Como usar a tecnologia na logística para melhorar seus processos

A tecnologia na logística é uma importante ferramenta para redução de custos e aumento da produtividade. Saiba como ela pode ser útil para melhorar processos.

A tecnologia na logística pode ser utilizada para otimizar e melhorar os mais variados setores e segmentos.

A grande quantidade de informações que envolvem todo o processo logístico demandam muita atenção, e podem acarretar em falhas, que impactam diretamente vários setores dentro de uma empresa.

Desta forma, a tecnologia torna-se essencial, podendo ser uma solução eficaz para automatizar, aperfeiçoar os processos e melhorar a gestão de toda a cadeia logística.

Confira a seguir alguns pontos em que o uso da tecnologia na logística pode ser benéfico!

Integrar processos

Uma das grandes vantagens de empregar a tecnologia nos processos logísticos é a possibilidade de integrar e facilitar o monitoramento de todas as atividades.

Os diversos sistemas existentes permitem que todas as etapas que constituem uma cadeia logística possam ser agrupadas.

Desta forma, a comunicação entre as etapas é realizada em tempo real, agilizando o desenvolvimento das mesmas de forma eficiente.

Em outras palavras, integralizar os diferentes tipos de processos permite centralizar todas as informações envolvidas de forma segura, ajuda a reduzir e evitar erros, agilizando as etapas e maximizando a produtividade.

Melhorar a relação com os parceiros de negócios

A integração dos processos não ocorre só de forma interna, ela também pode englobar as demais empresas envolvidas.

Assim é possível aperfeiçoar o relacionamento entre todas as partes envolvidas dentro de um processo, em prol de um objetivo comum, um processo logístico eficiente.

Melhorar a comunicação entre os envolvidos auxilia no desenvolvimento das atividades, que se tornam mais descomplicadas e com menores probabilidades de erros causados por falhas de comunicação.

Rastreamento de cargas

A aplicação da tecnologia na logística de rastreamento de cargas já é muito conhecida pelos clientes, porém é uma ferramenta muito útil também dentro das empresas.

Isso porque permite que a empresa acompanhe todo o percurso pelo qual a mercadoria passa, desde o recebimento do pedido até a sua entrega. Ou seja, é possível acompanhar as especificações de todas as etapas. Isso permite identificar e tomar decisões mais assertivas no caso de possíveis falhas, como avarias. 

Além disso, é uma forma de melhorar o relacionamento com o cliente, pois oportuniza o acompanhamento do pedido.

Tecnologia móvel

A tecnologia móvel já é parte integrante do dia a dia da grande maioria das pessoas, e é uma ótima ferramenta para acessar e repassar informações de qualquer lugar.

Sistemas de informação podem ser utilizados para a gestão de etapas que ocorrem fora das dependências da empresa, como o transporte.

Informações em tempo real auxiliam na tomada de decisão e ações para evitar ou remediar possíveis problemas ocasionados durante o percurso.

Controle de fretes

Alguns programas permitem a gestão de fretes, sendo possível controlar os custos relacionados a atividades, documentos, realizar cálculos dos valores dos fretes, entre outros.

Além disso é uma excelente ferramenta para realizar pesquisas para a contratação de fretes de acordo com características buscadas, de maneira rápida e descomplicada.

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Supervisionar o trabalho das transportadoras

Nos casos em que o transporte for terceirizado, a utilização da tecnologia permite que a empresa acompanhe o trabalho da transportadora em tempo real, identificando se a conduta adotada está de acordo com o contratado.

O status em tempo real possibilita acompanhar a situação das mercadorias, e tomar as decisões necessárias de acordo com as mesmas.

Reduzir o prazo de entrega

A tecnologia na logística pode ser empregada nas mais diversas etapas,ou seja, é uma ferramenta utilizada para melhorar a produtividade em toda a cadeia.

Todos esses processos, quando executados de maneira correta e eficiente, promovem a produtividade e consequentemente impactam no tempo de entrega do produto ao cliente final.

Com o aumento da produtividade e a entrega do produto dentro do prazo, o cliente fica satisfeito, impactando na boa reputação da empresa e também na fidelização

Melhorar o relacionamento com os clientes

Atualmente existem no mercado ferramentas voltadas especificamente para o relacionamento com os clientes, como o CRM ou Customer Relationship Management, que tem como objetivo melhorar os processos, como foco da satisfação dos clientes.

Estes programas mantém um banco de dados com informações de cada cliente, dentre elas as opiniões sobre os produtos e serviços prestados.

Através destes feedbacks é possível identificar falhas e montar estratégias para melhorar os procedimentos, disponibilizando serviços de maior qualidade.

Otimizar a gestão de estoque

A gestão do estoque é essencial para obter lucratividade, visto que o estoque é parte importante do capital da empresa.

Desta forma, contar com um sistema de gestão ajuda a automatizar todo o estoque, viabilizando maior controle das entradas e saídas de mercadorias e atividades, Isso é essencial para eliminar retrabalhos e prejuízos decorrentes de erros.

Os sistemas de controle de estoque costumam mesclar as informações pertinentes aos produtos, incluindo o recebimento, saída, quantidade em estoque, documentação relacionada, entre outros.

Ou seja, é a forma de ter total controle de todas as informações dos produtos e serviços ofertados pela empresa.

Gestão de processos

Dentro de uma cadeia logística as cargas passam por diversas etapas, gerando grande quantidade de informações dos mais diversos tipos e contextos, o que pode tornar a tarefa de gestão complicada.

Por meio do uso da tecnologia na logística, é possível acompanhar e controlar todos os processos e informações ligadas aos mesmos.

Deste modo o investimento em bons softwares torna-se essencial para que as atividades e operações realizadas ocorram de forma correta, eficiente, ágil, com mínimas chances de falhas e prejuízos. 

Reduzir custos operacionais

A integração de todos os processos têm a capacidade de diminuir os custos operacionais.

A automação dos processos otimiza as etapas, e consequentemente reduz os gastos. Isso porque através de sistemas específicos para cada área, a chance da ocorrência de erros reduz drasticamente.

Benefícios da tecnologia dentro da logística

A adoção da tecnologia dentro dos processos logísticos apresenta inúmeros benefícios, entre eles podemos citar:

  • Simplifica processos;
  • Centraliza informações;
  • Garante maior segurança e sigilo no arquivamento de dados;
  • Torna os processos mais ágeis e eficientes;
  • Melhora a produtividade;
  • Desenvolve o relacionamento com parceiros;
  • Garante a satisfação do cliente;
  • Reduz os prazos de entrega das mercadorias;
  • Melhora a gestão de todo o processo;
  • Proporciona visão sistêmica e integrada dos processos;
  • Diminui os custos relacionados às operações;
  • Automatiza processos;

Investir em tecnologia na logística torna-se essencial para melhorar todos os processos envolvidos.

Independente do contexto em que a tecnologia será utilizada, uma das principais vantagens do seu uso é a possibilidade de identificar falhas que passariam despercebidas no método manual.

Quando mais fácil é identificar os pontos falhos, mais fácil é propor soluções viáveis para evitá-las, reduzindo assim os custos com a operação .

Todas as atividades desenvolvidas passam a ser mais seguras, com baixo índices de falhas, mais eficientes e ágeis. Isso reduz os gastos desnecessários, além de garantir a satisfação do cliente e consequentemente boa reputação para a empresa.

Empresas que buscam investir em soluções tecnológicas são mais seguras e assertivas nos seus processos. 

Continue acompanhando o nosso blog para ter mais informações relacionadas a produtividade, logística e indústria!

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