Mesa elevatória pantográfica: mais produtividade e segurança

Esse equipamento é fundamental para garantir a ergonomia em frigoríficos e em muitos outros segmentos. Leia o post e saiba mais!


A utilização de equipamentos ergonômicos é uma medida fundamental para preservar a saúde dos colaboradores e aumentar a produtividade em uma empresa, seja qual for o seu segmento. Na área logística, por exemplo, a rotina de trabalho inclui a movimentação de cargas dos mais diversos tipos e outras tarefas repetitivas que exigem o uso de equipamentos ergométricos, por isso o uso de equipamentos apropriados é indispensável.

Um equipamento ergométrico essencial para movimentar cargas verticalmente é a mesa elevatória pantográfica, que facilita o trabalho dos operadores e pode ser usada nos mais diversos segmentos, incluindo indústrias alimentícias e frigoríficos, entre outros, compensando os desníveis entre pavimentos, equipamentos, veículos e pessoas.

Continue a leitura e descubra todos os benefícios de usar uma mesa elevatória pantográfica na sua empresa!

Solicite Orçamento Metaro

Quais são as aplicações de uma mesa elevatória pantográfica?

A mesa elevatória pantográfica foi desenvolvida para auxiliar na execução de tarefas variadas e tem como função compensar a diferença de nível entre pavimentos, equipamentos, veículos e pessoas, realizando a elevação vertical de cargas de diversos tipos.

Além disso, ela também possibilita a alimentação de bancadas de peças e prateleiras e a montagem de pallets. A mesa elevatória pantográfica pode ser utilizada por empresas de logística, indústrias alimentícias, automobilísticas, metalúrgicas e siderúrgicas, frigoríficos, redes de supermercados e outros. 

Segurança para os colaboradores e aumento da produtividade

Com o uso da mesa elevatória pantográfica, os operadores não precisam realizar esforços repetitivos, que podem causar sérios prejuízos à saúde, como lesões e traumatismos, principalmente na coluna. Além disso, a utilização desse equipamento contribui para otimizar os processos, melhorando a produtividade.

Quais os benefícios de usar uma mesa elevatória pantográfica?

Os benefícios do uso da mesa elevatória pantográfica são muitos. Entre eles, podemos listar:

  • Preserva a saúde dos trabalhadores;
  • Protege as cargas, já que evita quedas;
  • Diminui a necessidade de mão de obra, pois evita que os funcionários precisem realizar movimentos repetitivos, deixando-os livres para executar outras atividades;
  • Por ser um equipamento versátil, permite aplicações em projetos especiais, de acordo com as necessidades de cada empresa;
  • É feita com materiais de alta resistência e possui componentes como motor hidráulico, bombas, painel elétrico, válvulas direcionais, compartimento para armazenar óleo e outros itens em sua estrutura. Além disso, conta com válvulas de retenção, que evitam a queda brusca do equipamento, caso ocorra o rompimento da mangueira hidráulica;
  • Agiliza processos e otimiza a produtividade de um modo geral;
  • Sua instalação é fácil e pode ser feita embutida em um fosso ou de forma sobreposta ao piso;
  • Como a sua altura mínima fica no mesmo nível do solo, ao ser erguida a mesa permite a parada em qualquer posição, ficando na altura exata necessária para realizar o trabalho;
  • Otimização dos processos, melhorias na qualidade e aumento da produtividade.

Características da mesa elevatória pantográfica Metaro

  • A mesa elevatória pantográfica desenvolvida pela Metaro obedece todas as normas de segurança (NR10, NR12 e NR17);
  • Possui largura que varia entre 1,2 metro e 4,8 metros, comprimento entre 1,2 metro e 12 metros e altura mínima e máxima ajustáveis conforme as necessidades e limitações dos projetos;
  • Tem acionamento hidráulico elétrico;
  • Pode ser usada em projetos especiais (obtenha maiores detalhes sobre isso com os engenheiros de venda da Metaro) e capacidade de carga de 1.0, 1.5, 2.0, 2.5 e 3.0 toneladas;
  • Construída com técnicas modernas, conta com tampo em chapa lisa de aço, roldanas deslizantes em rolamentos de esferas blindados e lubrificados e pintura anticorrosiva, feita através de lavagem química para evitar o acúmulo de gorduras.

Não restam dúvidas de que o uso de equipamentos ergométricos é indispensável para garantir a segurança dos colaboradores, prevenindo lesões, e também para otimizar os processos, tornando-os mais ágeis e eficientes, não é? O resultado disso é o que todo empresário busca: o aumento da produtividade e dos lucros!

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite que está aqui e confira outros equipamentos, periféricos e acessórios desenvolvidos pela Metaro para facilitar o dia a dia nas indústrias e otimizar resultados nos mais diversos setores. 

Você também pode entrar em contato conosco e solicitar um orçamento sem compromisso!