Como a niveladora de doca contribui para reduzir custos logísticos?

A niveladora de doca é um equipamento que facilita a movimentação de cargas verticais, tornando-a mais ágil e segura. Saiba mais!

Atualmente, o mercado voltado para a indústria, em seus mais diversos segmentos, disponibiliza uma vasta linha de máquinas, equipamentos e acessórios desenvolvidos para otimizar todas as etapas dos processos logísticos. 

Entre essas soluções está a niveladora de doca, um equipamento perfeito para operações de carga e descarga em locais que não contam com uma doca fixa ou, ainda, em locais onde há a necessidade de elevação ou abaixamento das cargas de um nível a outro. Com isso é possível movimentar cargas verticais de forma rápida, segura e eficiente.

Continue a leitura e conheça melhor as vantagens que a niveladora de doca pode oferecer para a logística de sua empresa!

Facilidade na movimentação de cargas verticais 

Muitos locais não são aptos para a utilização de docas, dificultando consideravelmente a carga e descarga de caminhões, por isso a Metaro desenvolveu a niveladora de doca, um equipamento que possibilita baixar e erguer cargas em lugares que possuem doca fixa de concreto. 

Em lugares que não são preparados, carregar ou descarregar caminhões exige uma empilhadeira com operador, além de duas transpaleteiras com operadores para fazer a carga e descarga de pallets. Com o uso da niveladora de doca, diminui a necessidade de mão de obra.

Aumento da produtividade

A niveladora de doca foi projetada e desenvolvida para uso na carga e descarga de todos os modelos de caminhão. Para isso, ela possui várias configurações e capacidades de carga – pode movimentar até 2,5 toneladas de carga e ser rebaixada ou elevada em até 1,70 metro. O resultado não poderia ser outro: o aumento da produtividade!

O passo a passo para o uso da niveladora de doca é muito simples. Confira! 

  • Estacionar o caminhão;
  • Travar os freios;
  • Usar o calço de roda;
  • Posicionar a niveladora de doca junto ao veículo;
  • Efetuar o serviço de carga e descarga.

Como você pode perceber, a movimentação do equipamento é simples. Bastam duas pessoas para realizar este trabalho. Por isso, podemos dizer que a niveladora de doca é uma ferramenta segura, versátil e, ao mesmo tempo ergonômica, pois exige um mínimo de esforço.

Mais segurança

O uso de uma plataforma niveladora de doca reduz consideravelmente os riscos de acidentes com funcionários e também diminui danos, caso ocorra a queda de materiais. Além disso, o equipamento otimiza o tempo de carga e descarga, garantindo a segurança da operação.

Quais são os tipos de niveladoras de doca?

Existem vários tipos de niveladora de doca, com diferentes capacidades de carga e modos de instalação. Os modelos mais utilizados são as niveladoras de doca embutidas ou de embutir e as niveladoras de doca frontal ou avançada.

A niveladora de doca de embutir ou niveladora de doca embutida é indicada para uso em locais com pouco espaço de manobra para os caminhões, geralmente por normas internas de segurança ou quando há cargas perecíveis.

Como o próprio nome indica, esse modelo de plataforma fica embutido na doca e o acionamento pode ser realizado via sistema hidráulico manual ou eletro-hidráulico. Possui pestana – como é chamado o local de apoio no caminhão – articulada, podendo ser automática ou manual.

Suas principais vantagens são que ela não necessita de espaço no pátio de manobra, permite o uso de portões com vedação (frigorífico) e garante a operação e a segurança da operação.

Já a niveladora de doca avançada ou niveladora de doca frontal é bastante usada para agilizar cargas e descargas em locais onde existem docas construídas. De fácil instalação e manuseio, o equipamento é fixado na extremidade da doca, permitindo acionamento automático ou manual. Suas principais vantagens são otimizar mão de obra e tornar mais veloz e seguro o processo de carga e descarga.

Aproveite que está aqui para conhecer outras soluções logísticas desenvolvidas pela Metaro!