Intralogística: conheça os benefícios desta estratégia

A intralogística é uma estratégia fundamental para a movimentação de materiais e otimização de processos internos nas empresas. Conheça seus benefícios!

Apesar de a logística ser mais comumente associada ao transporte de cargas e materiais, essa etapa do processo não expressa todas as atividades ligadas à logística. 

Muito antes do transporte de produtos, alguns processos internos precisam ser organizados. É o caso da movimentação de materiais em armazéns e galpões e o próprio fluxo de materiais na linha de produção. É aí que entra a intralogística. Saiba mais sobre o assunto neste conteúdo!

O que é intralogística?

A intralogística também é conhecida como logística in house, isso porque é realizada internamente nas empresas. Esse processo diz respeito ao gerenciamento e otimização de todo o fluxo de armazenagem dos materiais, produtos e matérias primas da empresa, enfim, de toda a cadeia de suprimentos. Esses insumos podem estar armazenados em estoques, galpões e centros de distribuição.

Além disso, a intralogística busca automatizar todos esses processos, desta forma, integra dados relacionados à movimentação de materiais e a todas as etapas da produção  em softwares específicos voltados a esta gestão. O grande objetivo neste caso é garantir que a distribuição dos insumos necessários para a produção e funcionamento da organização ocorra de forma eficiente e otimizada.

Qual a importância da intralogística e como ela funciona?

Como mencionamos, o grande objetivo da intralogística é garantir uma distribuição eficiente dos insumos necessários. Considerando isso, a automação dos processos relacionados ao fluxo de materiais e insumos contribui para que todos os processos ocorram da maneira correta dentro da empresa. Além disso, auxilia na melhora da produtividade, uma vez que os processos se tornam otimizados e eficientes. 

Apesar de ser baseada no uso de tecnologia, processamento de dados e sistemas de automação, a intralogística tem outra característica muito importante. Seu uso deve servir de orientação para que os colaboradores tenham pleno conhecimento de todas as etapas do processo produtivo. Isso inclui desde o recebimento dos materiais, até o armazenamento, embalagem e distribuição.

Com isso, conhecendo os processos de distribuição de materiais, também é possível realizar a alocação correta de equipamentos e mão de obra, de acordo com as necessidades percebidas.

Quais os benefícios para as empresas?

Quando investem em uma estratégia sólida de intralogística, as empresas ganham em produtividade, otimização de custos, competitividade, e uma série de outros fatores. Isso porque, contando com processos bem definidos e automatizados e também com a integração de dados é possível traçar estratégias de melhoria. Confira os principais benefícios da intralogística: 

Otimização de custos

Com a implementação de uma estratégia de intralogística, é possível enxergar pontos de melhoria necessários dentro dos processos. Isso diz respeito à quantidade de etapas necessárias para a movimentação dos materiais e ao tempo gasto para que os insumos cheguem na linha de produção, por exemplo.

Assim, é possível identificar etapas do processo onde é gasto mais tempo do que o necessário. E o tempo de produção está diretamente ligado à produtividade e aos gastos, não é mesmo? Ou seja, com uma estratégia de intralogística é possível identificar gastos desnecessários, ou elevados, que devem ser corrigidos.

Fluidez dos processos

Quando os processos logísticos internos estão alinhados, a produção acontece com maior fluidez. Isso porque os insumos necessários estarão disponíveis no momento correto. Isso evita atrasos e falhas causados por problemas com a movimentação de materiais, o que torna a produção mais eficiente.

Aumento de produtividade

Um dos grandes benefícios quando processos são automatizados, analisados e melhorados é o aumento da produtividade. Isso ocorre pois se torna possível fazer mais, em menos tempo e com mais qualidade. 

Desta forma, todos os processos relacionados a movimentação, produção e expedição de materiais e produtos se tornam mais eficientes. 

Isso também pode refletir no tempo necessário para entregas, o que influencia diretamente o processo de vendas. Neste sentido, a empresa ganha também em competitividade.

Ou seja, a implementação de estratégias de intralogística é essencial para uma produção otimizada e eficiente. Neste sentido, é fundamental contar com equipamentos de qualidade para a movimentação de materiais  que atendam as necessidades da empresa.

Aqui na Metaro, desenvolvemos equipamentos voltados para a movimentação de materiais, como a doca móvel e a rampa rebocável. O uso desses equipamentos contribui significativamente para o aumento da produtividade e competitividade. Para conhecer as nossas soluções é só clicar aqui e falar com a nossa equipe, estamos prontos para entender a sua necessidade!