Just in time: o que é, como fazer e onde se aplica

Você sabe o que significa “Just in Time”? Ele se refere a um sistema de gestão que tem por objetivo reduzir estoques e custos. Leia o post e saiba mais!

Administrar um negócio de forma eficiente para alcançar bons resultados é uma tarefa complexa, que envolve uma série de desafios. 

No dia a dia de uma empresa, é preciso otimizar processos em todas as etapas da cadeia produtiva, para evitar desperdícios e reduzir custos, ao mesmo tempo em que é necessário garantir a qualidade dos serviços prestados.

Neste conteúdo, vamos falar sobre o Just in Time (JIT), um sistema de gestão criado pela empresa japonesa Toyota nos anos 1970, que tem foco na administração de produções.

Continue a leitura, saiba o que é Just in Time e como aplicá-lo na sua empresa!

O que é Just in Time?

O Just in Time é um sistema para gerenciar produções, criado pela empresa japonesa Toyota, nos anos 1970. A tradução literal deste termo em inglês é “na hora certa”.

O JIT tem como base o conceito de que nenhum produto deve ser fabricado, transportado ou mesmo adquirido antes do momento exato. Ou seja, as matérias-primas devem chegar à fábrica somente na hora em que eles serão utilizados. Dessa forma, é possível reduzir estoques e os custos envolvidos em cada etapa do processo logístico. 

O Just in Time é um sistema de administração que pode ser aplicado em qualquer empresa que trabalha com estoque de materiais, desde que ela tenha uma demanda previsível, pois o JIT está ligado diretamente ao conceito de produção sob demanda.

Em outras palavras, primeiro é necessário vender um determinado produto para depois adquirir os insumos para fabricá-lo. Isso evita a sobra de estoque, já que tudo que é produzido já tem destinação certa.

Porém, para que esse sistema funcione bem é preciso que todos os envolvidos no processo – desde os fornecedores até os distribuidores – saibam que a sua empresa possui esse tipo de produção.

Quais são os objetivos do Just in Time?

Como vimos, o principal objetivo do JIT é a entrega de produtos ou serviços na hora certa e para uso imediato, para evitar acúmulo de materiais parados. 

Mas, além de reduzir estoque, esse método de gestão faz com que a continuidade do processo produtivo seja otimizada. Isso facilita a resolução de eventuais problemas e promove melhorias contínuas.

Quais são as vantagens e desvantagens do Just in Time?

As maiores vantagens desse sistema de gestão é a redução de custos com estoque e o aumento da agilidade, que acaba impactando todas as etapas da cadeia produtiva.

O fato das matérias-primas serem fornecidas em quantidades menores faz com que as entregas tenham um fluxo contínuo, tornando o processo de fabricação do produto mais rápido. Assim, a entrega do produto final também é agilizada e o espaço de armazenagem é otimizado.

A principal desvantagem do JIT é que ele só pode ser colocado em prática nas empresas que têm uma demanda previsível, sem grandes oscilações. E, de fato, há negócios que necessitam de estoque e para os quais o Just in Time não é adequado.

Outra desvantagem é que esse sistema de gestão só atinge bons resultados quando a empresa atua com poucos fornecedores

Outro ponto negativo do processo é que ele só funciona bem quando a empresa trabalha com poucos fornecedores.

Como aplicar o Just in Time na minha empresa?

Existem 5 etapas necessárias para a efetivação do JIT em uma empresa. Confira a seguir quais são elas!

Mudanças no layout industrial

Para aplicar o sistema Just in Time é preciso modificar o modelo produtivo da empresa, de modo que os pedidos dos clientes possam ser atendidos com o máximo de agilidade.

Adoção de novas tecnologias

Será necessário compreender os diversos métodos que podem ser implementados no negócio e acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias, que estão cada vez mais avançadas.

Hoje, existe uma grande variedade de ferramentas de gestão que contribuem para aumentar a produtividade das empresas. Por exemplo, o monitoramento em tempo real permite acompanhar tudo o que acontece no chão de fábrica e facilita o gerenciamento de pessoas à distância. Ele também possibilita a realocação dos colaboradores de acordo com a necessidade.

Treinamento de equipe

Qualquer mudança envolve disciplina e esforços de toda a equipe. Portanto, é necessário que os colaboradores sejam muito bem informados e orientados com relação aos novos processos. Toda e qualquer dúvida deverá ser esclarecida para garantir a eficiência dos processos.

Comunicação clara e precisa

Estabelecer um diálogo transparente com todos os envolvidos é fundamental para alinhar bem a nova metodologia. Será preciso explicar as mudanças aos clientes e também aos fornecedores, definindo o momento certo para a entrega das matérias-primas.

Utilizar um sistema integrado de gestão, com indicadores de desempenho (KPIs) claros e precisos em todo o processo, também é fundamental para o sucesso do Just in Time.

Redefinir metas

Como não será mais necessário manter estoque, o foco deverá se voltar para a atração de clientes, de modo que as encomendas sejam suficientes para manter a empresa com demanda no decorrer de todo o ano. 


Agora que você já sabe como funciona o método Just in Time, que tal conferir outro conteúdo do nosso blog? Sugerimos a leitura do artigo sobre Planejamento de Distribuição Logística