Covid-19: e-commerces aquecem segmento de galpões logísticos

A pandemia de coronavírus está disparando as vendas online e a eficiência nas entregas continua sendo cada vez mais fundamental neste cenário. Confira o post!


O surgimento da pandemia mundial de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, e o início do isolamento social que começou a ser praticado a partir de março em todas as regiões brasileiras, fizeram disparar as vendas do e-commerce e impulsionaram o segmento de condomínios logísticos onde, inclusive, as empresas de e-commerce são as principais clientes.

Esse sucesso nas vendas pela internet está relacionado à last mile (última milha, em português), que no setor logístico significa a última parte do trajeto de uma mercadoria e tem início na sua saída do centro de distribuição até a sua chegada às mãos do cliente que a adquiriu, seja uma negociação B2C (entre a empresa e o consumidor final) ou B2B (entre empresas).

Especialistas da área logística destacam que uma last mile realizada com eficiência também depende de um galpão logístico que seja bem localizado, pois empresas de e-commerce utilizam estes galpões como centros de distribuição – para a armazenagem de passagem, chamada de crossdocking – de onde os produtos saem diretamente para os seus destinos finais, após serem conferidos, separados e reembalados.

Nas operações de crossdocking, são usadas docas em lados opostos do galpão, para que seja feita a carga e descarga de matérias-primas, insumos e mercadorias, onde em uma lateral é feito o recebimento e em outra, a expedição dos materiais.

Continue a leitura e veja como otimizar os processos logísticos da sua empresa neste período atípico da economia!

Galpões logísticos e frota de veículos: como fazer uma gestão eficiente

Enquanto muitas atividades econômicas amargam perdas com a crise ocasionada pelo novo coronavírus, outras estão sendo beneficiadas com o isolamento social imposto pela pandemia. É o caso dos e-commerces.


De acordo com pesquisas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOmm), o mercado de e-commerce tem registrado expansão acima dos 20% neste período de pandemia e está sendo registrada a abertura de mais de uma loja virtual por minuto no Brasil, incluindo os mais diversos produtos, com destaque para os essenciais, como gêneros alimentícios e medicamentos.

Desse modo, contar com locais adequados para servirem como centros de distribuição – galpões industriais com boa infraestrutura e bem localizados – e apostar em uma gestão eficiente da frota de veículos, mais do que nunca, faz toda a diferença na qualidade do serviço de entrega.

Confira uma lista de iniciativas que devem ser tomadas para garantir a eficiência da last mile neste novo cenário:

  • primeiramente, é necessário garantir a segurança dos seus funcionários, afastando colaboradores que pertencem aos grupos de risco e oferecendo itens de proteção pessoal e materiais para higienização dos veículos;
  • é fundamental organizar e controlar o fluxo de operação, evitando aglomerações, por menores que sejam, para que a qualidade do atendimento não coloque em risco a saúde dos seus clientes;
  • é essencial, ainda, organizar as contas, reduzindo gastos e cortando todo e qualquer desperdício para baixar os custos;
  • é importante que as empresas aprendam a atuar com quadros reduzidos de funcionários e se adequem a uma capacidade de atendimento menor, sem esquecer de que os serviços de entrega são primordiais para contribuir com o distanciamento social dos clientes;
  • a logística empresarial, mais do que nunca, deve contar com ferramentas tecnológicas para gerir suas frotas, pois ao buscar soluções eficientes, as empresas evitam erros, otimizam a tomada de decisões no que diz respeito aos turnos de trabalho, definição de rotas para as entregas, rotatividade dos veículos e controle de custos, entre outros.

Além disso, diante do cenário atual é imprescindível que as empresas elevem a sua capacidade de gestão logística, incluindo o gerenciamento da sua frota de veículos. As novas tecnologias devem ser utilizadas para otimizar as operações e contribuir com a cadeia de suprimentos (supply chain) especialmente em um momento como este que estamos vivendo.

Vendas online deverão se manter em alta após a pandemia de coronavírus

A previsão dos economistas é de que as vendas online continuarão sendo uma forte tendência no pós-pandemia e, assim, a procura por galpões por parte de quem trabalha com e-commerce também deverá continuar crescendo.

Com os novos hábitos de consumo, muitas companhias se viram obrigadas a adotar a estratégia de vendas virtuais para se manterem no mercado. Mas, essa modalidade de comércio ainda tem muito espaço para crescer no Brasil e a procura por galpões e centros de distribuição vai continuar grande, assim como os desafios, já que a logística é parte essencial da cadeia produtiva.

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