Solicite um Orçamento
SVG: times-solid

    Nome:

    E-mail:
    Fone Fixo:
    Celular/WhatsApp:
    Cidade:
    UF
    Produto(s):
    Mensagem:

    Home Cases Colormaq
    Cases de Sucesso Metaro

    Colormaq

    SVG: facebook-brands Compartilhar no Facebook

    Veja como a empresa do interior paulista, Colormaq, conseguiu otimizar a movimentação de cargas e liberar veículos para entrega com maior agilidade reduzindo em 15% o tempo médio de carregamento com niveladora de doca Metaro.

    Veja Outros Cases

    SVG: hand-point-right-lightIntrodução

    Com as mudanças constantes dentro do setor logístico, principalmente em tecnologia e inovação, empresas podem otimizar tempo de suas atividades, proporcionando um fluxo maior dentro do setor, movimentando mais mercadorias e, consequentemente, aumentando o faturamento da empresa. Além da parte operacional, a tecnologia permite que os colaboradores possam render mais nas suas funções, com maior segurança e menor risco de acidentes e lesões ergonômicas. Foi isso que a Colormaq, empresa de Araçatuba/SP fez.

    A mudança, diante do tamanho da necessidade da empresa, chegou a ser tema de um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso de um colaborador na área de engenharia de Produção em São Carlos/SP. A Colormaq é uma empresa em expansão que atua principalmente na área de lavadoras de roupa e tanquinhos, bebedouros, purificadores de água e armários de cozinha em aço.

    A empresa possui uma área construída de 100 mil metros quadrados e 1.500 colaboradores. A empresa ainda está em fase de implantação das 10 niveladoras de docas orçadas pela Metaro, tendo em vista o índice de redução do tempo no carregamento, serão suficientes para atender à demanda atual da empresa. As niveladoras de doca são essenciais para segurança e prevenção da saúde de colaboradores que atuam na movimentação de cargas.

    SVG: hand-point-right-lightOs Problemas

    O objetivo da Colormaq era minimizar os riscos de acidentes, como quedas da plataforma, além de também prevenir problemas ergonômicos futuros – problemas de coluna, joelhos, braços, entre outras lesões. Estava no foco ainda a otimização do tempo de trabalho, podendo a chegar a uma redução de 12% no tempo utilizado para finalizar o carregamento dos caminhões, proporcionando tempo extra para realizar um volume maior de carregamentos.

    SVG: hand-point-right-lightSoluções Propostas

    Com 7 niveladoras instaladas a empresa já pode notar, de imediato, todos os benefícios do projeto, como uma redução do tempo médio de carregamento, e vai poder observar a longo prazo o ganho com redução de acidentes e problemas ergonômicos – que podem acarretar diversos transtornos e despesas tanto para a empresa como, principalmente, para o colaborador.

    O TCC de Hélio Gazana, colaborador da Colormaq e que também contribuiu para a produção deste texto, consistiu em identificar e analisar a necessidade e viabilidade da implantação de mais niveladoras de docas dentro do setor logístico. O resultado obtido demonstrou que a instalação de mais niveladoras de doca contribuirá para se obter melhores resultados relativos à inovação, melhorias de processos, aumento de capacidade produtiva, prevenção de acidentes, ergonomia, entre outros.

    SVG: hand-point-right-lightComo Está Hoje?

    Inovação e redução de tempo. O foco principal na aquisição dos equipamentos é redução de custos, de distribuição e aumento da qualidade do produto. As niveladoras de doca avançadas são dispositivos que servem para fazer a ligação entre o armazém e os veículos de transporte, possibilitando que os carrinhos de carga e/ou empilhadeiras possam transitar entre o veículo e o armazém com toda a segurança, garantindo a agilidade e a qualidade no processo de carga e descarga. O equipamento fica para fora do piso, niveladas com o piso do empreendimento quando da posição de carregamento, e inclinadas em 80 graus quando da posição de descanso.

    SVG: hand-point-right-lightConclusão

    Necessidade do equipamento. A área de movimentação da empresa possui um espaço físico de 19 mil metros quadrados, 26 docas, sendo que 7 possuem niveladora e dezenove não possuem niveladora, para garantir a armazenagem e a separação dos pedidos dos clientes, conta com 3 empilhadeiras elétricas (FMX), 9 colaboradores distribuídos em três turnos.

    Com essa estrutura, o setor atende em média de 20 a 38 caminhões diariamente. Com a instalação das niveladoras de docas a empresa diminui a exposição de colaboradores principalmente, a problemas ergonômicos, e, ao mesmo tempo, otimizar o tempo de trabalho. O equipamento foi considerado ideal para se fazer a ligação entre a plataforma e a carroceria do caminhão, os colaboradores não precisam se preocupar em ficar verificando se a plataforma improvisada está segura para o trânsito.

    Com a utilização da niveladora de doca houve uma redução de 15% no tempo médio de carregamento, o que possibilita um aumento no número de carregamentos realizados diariamente, sem contar a melhoria das funções e segurança dos colaboradores. Até o momento, a empresa não relatou nenhum acidente causado pela não utilização da niveladora de doca, entretanto, os riscos sem utilizar a niveladora são grandes, por essa razão a implantação delas é de extrema importância.

    Quem Utiliza Produtos Metaro

    Desenvolvido pela agência Job Content.
    Agência Job Content