Os desafios da logística de produtos agrícolas no Brasil

A logística de produtos agrícolas no Brasil envolve desafios bem específicos, como as grandes distâncias percorridas e a perecibilidade das cargas. Saiba mais!

O Brasil é o maior produtor mundial de café e soja, além de se destacar mundialmente também no cultivo de outros produtos agrícolas. Entretanto, para fazer a gestão logística deste segmento econômico é preciso enfrentar alguns desafios relacionados ao manuseio, armazenagem e transporte das cargas.

Questões como os grandes volumes produzidos, a vasta extensão do território brasileiro e a perecibilidade das cargas, entre outras, tornam complexa a logística desses produtos.

Continue a leitura, entenda melhor as dificuldades enfrentadas pelos gestores na logística de produtos agrícolas em nosso país e as formas encontradas para obter sucesso nas operações.

Quais são as principais dificuldades da logística de produtos agrícolas?

Para evitar prejuízos, a gestão logística de produtos agrícolas precisa ser muito bem planejada. Confira a seguir, os principais desafios do setor.

1 – Grandes volumes para exportação

Boa parte da produção agrícola brasileira é destinada à exportação e essa atividade requer um maior planejamento. Isso porque a exportação implica na geração de custos elevados e em diversas responsabilidades legais e fiscais. Além disso, ainda tem a questão ligada à armazenagem e ao transporte adequado.

2 – Longas distâncias para percorrer

Além dos volumes exportados, os produtos agrícolas também são distribuídos para todas as regiões do nosso país, o que é bom. No entanto, isso implica em percorrer longas distâncias, com viagens que chegam a durar vários dias.

Viagens mais demoradas geram custos de frete mais altos, sem falar no desafio de preservar os alimentos da forma correta para evitar perdas.

3 – Produtos perecíveis

A perecibilidade dos produtos alimentícios influencia todo o processo logístico. É fundamental atentar para o manuseio adequado desses produtos na carga, descarga e no transporte. Além disso, também é necessária atenção quanto ao tempo de viagem e outros cuidados para evitar perdas e prejuízos.

4 – Custos com frete

Seja qual for o modal utilizado, o frete é uma despesa comum a todo produtor agrícola. Dessa forma, é preciso contabilizar as despesas com o deslocamento das cargas.

Da mesma maneira que os custos de produção, o valor do frete – que muitas vezes é elevado – também impacta nos resultados quando o preço dos commodities fica abaixo da média.

5 – Sazonalidade

As safras são sazonais, portanto, se torna necessário um planejamento diferenciado para cada categoria de alimento. Sendo assim, é preciso lançar mão de diferentes equipamentos e ferramentas, que ficam parados nas entressafras. Para evitar prejuízos aos produtores isso precisa ser muito bem administrado. 

Como garantir a eficiência na logística de produtos agrícolas?

Até aqui, vimos que a logística de produtos agrícolas implica em alguns grandes desafios. Entretanto, com uma boa gestão é possível superar as dificuldades do setor.

Continue a leitura e confira alguns pontos importantes para obter êxito na gestão logística de produtos agrícolas:

1 – Planejamento logístico específico para cada produto

É fundamental atentar para as diferentes safras e sazonalidades, planejando ações para o maior aproveitamento possível dos produtos.

Desta forma, fica mais fácil lidar com questões ligadas ao maquinário parado e ao transporte e à perecibilidade dos alimentos.

Por exemplo: equipamentos e ferramentas podem ser alugadas nos períodos de entressafra ou utilizadas para outras atividades, para reduzir custos e gerar lucro.

2 – Controle de estoque

Trabalhar com estoques agrícolas é uma tarefa complexa. Aqui, mais uma vez, a organização e o controle são indispensáveis para gerir a perecibilidade e outras questões que podem prejudicar a qualidade da produção.

Por isso, é preciso contar com profissionais qualificados para desenvolver este trabalho. 

3 – Armazenamento adequado

O armazenamento é uma etapa importantíssima da logística. Além de interferir na preservação e conservação dos produtos, ele gera custos importantes para as empresas.

Assim, dependendo do volume de produção, manter um galpão pode não ser a melhor escolha. Portanto, é preciso considerar sempre a relação custo-benefício.

Esse assunto foi pertinente para você? Já passou por uma dificuldade diferente destas que citamos? Deixe seu comentário aqui embaixo! Acompanhe também nosso blog, nele temos muitos outros artigos interessantes sobre logística. Aproveite que está aqui e confira!