ergonomia-física

Proporcionar conforto, segurança e melhor qualidade de vida ao colaborador é um dos principais focos da ergonomia física e da ergonomia organizacional. Ao longo do expediente, seus corpos são exigidos de diversas formas, o que pode acarretar diversas lesões, dores, entre outras complicações.

Desta forma, empresas e organizações precisam buscar adequar as suas atividades, para que estas estejam de acordo com os limites e a capacidade de cada indivíduo. E para ajudar você, trouxemos este conteúdo para explicar o que é a ergonomia física e a organizacional, além de suas respectivas importâncias e benefícios.

Continue com a leitura e saiba mais!

O que é a Ergonomia Física?

ergonomia-física-1

A ergonomia é um grupo de regras e procedimentos que tem como objetivo cuidar da saúde dos profissionais, sendo estas ergonomia física, ergonomia cognitiva e ergonomia organizacional.

Dentre os tipos de ergonomia, daremos ênfase neste conteúdo na ergonomia física e organizacional.

A ergonomia física estuda e analisa a relação entre a fisiologia, biomecânica, antropometria e anatomia do ser humano, com as atividades que são realizadas pelo mesmo.

Sendo que está se divide em quatro áreas diferentes:

1 – Ergonomia de Correção

A ergonomia de correção tem seu foco voltado para atuação do local de trabalho.

Seu fundamento é as modificações e adaptações do ambiente físico de trabalho, como iluminação, temperatura, ruídos, ventilação, equipamentos, entre outros elementos necessários para proporcionar conforto e condições salubres aos seus colaboradores.

Desta forma, a ergonomia de correção é uma ferramenta utilizada para adequar os ambientes, visando reduzir os riscos ergonômicos e prevenir doenças ocupacionais, melhorando assim a qualidade de vida de seus colaboradores.

2 – Ergonomia de Conscientização

A ergonomia de conscientização tem como objetivo educar os colaboradores, incentivando-os a utilizar o espaço de trabalho de maneira eficiente, para que assim  usufruam da melhor maneira os seus benefícios.

Treinamentos e palestras podem ser realizados para que o colaborador aprenda a maneira adequada de utilizar os equipamentos e mobiliários, adotar postura correta e por meio da ginástica laboral realizar alongamentos, fortalecimento muscular, relaxamentos dentre outros benefícios.

3 – Ergonomia de Concepção

A ergonomia de concepção tem como propósito estudar projetos com os segmentos de engenharia, segurança e recursos humanos para compreender as atividades, equipamentos, layouts dos ambientes, mobiliários, entre outros fatores que influenciam na saúde e eficiência do colaborador.

A partir do resultado deste estudo, intervenções são realizadas diretamente no projeto do ambiente, com o intuito de promover organização, melhora nos processos de trabalho e aumento da capacidade produtiva.

4 – Ergonomia Participativa

A ergonomia participativa é definida como uma tática de envolver os colaboradores no planejamento e controle de uma parcela de suas atividades, com capacidade e conhecimento para influenciar nos processos e resultados, para que assim atinjam as suas metas e possibilitem controle dos problemas de ergonomia.

Sua aplicação possibilita que riscos ergonômicos e de acidentes sejam evitados. Isso porque os próprios colaboradores são capazes de identificar as falhas e propor as melhorias necessárias.

O que a Ergonomia Física Analisa?

ergonomia-física-2

Dentre os principais itens que costumam ser analisados pela ergonomia física, podemos citar:

  • Mecanismos de Regulação;
  • Realizar as atividades laborais com menor exigência muscular;
  • Postura corporal no local de trabalho;
  • Existência de movimentos repetitivos;
  • Projeção dos postos de trabalho;
  • Distúrbios musculoesqueléticos;
  • Segurança;
  • Saúde do colaborador.

Com o propósito de melhorar o desempenho dos colaboradores durante a realização de suas atividades, a ergonomia física entra em cena.

Um ambiente de trabalho bem projetado garante a qualidade de vida dos colaboradores, reduzindo o estresse e doenças ocupacionais. Além disso, busca aumentar a produtividade da empresa.

A ergonomia busca classificar os biotipos e então dimensionar máquinas, equipamentos e as demais ferramentas necessárias para a realização dos trabalhos, para que estes se adaptem a capacidade de todos os colaboradores.

banner de contato metaro

Como Funciona a Ergonomia Física na Prática?

ergonomia-física-3

A ergonomia física pode ser empregada de diversas formas dentro de uma empresa ou organização, sendo que as ações a serem tomadas podem sofrer variação para que estas se adaptem aos mais variados segmentos de atuação.

Dentre alguns itens que podem ser melhorados, podemos citar:

1 – Iluminação Eficiente

Uma iluminação inadequada pode dificultar o desenvolvimento das atividades, além de ser capaz de prejudicar a visão.

Desta forma, é preciso que os ambientes possuam iluminação natural e artificial adequadas ao esforço que as atividades desenvolvidas exigem seguindo a normatização.

2 – Equipamentos Corretos

A utilização de equipamentos adequados à realização de cada tarefa é a melhor forma de prevenir doenças laborais e melhorar as condições de trabalho.

