe desafios para a gestão logística, pois afeta toda a cadeia de suprimentos. Confira o post!


A pandemia do novo coronavírus e o isolamento social está impactando diretamente a vida das pessoas e também os setores da economia, incluindo, é claro, o segmento de logística e transporte. Com isso, as empresas estão tendo que se reestruturar para manter a cadeia de suprimentos (supply chain) organizada e minimizar os prejuízos.

Continue a leitura e saiba mais sobre as prioridades que surgiram em função da pandemia e os desafios enfrentados pela gestão logística para dar conta da distribuição de alimentos e outros produtos em todo o Brasil!

Coronavírus: prioridades nascidas da pandemia

O isolamento social orientado pelo Ministério da Saúde fez aumentar o consumo de alguns itens e as empresas estão se adaptando à nova situação, trabalhando de modo mais flexível para lidar com o aumento na demanda por produtos e com a pressão dos prazos de entrega. 

Além de garantir o abastecimento de alimentos e de outros produtos essenciais em todo o país, também é necessário que as empresas adotem cuidados para evitar que o vírus se dissemine ainda mais.


Desafios da logística empresarial na pandemia

A logística é um setor indispensável para a economia de qualquer país, já que é responsável pela armazenagem, movimentação, carga e descarga de mercadorias, matérias-primas e insumos em geral. Ou seja, ela envolve todas as etapas que integram a cadeia logística. 

Para garantir a manutenção dos processos logísticos e assegurar que os produtos cheguem até os supermercados, farmácias e demais pontos de consumo ou, ainda, às casas dos clientes (as compras online têm aumentado muito neste período), a gestão logística está enfrentando uma série de desafios.

Assim, a maneira encontrada pelos gestores da cadeia de suprimentos (supply chain management) para amenizar as dificuldades tem sido priorizar o diálogo, a transparência no relacionamento com fornecedores e clientes e a análise conjunta para obter respostas rápidas e tentar manter ao máximo o nível de qualidade dos serviços.

Além disso, todas as estruturas que possibilitam a armazenagem e distribuição de produtos estão sendo repensadas para atender às necessidades e prioridades do mercado consumidor neste período de pandemia, assegurando soluções em que a logística pode ser realizada sem colocar em risco a saúde dos clientes e dos funcionários das empresas.

Lojas online crescem em ritmo acelerado durante a pandemia

De outro lado, o comércio de bens – essenciais ou não – luta para se manter no mercado, apostando mais do que nunca nas vendas através de e-commerces. Dados apontam que, com a pandemia, o Brasil tem registrado a abertura de mais de uma loja virtual por minuto. 

Os estabelecimentos criados na internet incluem a comercialização dos mais variados produtos, desde gêneros alimentícios, bebidas, produtos de higiene e limpeza, roupas e calçados, até móveis, equipamentos de informática, acessórios de veículos, brinquedos, livros, games, produtos de beleza e tudo mais que se possa imaginar! 

E para estimular as vendas online, boa parte das empresas tem buscado oferecer alguns benefícios extras aos seus clientes, tais como descontos tentadores, brindes e frete gratuito.

Ou seja, empresas de todos os segmentos estão tentando se adaptar ao cenário atual, através da criação de estratégias que visam superar as dificuldades para que, cada um à sua maneira, possam vencer as dificuldades e manter a sua competitividade perante a concorrência.

Flexibilidade logística no varejo

Mais do que nunca, a flexibilidade logística tem sido uma estratégia indispensável, também para a rede de varejo, e isso inclui ações como:

  • aumentar a capacidade de transporte de bens que possuem alta demanda;
  • contar com fornecedores que possam realizar as entregas diretamente nas lojas, supermercados e outros pontos de consumo (no caso do varejo);
  • fazer estoque de produtos em pontos estratégicos.

 Outras ações relativas à distribuição de mercadorias e insumos envolvem questões como:

  • realocar ou até mesmo recontratar funcionários para aumentar a capacidade de atendimento aos clientes;
  • disponibilizar treinamento para os profissionais que operam com o comércio eletrônico;
  • mudar temporariamente os escritórios para os centros de distribuição;
  • implementar novas regras na rotina, visando preservar a saúde e a segurança dos colaboradores.

Aumentar a agilidade ao planejar a cadeia de suprimentos, fazendo uso das novas tecnologias, possibilita a reorganização de todo o processo logístico. Para as empresas, as ferramentas digitais têm um papel decisivo, pois possibilitam que o acompanhamento das atividades em tempo real, garantindo decisões mais ágeis e acertadas.

E a sua empresa, o que está fazendo para superar as dificuldades neste período de pandemia?

Quer saber mais sobre os processos logísticos? Confira outros conteúdos relativos ao assunto no nosso blog!