Auditoria logística: entenda o que é e como realizar

Realizar auditoria logística é muito importante para entender o desempenho do setor. Confira aqui como o processo é realizado e quais os benefícios.

Os processos dentro de uma empresa, independente do porte e do setor, sempre devem ser avaliados e melhorados. Isso permite um aumento na produtividade e na eficiência das atividades realizadas. 

Além disso, alguns setores têm papel fundamental dentro das empresas para que o processo de produção e entrega dos produtos ocorra de forma correta, como é o caso do setor logístico. Ter um setor logístico alinhado e eficiente é essencial para o sucesso e desenvolvimento de qualquer empresa

Neste conteúdo, vamos falar sobre um assunto importante: auditoria logística. Saiba o que, como realizar, e quais são os benefícios de implementar este processo em sua empresa.

O que é auditoria logística?

A auditoria logística é uma avaliação periódica realizada em todos os itens que estão associados ao setor de logística de uma empresa. São auditados, por exemplo, o processo de armazenamento, transporte e entrega de produtos, além da satisfação dos clientes. 

A partir desta análise, é possível identificar aspectos que precisam ser melhorados no setor. Além disso, identifica também as correções necessárias para que todas as etapas do processo funcionem corretamente.

Outro ponto importante é que os resultados da auditoria devem servir de base para orientar a tomada de decisões e traçar estratégias eficientes para melhorar o desempenho do setor. Desta forma, o setor ganha em qualidade, agilidade, eficiência e produtividade.

Como é realizada uma auditoria logística?

O primeiro passo para a realização de uma auditoria consiste em fazer um mapeamento completo do setor. Assim, todas as tarefas realizadas, o fluxo de trabalho e também os números relacionados a metas e entregas são observados. Isso permite mapear o desempenho atual do setor logístico.

O que deve ser auditado?

Já mencionamos que todos os processos do setor logístico devem ser mapeados para análise. Mas é preciso entender, em detalhes, quais aspectos fazem parte da auditoria. É sobre isso que falamos neste tópico

Esses pontos são divididos em variáveis qualitativas, mais relacionadas à execução do planejamento, e variáveis quantitativas, que fornecem dados relacionados ao processo e satisfação do cliente.

Entre as variáveis quantitativas, podemos citar:

  • Precisão do processo de entrada de pedidos
  • Percentual de atendimento dos pedidos realizados
  • Taxa de resolução de problemas
  • Grau de satisfação do cliente com as entregas realizadas
  • Processo de rastreamento e acompanhamento dos itens despachados
  • Custos relacionados ao atendimento ao cliente

Todos esses números embasam o resultado da auditoria e mostram pontos que necessitam de melhorias para que o serviço ganhe em qualidade e eficiência. Além dos itens já citados, também são analisadas as variáveis qualitativas, relacionados a execução do planejamento realizado para o setor. Entre os dados auditados podemos citar:

  • Planejamento de armazenagem dos produtos
  • Relacionamento com os fornecedores
  • Planos de distribuição e terceirização de funções
  • Processo de produção e equipamentos utilizados no setor
  • Desempenho da equipe logística

Além disso, também é realizada uma simulação de algumas situações. Assim, é possível entender qual é a capacidade da empresa para atender as demandas futuras que podem surgir no mercado.

A auditoria logística pode ser realizada de duas formas distintas: interna ou externa. Quando se trata de uma auditoria externa, uma empresa especializada é contratada para realizar os processos da auditoria. 

Por outro lado, quando falamos de auditoria interna, são os próprios colaboradores, ou um setor específico de auditoria dentro da empresa que realiza este processo, sem interferência externa.

Benefícios de realizar uma auditoria o processo logístico

Até aqui, falamos sobre o conceito e de como realizar uma auditoria logística. Mas, quais são os benefícios gerados para a empresa?

Neste aspecto, é fundamental citar que, com a realização de uma auditoria, os gestores têm em mãos dados que devem servir de base para o planejamento futuro das ações do setor

Além disso, com base nos resultados da auditoria, é possível identificar quais pontos necessitam ser melhorados para que o processo ganhe eficiência.

Também é possível encontrar gargalos no processo, onde os custos são altos, com baixo retorno. Produtividade e eficiência também aumentam como consequência da análise e implementação de melhorias no setor. 

Como abordamos, esse processo é fundamental para o entendimento de melhorias necessárias e para a qualificação do serviço oferecido pela empresa. 

E sua empresa, costuma realizar auditoria logística? No nosso blog temos muitos conteúdos relacionados a área. Acesse e confira!