Desafios logísticos da indústria ao varejo

Como evitar gargalos no last mile para assegurar a qualidade no serviço de entrega, especialmente agora com o crescimento dos e-commerces? Confira o post e veja esses e outros desafios logísticos!

Desde a indústria até o varejo, as empresas transportadoras trabalham com inúmeros clientes. E com a pandemia de coronavírus, nos últimos tempos vem ocorrendo um grande crescimento dos e-commerces.

Como prestar um serviço de excelência a partir do momento em que os produtos chegam aos centros de distribuição para serem entregues ao consumidor (last mile)? 

Continue a leitura e saiba como evitar gargalos e outros desafios logísticos nesta etapa final da distribuição de mercadorias.

Desafios logísticos no last mile

Last mile, ou última milha no português, significa a entrega até o último consumidor. Atualmente, raras são as empresas que possuem um processo logístico de entrega própria, geralmente há uma terceira empresa para viabilizar o acesso à entrega. Isso torna o transporte de cargas e as demais atividades que integram o processo logístico bastante dinâmicos, que precisam acompanhar as mudanças do mercado de consumo.

Isso inclui a otimização das operações e o equilíbrio dos custos, de modo que sejam garantidas a produtividade, a eficiência e, é claro, a lucratividade para as empresas de transporte.

Veja a seguir, 7 iniciativas de gestão logística que vão ajudar você a atingir esses objetivos!

1 – Compartilhar informações sobre a entrega

Disponibilizar informações das etapas (como emissão de documentos fiscais, expedição do pedido e encaminhamento da mercadoria para a transportador), é um fator muito positivo para aumentar a confiança entre vendedores e clientes.

É possível realizar esse processo através de simples consulta no site da loja ou através de informativos enviados por e-mail. Outra opção é o Chatbot, um programa de computador que simula um ser humano ao conversar com as pessoas.

2 – Cumprir prazos de entrega

O cumprimento dos prazos de entrega são um desafio em um país de dimensões continentais como o Brasil. Além disso, problemas como a má condição das estradas em muitos trechos dificultam o processo de transporte de mercadorias, sem falar nos riscos de roubo de cargas.

Há, ainda, as cidades onde a legislação impede a circulação de veículos de cargas em determinados horários e limita os espaços para estacionamento.

3 – Reduzir custos

Um grande desafio do last mile está ligado à eficiência na prestação dos serviços de transporte de produtos. Por isso, para prestar um bom atendimento e reduzir custos, é preciso gerir bem os recursos.

Aumentar o índice de ocupação dos veículos quando as entregas são pulverizadas, ou seja, quando há vários pedidos pequenos espalhados em diferentes pontos de uma mesma região, e adotar sistemas de roteirização são iniciativas eficientes para aumentar a produtividade e reduzir os custos.

4 – Agendar o serviço de entrega

Para clientes que têm pouco tempo livre para receber suas encomendas em casa, essa é uma alternativa bastante atrativa. No entanto, as possibilidades de ocorrerem falhas são muito grandes.

É por isso que boa parte das empresas transportadoras não oferece essa opção ou o faz somente com alguns produtos específicos.

A única maneira de garantir com exatidão o horário da entrega é controlando muito bem as etapas logísticas antes da chegada do produto ao destinatário, como o tempo de carga e descarga e de movimentação dos materiais nos galpões ou centros de distribuição.

Porém, não há como o entregador evitar atrasos no trânsito, problemas com o veículo ou, até mesmo, uma demora maior que a programada nas entregas anteriores. Desse modo, é necessário que a empresa transportadora tenha um planejamento muito bem executado para, então, oferecer este benefício ao consumidor.

5 – Falhas e erros nos pedidos

Mesmo com a informatização dos processos de envio de materiais – como embalagens com códigos de barras, que possibilitam que sejam conferidas e rastreadas em todas as fases do fluxo -, podem ocorrer falhas e erros, e é preciso identificar a origem desses problemas.

Uma vez que a expedição e separação dos pedidos são feitos na fábrica ou nos seus centros de distribuição, provavelmente seja esta a origem do erro. 

6 – Custos com retrabalhos 

Quando uma entrega precisa ser refeita os custos aumentam para quem vendeu e para quem comprou o produto.

A necessidade de reentrega acontece devido à chegada fora da janela de entrega, problemas com a documentação fiscal do produto ou ausência do destinatário, resultando no encarecimento do serviço prestado pela transportadora.

7 – Mercadorias danificadas

Um dos principais problemas na movimentação de mercadorias é a ocorrência de avarias, especialmente na etapa do last mile. Quando isso acontece, os clientes solicitam a troca ou a devolução dos produtos.

Os incidentes mais comuns estão relacionados ao tipo de embalagem usada e o modo como os produtos são organizadas no compartimento de carga. 

Atualmente, todas as questões citadas neste post são desafios na logística para o desenvolvimento das empresas e dos operadores logísticos. Por isso, é indispensável que os gestores dediquem tempo e recursos para avaliar onde o serviço pode ser melhorado para garantir a satisfação dos clientes e para que as empresas se mantenham competitivas no mercado.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais! E aproveite que está aqui para conferir outros artigos interessantes no nosso blog!