ergonomia-na-indústria

A maioria das pessoas permanece, em média, 8 horas diárias, ou seja, ⅓ do seu dia no trabalho. Sendo assim, é muito importante que a segurança, a saúde e, consequentemente, a qualidade de vida dos trabalhadores sejam asseguradas. Uma forma de fazer isso, é claro, é através da preocupação com a ergonomia na indústria.

Por isso, existem regras às quais as indústrias e demais empresas precisam se adequar para assegurar a ergonomia no trabalho. A questão é tão relevante que existe até uma norma trabalhista – a NR 17 – que determina que é dever de todos os empregadores oferecer um ambiente seguro aos seus colaboradores.

Prossiga com a leitura e saiba mais sobre a importância da ergonomia na indústria!

O que é a ergonomia na indústria?
ergonomia-na-indústria-1

No contexto logístico, a ergonomia busca garantir que os funcionários possam realizar suas atividades de forma eficiente, minimizando riscos de acidentes e problemas de saúde relacionados ao trabalho.

No que isso implica? Em considerar a altura e disposição de prateleiras, o manuseio adequado de cargas, o design de cadeias de suprimentos e fluxos de trabalho, além da ergonomia dos veículos e equipamentos utilizados, como empilhadeiras, esteiras e sistemas de transporte.

Ao priorizar a ergonomia, as empresas logísticas podem reduzir a ocorrência de lesões por esforço repetitivo, dores musculares, fadiga visual e outros problemas de saúde ocupacional. Investir nesse aspecto não apenas melhora a qualidade de vida dos colaboradores, mas também aumenta a produtividade, a eficiência operacional e a satisfação no trabalho, resultando em um ambiente mais saudável e seguro para todos os envolvidos nas operações logísticas.

Por que a ergonomia na indústria é importante?
ergonomia-na-indústria-2

A identificação dos riscos ergonômicos nas atividades industriais é necessária para que possam ser realizadas melhorias no ambiente de trabalho. Assim, o empregador deve fazer uma análise ergonômica das tarefas executadas pelos seus funcionários.

Essa avaliação deve considerar desde o modo como o colaborador realiza uma determinada atividade até as condições dos equipamentos, certificando-se de que eles obedecem às normas vigentes. A ergonomia no ambiente de trabalho é um fator tão sério para o bem estar dos colaboradores que o extinto Ministério do Trabalho criou a norma regulamentadora 17 (NR 17).

Esta norma estipula que é obrigação das empresas avaliar e disponibilizar recursos ergonômicos para os seus funcionários, com o uso de equipamentos e mobiliário que contribuam para assegurar melhores condições de trabalho.

Apesar do enorme crescimento nos níveis de automação industrial, a mão de obra humana continua se fazendo necessária. Portanto, a ergonomia é importante mesmo nos ambientes industriais modernos.

#MetaroDestaca: podemos apresentar diversas soluções ergonômicas, tais como a eliminação de movimentos e posturas críticas, equipamentos e soluções ergonômicas conhecidas, projetos ergonômicos, melhora da organização do trabalho e enriquecimento das tarefas.

Ainda, há outras ferramentas para melhorar a qualidade de vida no trabalho, como, a ginástica laboral e o Tempo de Recuperação de Fadiga (TRF), também conhecido como pausas durante o expediente diário.

Também é muito importante conscientizar os funcionários a respeito dos riscos ergonômicos e sobre as formas de preveni-los, através da realização de treinamentos e palestras.

banner de contato metaro

Quais as vantagens de aplicar a ergonomia na indústria?
ergonomia-na-indústria-3

Quando falamos na em aplicar no dia a dia as táticas ergonômicas na indústria, quando feitas corretamente, a longo prazo as empresas podem usufruir de diversos benefícios, tanto como para seus processos em si quanto para seus colaboradores. Algumas das maiores vantagens são:

1 – Reduz o número de afastamentos

As doenças do trabalho provocadas pela falta de ergonomia no ambiente laboral precisam ser evitadas para prevenir doenças, acidentes, afastamentos de funcionários e custos para a substituição de mão de obra.

Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados Com o Trabalho (DORT), causam o afastamento das atividades laborais, e estas podem ser evitáveis com boas condições ergonômicas nos postos de trabalho.

2 – Melhora a produtividade e a qualidade do serviço

A ergonomia nos postos de trabalho previne problemas de saúde, acidentes e agiliza o processo. Melhores condições laborais são fundamentais para aumentar a produtividade e a qualidade das tarefas executadas.

3 – Evita problemas e prejuízos financeiros

A falta de ergonomia no ambiente laboral também pode ocasionar multas e processos trabalhistas. A avaliação ergonômica nas empresas é essencial para assegurar a saúde do trabalhador, assim como os exames ocupacionais.

Como solucionar problemas com a ergonomia na indústria?
ergonomia-na-indústria-4

Atualmente existem diversas soluções preventivas, como as quais já citamos acima: eliminação de movimentos e posturas críticas, equipamentos e soluções ergonômicas conhecidas e ferramentas como ginástica laboral e TRF ou pausas.

Mas, além dessas questões mais pontuais, uma maneira eficaz de melhorar a ergonomia na indústria, é o investimento de MESAS ELEVATÓRIAS, por exemplo.

Com esse equipamento é possível ajustar a postura da pessoa conforme a sua altura. Isso acontece porque a mesa possui um sistema de elevação, podendo ajustar a altura conforme for necessário.

Buscando soluções inovadoras para manter a ergonomia em sua empresa? A Metaro pode te ajudar!

A dica acima da MESA ELEVATÓRIA é apenas uma das soluções originais que a METARO disponibiliza, além dela você encontra diversos outros produtos desenvolvidos para facilitar o dia a dia do trabalho logístico e, é claro, levar praticidade e saúde para toda a empresa.

Além dessas opções, você também pode optar por desenvolver um projeto totalmente personalizado conosco, que atenderá especialmente as necessidades de sua empresa. Então, não perca mais tempo, ENTRE EM CONTATO com um de nossos consultores e descubra tudo o que podemos fazer pelo seu negócio!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento