Logística farmacêutica: veja os 7 maiores desafios do setor

Atingir a eficiência logística no armazenamento e transporte de medicamentos, garantindo a qualidade dos produtos, requer vencer alguns obstáculos. Leia o post!


Logística é a área responsável pelo armazenamento e transporte de insumos e mercadorias, por isso, é um processo fundamental para empresas de todos os setores. A logística de produtos farmacêuticos, por exemplo, tem enfrentado diversos desafios em função do crescimento do setor.

Continue a leitura e conheça 7 desafios que a indústria de medicamentos enfrenta no dia a dia para assegurar a eficiência dos seus processos logísticos! 

Logística de produtos farmacêuticos: passos para atingir a eficiência em toda a cadeia 

O armazenamento e transporte de produtos farmacêuticos exige cuidados especiais. Leia o post até o final e conheça os maiores desafios que o setor enfrenta no Brasil!

1 – Atendimento aos padrões de qualidade e da Anvisa

Uma questão desafiadora para o setor farmacêutico é assegurar os padrões de qualidade estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é o órgão do governo federal que fiscaliza esse tipo de serviço e regula todas as atividades da indústria de medicamentos.

Neste sentido, existem algumas exigências específicas do órgão que precisam ser atendidas, tais como:

  • repassar informações sobre os medicamentos comercializados que se classificam como perigosos e controlados;
  • dispensar cuidados extras ao manipular produtos perecíveis;
  • detalhar todas as etapas que fazem parte do processo logístico de armazenagem e/ou transporte;
  • informar sobre as características da operação, no que diz respeito à alocação de mão de obra e aos processos de carregamento das coletas e de devolução dos produtos.

2 – Capacitação da equipe

Por ser um setor bastante específico, a indústria farmacêutica requer colaboradores qualificados e bem treinados, pois há alguns cuidados com relação ao armazenamento e a entrega dos medicamentos que são essenciais para que a integridade dos produtos seja mantida, tais como:

  • conferir com exatidão o lote dos medicamentos;
  • seguir à risca as instruções do fabricante, no que diz respeito à temperatura, umidade, exposição à luz e demais fatores que podem interferir na qualidade dos medicamentos;
  • armazenar embalagens de modo adequado e seguro, para manter a sua integridade;
  • assegurar a entrega dos produtos, pois eles são muito visados por assaltantes de cargas.

Portanto, neste segmento é muito importante contar com funcionários bem preparados, que saibam agir para evitar que os medicamentos sejam danificados no momento de armazenar, separar e transportar a carga.

3 – Uso de galpão logístico

Boa parte dos produtos farmacêuticos que chegam aos armazéns não possuem embalagem própria, por isso precisam ser separados e embalados da forma correta. Para tanto, é importante contar com um local que tenha infraestrutura adequada para este tipo de atividade, como um galpão logístico.

Além de diminuir a distância entre a indústria e seu estoque, um galpão logístico possibilita que a tarefa seja executada em um ambiente amplo e em conformidade com as exigências da Anvisa. Isso é muito importante, uma vez que essa atividade requer licenças e certificações de boas práticas de manipulação dos produtos.


4 – Obtenção de licenças

A movimentação de determinados produtos farmacêuticos está atrelada à obtenção de licenças que são fornecidas pelos órgãos competentes. Desta forma, para realizar o serviço a empresa é obrigada o ter essas licenças e também terá que se adequar para as operações de transporte, o que gera alguns custos.

5 – Flexibilidade nas entregas

A indústria farmacêutica fabrica itens indispensáveis, usados na manutenção da saúde das pessoas. Assim, a flexibilidade nas entregas de medicamentos é um fator importante e um desafio a ser enfrentado pelas empresas do setor logístico.

Além disso, é necessário que as entregas atendam às exigências da Anvisa e à demanda do mercado farmacêutico para evitar o desabastecimento. Desse modo, é preciso que o setor logístico invista em soluções que possibilitem a flexibilidade de seus processos internos e das entregas.

6 – Integração entre setores

A integração entre os setores é indispensável para garantir uma comunicação eficiente entre a logística e a indústria de produtos farmacêuticos e hospitalares. Para tanto, é necessário encontrar soluções e adequar sua estrutura para atender à demanda da indústria farmacêutica, assegurando a excelência no nível do serviço.

7 – Processos automatizados

A automação é uma necessidade cada vez maior na área farmacêutica, uma vez que os processos precisam ser otimizados de modo que permitam acompanhar as entregas e o escoamento dos produtos.


Conclusão

As empresas de logística devem encontrar meios para superar estes desafios, pois o segmento farmacêutico se mantém estável mesmo em tempos de crise econômica como esta que o Brasil atravessa. Apesar do aumento nos custos para se adequar a todas as exigências legais, quem está preparado para atender a indústria de medicamentos se destaca no mercado e conquista um número maior de clientes.

Gostou de saber mais sobre os desafios da logística farmacêutica? Aproveite para conferir outros artigos, como este sobre as vantagens de contar com Condomínios Logísticos.