Planejamento e controle da produção e a importância para a indústria

O planejamento e controle da produção é essencial para ter um gerenciamento eficiente dentro de uma cadeia produtiva. Continue a leitura e saiba mais!

O planejamento e controle da produção é parte fundamental para uma administração eficiente das atividades de uma indústria.

A partir deste processo é possível, além de planejar todas as atividades, prever possíveis falhas e evitá-las, além de possibilitar o controle e otimização de todas as etapas que impactam a performance das operações.

Continue a leitura e saiba o que é, qual a importância e quais as etapas deste processo!

O que é planejamento e controle da produção (PCP)?

O planejamento e controle da produção, ou PCP, é um processo que tem como objetivo auxiliar no gerenciamento dos processos de produção dentro de uma indústria.

Consiste em planejar, programar e controlar as linhas de produção, sendo que cada uma desempenha as seguintes funções:

  • Planejamento: o que e quando deverá ser produzido; 
  • Programação: recursos que serão utilizados durante o processo de produção e o tempo necessário para a realização de cada atividade;
  • Controle: monitoramento e gerenciamento de toda a produção, com informações de demanda produzida, fluxo de aproveitamento, etapas de cada processo, serviços e materiais necessários, entre outros.

A partir da confirmação de todos estes dados, um mapa de produção é criado, também chamado de PMP ou plano mestre de produção, no qual serão definidas as diretrizes do processo produtivo.

Todas as etapas dentro de um planejamento da produção estão interligadas de alguma forma. Isso porque, apesar de cada etapa ser distinta, todas tem como objetivo a otimização da produção. Desta forma todas as etapas precisam ser planejadas com o máximo de cuidado e atenção.

Fases do Planejamento e controle de produção

O processo de aplicação do planejamento e controle de produção pode sofrer variações de acordo com o ramo de atividade de cada indústria.

Contudo, comumente a estrutura, ou as etapas de uma cadeia produtiva são semelhantes para todas as indústrias, sendo elas:

Antecipação da demanda

Nessa etapa, através de uma previsão, estima-se a quantidade de produtos que a empresa deverá vender para calcular a sua demanda de produção, materiais e recursos necessários.

Esta previsão refere-se a um planejamento que apresenta resultados de curto a longo prazo. Isto possibilita um melhor planejamento e gerenciamento dentro da produção.

Capacidade de produção

A partir da etapa anterior, é possível determinar a necessidade de adaptar, aumentar ou diminuir a capacidade de produção, para que seja possível atender a demanda prevista.

O planejamento de produção permite identificar se há a necessidade de adquirir mais matérias primas ou equipamentos para a produção dos materiais ofertados.

Estratégias de produção

A partir da demanda e capacidade produtiva, busca-se montar a estratégia de produção mais adequada para a indústria.

Dentro deste planejamento, são usados como parâmetros fatores como: volume de produção, estoque, mão de obra, horas necessárias para produção, serviços logísticos, entre outros, que possam estar envolvidos dentro de toda a cadeia produtiva.

O planejamento estratégico ou planejamento agregado da produção (PAP) costuma ser elaborado anualmente e revisado mensalmente, de acordo com o desenvolvimento das atividades e das demandas, possibilitando a análise e tomada de decisões.

Operacionalização de produção

A operacionalização de produção ou programação mestre da produção (PMP), refere-se a execução dos planos a curto prazo.

Neste contexto são analisados e distribuídos os recursos, como equipamentos, materiais e pessoas, para a produção necessária para prover a demanda preestabelecida.

É a partir desta etapa que é definido de maneira mais exata quais são os itens, quantidades necessárias para produtos, assim como o estoque, com informações mais precisas e detalhadas.

Programação detalhada da produção

Programação detalhada da produção (PDP), é a etapa operacional, na qual são definidas as ações necessárias para operar no dia a dia. Esta etapa é subdividida em outras três, sendo:

Gestão dos materiais: planejamento e controle da demanda de materiais necessários, gestão de estoque, formas de reposição, quantidades por lote, entre outras atividades diretamente relacionadas aos materiais.

Sequenciamento: definição da sequência dos processos a serem realizados para otimizar os processos, reduzir atrasos e melhorar a produtividade.

Documentação: emissão de toda a documentação envolvida nos processos produtivos, notas fiscais, pedidos, ordens de produção, entre outros.

Para facilitar todo o processo da etapa de programação detalhada da produção, é possível utilizar um software específico para a área, que permite ter uma gestão mais eficiente.

Controle da produção

A etapa de controle de produção ou PCP, basicamente consiste no acompanhamento de todas as etapas dentro de um processo produtivo.

A partir desta etapa é possível verificar o andamento dos processos e analisar se os mesmos estão sendo executados conforme o planejado.

Além disso, através da análise de todas as atividades, é possível examinar se as ações planejadas precisam ser adaptadas em decisões futuras.

banner com orientação para download do material relacionado a indicadores de produtividade

Vantagens do planejamento e controle da produção dentro da indústria

Por meio de um bom planejamento e controle da produção dentro da indústria, é possível melhorar diversos processos. Isso porque a gestão se torna mais eficiente, por meio de informações mais precisas.

Dentre os benefícios, podemos citar:

Produção contínua

Através de um planejamento é possível trabalhar com um produção mais controlada, ou seja, através de ações planejadas e que reduzem as probabilidades de erros, e assim a paralisação das atividades.

Um bom planejamento permite prever as falhas e agir de maneira assertiva.

Entregar dentro dos prazos estabelecidos

Cumprir os prazos é um dos maiores desafios dentro de uma indústria. E esta falha impacta diretamente a relação com os fornecedores e clientes, o que causa prejuízos.

Através de um controle eficiente, é possível ter maior controle das etapas e assim cumprir os prazos de entrega, melhorando a relação com clientes e fornecedores, e a reputação da empresa no mercado.

Redução dos desperdícios

Por meio de uma programação, é possível determinar a quantidade de materiais, tempo gasto, falhas, entre outros fatores ligados a cada processo.

Isso permite identificar, controlar e gerenciar melhor cada atividade, bem como todos os insumos utilizados nas mesmas, garantindo melhor eficiência em cada um deles.

Todos estes fatores em conjunto otimizam os gastos durante o processo produtivo, consequentemente reduzindo os desperdícios.

Para que este sistema funcione, no entanto, é necessário que haja a integração entre todas as áreas. Isso possibilita uma programação detalhada de todas as atividades, com ordens de prioridades, recursos e prazos.

Além disso, para um bom progresso, é essencial que a empresa tenha um boa gestão, que busque acompanhar do início ao fim todas as tarefas, evitando atrasos, desperdícios e propondo soluções para otimizar os processos.

Quando empregado de forma correta este método ajuda auxiliar na melhora das atividades da indústria como um todo, com base nas informações e capacidade real da fábrica, o PCP contribui para decisões mais certeiras e eficientes, gerindo melhor a fábrica, impactando positivamente na produtividade.

Continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a mais informações relacionadas a produtividade, logística e indústria!

banner com orientação para solicitar um orçamento e conhecer os produtos Metaro