Para cada atividade normalmente existem equipamentos adequados e que se adaptam à postura e características anatômicas dos colaboradores, facilitando as suas atividades e melhorando assim a sua produtividade.

O manuseio de cargas com peso excessivo, por exemplo, pode prejudicar a coluna, além de provocar outras consequências. Por este motivo o auxílio de equipamentos para a realização das atividades é essencial.

Conheça: aproveite a oportunidade para descobrir as SOLUÇÕES ERGONÔMICAS exclusivas que a METARO desenvolve para o mercado logístico!

3 – Estímulo à Vida Saudável

Incentivar o colaborador a ter uma vida saudável, não necessariamente é uma obrigação dentro da empresa. Contudo, a saúde do colaborador impacta diretamente no desenvolvimento de suas atividades.

Diante disso, incentivar a alimentação saudável, prática de atividade física e outras condutas saudáveis melhora a sua qualidade de vida e assim a maneira como as suas tarefas são realizadas.

4 – Conceder Pausas

As pausas ou tempo de recuperação de fadiga (TRF) entre as atividades são primordiais para proporcionar o descanso necessário para o organismo recarregar as energias.

A implementação da ginástica laboral também contribui para melhora da oxigenação dos músculos, prevenindo lesões, e auxiliando na recuperação do músculo.

5 – Distribuir as Responsabilidades

Distribuir as tarefas para que ninguém fique sobrecarregado é uma das ações da ergonomia. Desta forma, as atividades serão divididas entre os colaboradores, evitando estresse e sobrecarga mental e física.

6 – Taxa de Ocupação

Planejar as atividades que precisam ser realizadas é uma boa maneira de manter o ambiente de trabalho organizado, realizar as tarefas necessárias e ainda manter a produtividade, sem que os colaboradores sejam sobrecarregados e expostos a situações estressantes.

7 – Manter a Boa Comunicação

Manter a boa comunicação entre todos os envolvidos dentro da empresa ou organização é a maneira mais eficaz de distribuir as responsabilidades e planejar as tarefas.

A falta de comunicação desestimula os funcionários, além possibilitar que adversidades e estresse decorrentes da falha de comunicação ocorram.

8 – Temperatura do Ambiente

Um ambiente muito quente ou muito frio pode impactar no desempenho do colaborador, tornando-o menos eficiente.

Isto porque a temperatura desagradável provoca o aumento da fadiga, esgotamentos e até mesmo dores musculares. Promover a adequação do ambiente de trabalho maximiza desta maneira o melhor desempenho das atividades.

Quer descobrir como a Metaro pode ajudar na ergonomia da sua empresa? Fale conosco e descubra as ofertas exclusivas que temos disponíveis! CLIQUE AQUI!

Quais os Benefícios da Ergonomia Física?

ergonomia-física-4

Implementar a ergonomia física, juntamente com as demais modalidades, traz uma série de benefícios, dentre os quais podemos destacar:

  • Melhor qualidade de vida dos colaboradores;
  • Redução com gastos médicos;
  • Ambiente de trabalho mais adequado e seguro;
  • Redução dos afastamento por lesões e outras complicações;
  • Maior valorização profissional;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução do cansaço;
  • Prevenção de acidentes;
  • Processos de trabalho mais eficientes.

Desta forma a ergonomia física objetiva modificar e adequar os processos de trabalho para que a realização das atividades atenda às necessidades dos colaboradores, assim como as da empresa.

Lembre-se: uma equipe motivada, informada e com as condições necessárias de trabalho é muito mais eficiente e produtiva.

O que é Ergonomia Organizacional?

ergonomia-na-indústria-1

A ergonomia organizacional se refere às ações e procedimentos implementados no ambiente de trabalho, e que tem por objetivo possibilitar melhores condições aos colaboradores no desempenho de suas funções.

Além disso, a ergonomia organizacional, também é chamada de macroergonomia, pois ela abrange diversas áreas dentro de uma empresa ou instituição, e é um dentre os diversos tipos de ergonomia.

Ou seja, reúne ações e procedimentos das diversas áreas da ergonomia, tanto a física quanto a ergonomia participativa e cognitiva.

Porém, não diz respeito apenas a danos físicos e a adaptação de mobiliários, mas sim a tudo que envolve a estrutura e o clima organizacional da empresa ou instituição.

Desta forma, ela engloba:

  • Comunicações internas entre a equipe;
  • Estrutura organizacional;
  • Políticas internas;
  • Recursos humanos;
  • Trabalhos em equipe;
  • Cultura organizacional;
  • Projetos;
  • Gestão dos processos.

Ou seja, a ergonomia organizacional envolve desde áreas mais técnicas, como a estrutura da organização, até áreas humanas, como a comunicação e o trabalho em equipe.

Qual a Importância da Ergonomia Organizacional?

ergonomia-física-5

Os colaboradores passam boa parte do seu dia no ambiente de trabalho. Desta forma, buscar formas de promover melhores condições durante este período é fundamental, tanto para sua saúde mental, quanto física.

