Carga e descarga: cuidados na movimentação de produtos refrigerados

Além de veículos equipados para transportar mercadorias refrigeradas, é preciso ter agilidade na carga e descarga desses produtos. Acompanhe o post e saiba mais!


Para garantir a temperatura ideal, a manutenção, o armazenamento e a conservação de produtos que necessitam de refrigeração, o seu transporte precisa ser feito em caminhões equipados com sistema frigorífico. Além disso, o processo de carga e descarga desse tipo de mercadoria precisa ser ágil e rápida.

Geralmente, as cargas que necessitam de sistema de refrigeração para manter a temperatura adequada percorrem distâncias menores, para evitar o comprometimento da qualidade dos produtos. Entre as mercadorias que requerem cuidados especiais estão os perecíveis, como carnes, laticínios, medicamentos, frutas e outros, e os alimentos congelados em geral. 

Continue a leitura e confira 7 cuidados que devem ser adotados na movimentação de cargas refrigeradas, tanto para assegurar a qualidade do serviço quanto para reduzir custos!

Solicite Orçamento Metaro

1 – Transporte adequado

Para começar, a instalação do sistema de refrigeração no caminhão precisa ser feita por empresas reconhecidas no mercado. Depois, no momento de transportar as mercadorias, é necessário adotar alguns procedimentos fundamentais, tais como: 

  • baú do caminhão separado da cabine, com paredes lisas e piso vedado;
  • carga bem distribuída para facilitar a circulação do ar;
  • divisão da carga feita conforme a necessidade de refrigeração;
  • estrados impermeáveis e resistentes;
  • limpeza constante do baú.

2 – Conservação das mercadorias

Assim como as condições de transporte, o manuseio, a embalagem e o acondicionamento adequados das mercadorias também são fundamentais para a sua boa conservação.

A embalagem tem importância primordial na conservação de produtos alimentícios, por isso precisa ser apropriada para produtos em condições especiais. Com esses cuidados, a perda de produtos pode ser bastante reduzida e até evitada.

3 – Acondicionamento correto

Os modos mais eficientes de evitar que produtos alimentícios se deteriorem são a refrigeração e o congelamento, por isso é fundamental que a temperatura da carga se mantenha regular para evitar que eles se estraguem durante o seu transporte. É por isso que o correto acondicionamento das mercadorias congeladas e refrigeradas precisa ser assegurada e verificada sempre para evitar problemas.

4 – Manutenção do veículo em dia

Para assegurar um transporte eficiente e a qualidade do serviço, a revisão do veículo de transporte, assim como sua correta higienização, devem estar sempre em dia. Já imaginou se o veículo necessitar de conserto durante a viagem? Isso comprometeria toda a carga!

5 – Planejamento de rotas

É muito importante que as rotas sejam planejadas para diminuir os riscos e as chances de ocorrerem complicações durante o trajeto, assegurando a qualidade do serviço de movimentação da carga frigorífica. 

6 – Redução de custos

Existem várias formas de evitar desperdícios e reduzir custos no transporte de cargas refrigeradas. Confira:

  • refrigere as mercadorias para que elas fiquem na temperatura ideal antes de fazer o carregamento;
  • evite abrir as portas do baú, usando sensores de porta eletrônicos. Também é aconselhável instalar cortinas de tiras para diminuir a perda de ar durante o processo de carga e descarga;
  • otimize o carregamento das mercadorias, colocando os itens que precisam de temperaturas mais baixas na parte da frente do caminhão e os produtos que precisam ser descarregados primeiro mais próximos à parte traseira do veículo;
  • faça uso de um sensor de temperatura. Ele é conectado com o rastreador e mede a temperatura durante todo o trajeto em tempo real. Caso a temperatura saia do padrão correto,o sensor notifica os gestores. Além disso, ele gera um relatório de todo o desempenho da movimentação das carga refrigeradas e congeladas.

7 – Agilidade na carga e descarga


Reduzir ao máximo o tempo de carga e descarga também é importante. Hoje, existem diversos equipamentos que otimizam essa etapa do processo logístico, como, por exemplo, a doca móvel.

A doca móvel é um equipamento que foi projetado pela Metaro para ser usado em lugares onde não existe doca convencional. Esse equipamento possibilita realizar a carga e descarga das mercadorias, ligando a carroceria do caminhão ao piso do armazém, com a utilização de uma transpaleteira manual.

Ele também pode ser utilizado como um elevador entre pavimentos de até 1,7 metro de altura. Além disso, com a doca móvel você reduz o valor do investimento pela metade, pois ela dispensa o uso de empilhadeira.

Ficou interessado? Então, aproveite que está aqui para conhecer melhor as vantagens da doca móvel e das outras soluções ergonômicas e logísticas da Metaro. Se preferir, solicite um orçamento sem compromisso!