Niveladora de doca garante carga e descarga ágil e segura

A niveladora de doca foi projetada para facilitar a movimentação vertical de cargas. Seu uso aumenta a produtividade de forma segura. Leia o post e saiba mais!

O uso de equipamentos é um requisito básico para garantir segurança e eficiência nos processos logísticos. A niveladora de doca, por exemplo, foi projetada e desenvolvida pela Metaro para uso em operações de carga e descarga.

Sua função é facilitar o trabalho de movimentação vertical de cargas, fazendo uma ponte entre a doca e a carroceria do veículo, mas sua utilização também é indicada para realizar essa atividade em locais onde não há uma doca fixa. 

Prossiga a leitura e veja como é possível movimentar cargas de um nível a outro com agilidade, segurança e muito mais eficiência!

Movimentação de cargas verticais com rapidez e segurança

Locais que não são aptos para o uso de docas tornam muito mais difícil a carga e descarga de caminhões. No entanto, com a niveladora de doca desenvolvida pela Metaro isso deixa de ser um problema e a tarefa se torna muito mais fácil, simples e segura, da mesma forma que a movimentação de volumes de um nível a outro.

A utilização de uma niveladora de doca também reduz a necessidade de contratação de mão de obra, pois ela dispensa o trabalho de uma empilhadeira e duas transpaleteiras, que precisam de operadores.

Continue a leitura e confira outras vantagens que o uso de uma niveladora de doca proporciona!

Versatilidade e uso facilitado

A niveladora de doca Metaro é um equipamento versátil que pode ser usado para realizar a carga e descarga de qualquer modelo de caminhão. Ela conta com várias configurações e capacidades de carga – possui capacidade para movimentar até 2,5 toneladas de carga e ser elevada ou rebaixada em até 1,70 metro.

A movimentação do equipamento é simples e fácil e são necessárias apenas duas pessoas para fazer este trabalho. Além disso, a niveladora de doca é uma ferramenta segura e ergonômica, que exige pouquíssimo esforço ao ser utilizada.

Usar a niveladora de doca é muito simples e fácil. Veja um passo a passo!

  • Estacionar o caminhão;
  • Travar os freios;
  • Utilizar o calço de roda;
  • Colocar a niveladora de doca junto ao caminhão;
  • Fazer o serviço de carga e descarga.

Mais segurança para os funcionários e para a carga

Ao usar uma plataforma niveladora de doca, você diminui muito os riscos de acidentes de trabalho e também reduz os danos em uma eventual queda dos materiais que estão sendo manuseados. Assim, a operação de carga e descarga fica mais segura e eficiente.

 

Diferentes modelos de niveladoras de doca

Há diversos modelos de niveladoras de doca para fazer a ligação entre a doca e a carroceria do caminhão. Cada um deles conta com modos de instalação diferentes, mas os modelos mais usados são as niveladoras de doca frontal ou avançada e as niveladoras de doca embutidas ou de embutir.

Niveladora de doca frontal ou avançada

A niveladora de doca frontal ou avançada é ideal para agilizar o serviço de carga e descarga em lugares que têm docas construídas. Sua instalação e manuseio são muito fáceis, pois basta fixá-la na extremidade da doca.

Benefícios

  • Excelente custo-benefício;
  • Instalação simples, que não exige obra civil, como recorte de piso (a Metaro fornece kit de instalação e operação);
  • Fácil de remover;
  • Pode ser utilizado em qualquer doca;
  • Quando em repouso, o equipamento fica inclinado em cerca de 80° na vertical, por isso ocupa pouco espaço físico no pátio de manobras.

Niveladora de doca de embutir

A niveladora de doca de embutir ou niveladora de doca embutida é ideal para uso em áreas que têm espaço para manobra de caminhões reduzido, quase sempre em função de normas internas de segurança ou quando as cargas são perecíveis.

Como o nome sugere, esse tipo de equipamento é embutido na doca. O seu acionamento pode ser feito através de sistema hidráulico manual ou eletro-hidráulico e ele também conta com pestana (local de apoio no caminhão) articulada manual e automática.

Esse modelo de niveladora não requer espaço no pátio de manobra e possibilita o uso de portões com vedação (frigorífico), tornando o processo de carga e descarga mais seguro.

Benefícios

  • Quando em repouso, o equipamento fica na altura do solo da doca e com pestana dobrada, por isso não necessita de muito espaço.
  • Fácil de instalar (a Metaro fornece kit de instalação e operação e as medidas necessárias para construção do fosso);
  • Seu modo de operação possibilita ângulos positivos e negativos, por isso pode ser usada por caminhões com nível acima ou abaixo da doca.

A Metaro projeta e fabrica equipamentos ergonômicos para otimizar os processos logísticos. Aproveite que está aqui para conhecer melhor as nossas soluções. Você também pode se cadastrar para receber nossos conteúdos em primeira mão!