Assim, quando implementada de forma correta, a ergonomia organizacional pode promover diversos benefícios dentro de toda a empresa ou organização, bem como para os colaboradores. Entre os benefícios, podemos citar:

1 – Mais Produtividade

Ambiente físico inadequado, somado com um clima organizacional ruim, levam ao surgimento de problemas de saúde, bem como ao esgotamento físico e mental.

Fatores estes que impactam diretamente na produtividade do colaborador, levando, por exemplo, a fadiga, falta de concentração, agitação, dentre outros. Ou seja, o colaborador se torna menos produtivo.

Assim, com a ergonomia organizacional, são adaptados os ambientes de trabalho, bem como otimizados os processos de trabalho, garantindo um ambiente de trabalho mais confortável, adequado ao desenvolvimento de cada atividade.

Consequentemente, como resultado, a produtividade aumenta.

2 – Melhor Qualidade de Vida

O objetivo da ergonomia organizacional é promover um ambiente de trabalho apropriado para os colaboradores desenvolverem as suas atividades.

Desta forma, promovendo melhorias em diversos aspectos dentro de uma empresa ou organização, não somente a realização das atividades se descomplica, mas também sua qualidade de vida no ambiente de trabalho melhora.

Profissionais felizes em seu ambiente de trabalho, além de desenvolverem suas atividades da melhor maneira possível, têm a capacidade de promover os negócios.

3 – Redução de Problemas de Saúde

Como já explicamos, a ergonomia organizacional engloba várias áreas. Desta forma, ela abrange também a adoção de práticas da ergonomia física.

Assim, ao adaptar os ambientes físicos de trabalho, é possível prevenir riscos de acidentes e o surgimento de diversos problemas de saúde, como dores, lombalgia e lesões por esforço repetitivo.

Neste contexto, a utilização de equipamentos e elementos ergonômicos é uma excelente forma de evitar danos à saúde dos colaboradores, garantindo uma boa ergonomia organizacional, além de assegurar maior qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Pensando nisso, a METARO desenvolveu alguns equipamentos especialmente projetados para garantir a ergonomia dos colaboradores durante o desenvolvimento de suas atividades. São eles:

3.1 – Mesa Extra Baixa

mesa extra baixa

A MESA EXTRA BAIXA é projetada para auxiliar na adequação ergonômica nos postos de trabalho, auxiliando na desmontagem de paletes de carga, os mantendo na altura ideal para que fique ao alcance do operador.

Assim, evitando a inclinação do tronco para pegas próximas ao piso, bem como a elevação dos braços acima do nível dos ombros, que possa acarretar danos à saúde do colaborador.

3.2 – Mesa Elevatória Pantográfica

A MESA ELEVATÓRIA PANTOGRÁFICA ajuda a promover a melhoria dos processos produtivos, garantindo adequação ergonômica, através da compensação de desníveis entre pavimentos, equipamentos, pessoas e veículos.

As mesmas podem ser instaladas sobrepostas ao piso ou embutidas em fosso, evitando assim a interrupção do fluxo de trabalho. Quando elevadas sua altura pode ser ajustada de acordo com a necessidade do operador, garantindo assim ergonomia aos mesmos durante a realização de suas atividades.

4 – Retenção de Talentos

Um ambiente de trabalho apropriado não promove somente a melhoria da produtividade, mas também tem a capacidade de atrair e reter talentos.

Quando a empresa emprega ações e procedimentos de ergonomia organizacional, melhora o ambiente de trabalho, motiva e melhora a qualidade de vida da equipe.

Fatores que atraem profissionais, além de reduzir as chances dos colaboradores deixam a empresa. Afinal, se o ambiente de trabalho é bom, não há motivos para o colaborador sair.

Assim, retendo bons talentos, consequentemente a produtividade e os resultados dos negócios tem mais chances de se tornarem positivos, aumentando a rentabilidade.

5 – Minimização de Conflitos

Conflitos internos entre membros da equipe não são incomuns. Contudo, evitá-los é fundamental, pois podem impactar na produtividade e na qualidade de vida dos colaboradores.

Assim, buscar formas de evitar estes conflitos através da ergonomia organizacional é essencial, e promover a melhoria das relações é extremamente importante.

Inclusão entre os colaboradores, gincanas, confraternização, pode ser uma forma de possibilitar a relação entre a equipe, melhorando o ambiente de trabalho e seu relacionamento.

Conheça as Soluções Metaro para Auxiliar a Ergonomia da sua Empresa!

Como você pôde notar, a ergonomia é um ponto de extrema importância para as empresas e, é claro, para todos os setores do mercado, especialmente o logístico.

E, para oferecer as melhores oportunidades aos seus colaboradores, é essencial que você busque por meios teóricos e práticos de ajudá-los como, por exemplo, os equipamentos METARO, os quais já mencionamos brevemente.

Quer ter a oportunidade de conhecer ainda mais sobre eles, além dos demais produtos disponíveis em nosso catálogo? Então, ENTRE EM CONTATO CONOSCO, fale com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas hoje mesmo!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento