Blue cargo truck on an empty freeway

Oferecer o serviço de entrega expressa é essencial para aumentar as vendas de lojas virtuais, mas requer uma boa gestão logística. Confira o post e saiba mais!


Uma das principais razões que levam as pessoas a comprar online é a comodidade de receber o produto em casa, sem enfrentar filas. Porém, os consumidores mais tradicionais argumentam que o prazo de entrega é um dos pontos que os fazem dar preferência às lojas físicas, pois já saem do local com a mercadoria nas mãos.

Sem dúvida, um prazo de entrega curto é um fator muito importante para as lojas virtuais. Sabendo disso, muitos e-commerces estão adotando a entrega expressa.

Prossiga com a leitura, saiba exatamente o que é entrega expressa e como utilizar este tipo de serviço na sua empresa!

1 – Entrega expressa: o que é?

A entrega expressa é uma modalidade de entrega mais ágil utilizada por lojas virtuais, onde, dependendo do destino, o produto é entregue no mesmo dia, no dia seguinte ou poucos dias depois da efetivação do pagamento.

A entrega expressa é ideal para consumidores que têm pressa em receber o produto, no entanto, como esse tipo de entrega possui um custo mais elevado para os clientes, geralmente os e-commerces oferecem também a alternativa tradicional de envio.

2 – Entrega expressa: como colocar em prática?

O prazo para entrega é um fator determinante para o comércio eletrônico, já que muitos clientes desistem da compra se esse prazo for demorado demais. Assim, é indispensável oferecer essa modalidade de entrega.

Continue a leitura, veja como oferecer o serviço de entrega expressa aos seus clientes, quais as vantagens e o que precisa ser analisado antes de decidir sobre a adoção desse serviço!

2.1 – Planejamento é fundamental

Reveja o planejamento da sua empresa, pois é necessário considerar o impacto financeiro que a entrega expressa representa. Será preciso definir se a empresa tem condições de assumir esse custo ou se o valor será cobrado do cliente.

2.2 – Informe os clientes

Agilizar os prazos de entrega é uma estratégia que visa aumentar as vendas da loja virtual, mas não é só isso. O objetivo também é oferecer uma melhor experiência de compra aos clientes.

Nesse sentido, as condições de pagamento e entrega devem ser informadas com clareza e transparência. Além disso, a cobrança das taxas relativas ao frete e o prazo estimado para a entrega também devem ser bem descritos.

2.3 – Faça parcerias com transportadoras

Nos processos logísticos de grandes companhias de comércio eletrônico, a contratação de várias transportadoras para aumentar a área de atuação no país, é algo comum. 

Mas, no caso da entrega expressa é preciso criar novas parcerias com foco nesse tipo de serviço. Para oferecer entregas rápidas, você terá que contar com veículos e motoristas dedicados a fazer o serviço de coleta no centro de distribuição mais próximo e dar continuidade ao envio.

2.4 – Otimize as rotas

A companhia de transporte funciona como um elo entre a sua loja e os clientes. Assim, a garantia de entrega same-day delivery (no mesmo dia) ou next-day delivery (no dia seguinte) vai depender da definição da rota a ser seguida.

Desse modo, as rotas que atendem a coleta necessitam de uma programação para atingir o maior número de destinos dentro do prazo determinado. 

É por isso que, geralmente, os centros de distribuição funcionam em diferentes turnos, para que o fluxo não seja interrompido nem mesmo durante o período noturno.

3 – Entrega expressa: quais são as vantagens?

Ao melhorar a gestão logística do processo de distribuição, aumentando a eficiência do serviço prestado ao cliente final, a sua empresa conquista maior vantagem competitiva. 

Confira outras vantagens que a entrega expressa pode trazer para os seus negócios!

3.1 – Clientes mais satisfeitos

A falta de produtos e os atrasos na entrega são os principais motivos de reclamação de quem realiza compras online. Assim, melhorar o processo de entrega aumenta muito a satisfação e a confiança dos clientes com relação à empresa, ajudando a consolidar a sua imagem no mercado.

3.2 – Economia de recursos

Ao optar pela terceirização dos serviços logísticos, você transfere a responsabilidade pelo serviço a operadores especializados, livrando-se dos custos relativos à frota e ao pagamento de impostos ligados ao serviço de transporte.

Além de economizar recursos, você terá mais tempo para se dedicar à comercialização dos produtos e oferecer as melhores soluções para os seus clientes. 

3.3 – Menor risco de perdas e extravios

A cadeia logística inclui diversas etapas e, durante esse processo, podem ocorrer algumas perdas ou extravios de mercadorias. Ao contar com a entrega expressa, esse processo se torna mais ágil e menos complexo, diminuindo o tempo que a mercadoria fica estocada nos centros de distribuição e reduzindo os riscos de extravios ou perdas.


Como podemos ver, a entrega expressa é um serviço que traz muitas vantagens para um e-commerce: aumenta as vendas e a satisfação dos clientes e fortalece a presença da empresa no mercado e na mente dos consumidores. 

Por isso, a tendência é que essa modalidade de entrega seja adotada por um número cada vez maior de empresas.

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