Tipos de armazenagem: quais são e como escolher o mais adequado

Os diferentes tipos de armazenagem permitem à empresa gerir melhor o seu processo logístico e melhorar a sua produtividade. Conheça os principais tipos!

A armazenagem faz parte dos processos logísticos da empresa, e tem grande importância na otimização de processos e no aumento da produtividade. Diante disso, entender cada um dos tipos de armazenagem é essencial para que cada empresa busque o modelo que melhor se adeque às suas necessidades.

Continue a leitura, conheça os diferentes tipos de armazenagem e também dicas e fatores que você deve considerar na hora da escolha!

Principais tipos de armazenagem

Cada empresa adota um modelo de armazenagem diferente e que melhor se adeque às suas necessidades. Contudo vamos apresentar aqui quais os principais tipos utilizados.

Armazenagem interna e externa

A armazenagem externa basicamente diz respeito a manter o seu estoque armazenado em local fora da sua estrutura. 

Dentre as suas vantagens está o baixo custo, isso porque não necessita de grandes estruturas. Comumente é utilizado para armazenagem de produções agrícolas e também por empresas que lidam com materiais de construção, por exemplo. Contudo os tipos de armazenagem internos ainda são os mais utilizados, pois permitem maior controle dos estoques, reduzindo as chances de perdas. Além disso, os produtos ficam armazenados em locais com estrutura e espaços adequados.

Armazenagem própria

Neste modelo, a empresa é responsável por todo o seu processo de gestão e organização do local de armazenagem. São armazéns locados dentro ou fora da estrutura da empresa.

A armazenagem própria é uma variedade que demanda colaboradores extras, isso porque são eles que farão toda a logística dos processos. Deste modo pode gerar gastos extras com mão de obra e treinamentos

Uma das principais vantagens na adoção deste modelo de armazenagem é a possibilidade de mudanças, pois a própria empresa dita as suas regras.

É muito utilizado por empresas de segmentos de móveis, eletrônicos e automotivos, por exemplo, que precisam ter acesso aos produtos rapidamente.

Armazenagem terceirizado

Dentre os diferentes tipos de armazenagem, os terceirizados são os mais comuns e a opção mais viável e vantajosa para a maioria das empresas.

A armazenagem terceirizada reduz consideravelmente os cuidados necessários por conta da própria empresa. Isso porque toda a administração é de responsabilidade da empresa contratada.

A principal vantagem da terceirização da armazenagem é que a empresa não precisa dispor de colaboradores para a gestão dos processos, reduzindo os gastos. 

Além disso, normalmente a empresa contratada para a gestão dos armazéns é especializada na área, minimizando danos e perdas.

Armazenagem contratada

Este tipo de armazenagem pode ser considerado um meio termo entre o processo terceirizado e o próprio.

Neste tipo de armazenagem a empresa aluga o local de armazém, usufruindo do espaço físico, contudo os seus próprios colaboradores cuidam dos processos logísticos.

Ele mescla os dois tipos de armazenagem citados anteriormente. Deste modo os armazéns podem ser alocados em locais distintos da empresa, mas com administração realizada pelos seus colaboradores.

Armazenagem temporária 

Armazenagens temporárias são tipos de armazenagem utilizadas por um período de tempo pré determinado ou incerto. São opções que dependem das movimentações do mercado, sendo opções flexíveis.

Exemplos simples do uso destes tipos de armazenagem são as obras públicas, que montam estruturas necessárias apenas durante a execução da obra e que são desmontadas em sua conclusão. Empresas e lojas que ainda não tem sua sede e local de estoques definidos, também utilizam deste modelo.

Armazenagem permanente

Diferentemente da anterior, a armazenagem permanente tem um modelo pré definido e um local de armazenagem próprio. De forma simplificada, a armazenagem se dará sempre no mesmo local.

Dito isso vale ficar atento ao local escolhido para a armazenagem, bem como a estrutura de gerenciamento.

É através do fluxo de materiais armazenados que a empresa decidirá:

  • o critério de armazenagem;
  • necessidade de espaço físico;
  • e estruturação da armazenagem.

Normalmente é o modelo de armazenagem adotado por empresas já estabelecidas no mercado e que possuem sedes fixas.

O que considerar na hora de escolher o tipo de armazenagem?

Cada empresa tem características e necessidades diferentes. Deste modo, cada uma deve avaliar quais são os objetivos e quais os tipos de armazenagem que lhe atendem. Mas para ajudar nesta decisão listamos algumas dicas. 

Custos

Cada um dos tipos de armazenagem demandam um investimento diferente. Deste modo vale colocar em pauta qual o seu orçamento e qual é a despesa para manter um armazém. Deste modo é possível entender qual é a escolha mais viável.

Localização

A localização deverá sempre ser estratégica, a fim de facilitar os processos logísticos da empresa. Isto não quer dizer que o armazém deva ficar próximo a empresa, mas sim que seu local seja de fácil acesso, agilizando os processos.

Pense na produtividade

Cada um dos tipos de armazenagem demandam um processo de gestão diferenciado. 

Avaliar as vantagens e desvantagens de cada um dos métodos de armazenagem a partir das necessidades da empresa é a melhor forma de escolher o tipo de armazenagem que melhor se adequa ao seu sistema produtivo.

Layout do espaço

Os layouts são as estruturas que recebem os produtos, e variam de acordo com as necessidades de armazenagem da empresa.

Por este motivo devem ser considerados na hora da escolha. Isto porque devem facilitar a alocação dos produtos, bem como a chegada e retirada dos mesmos quando necessário.

Tamanho das mercadorias, volume e cuidados necessários com a mercadoria, são fatores que devem ser considerados na hora de determinar o melhor layout da estrutura de armazenagem.

Tamanho necessário do depósito

O armazém escolhido precisa comportar todo o volume de produtos que serão armazenados pela empresa.

Quanto maior a empresa, maiores serão os custos com local de armazenagem, isso porque o volume de produtos estocados provavelmente será maior.

Para finalizar…

Existem diversos tipos de armazenagem, e a escolha de cada empresa deve ser definida de acordo com as necessidades de cada negócio.

A escolha de um modelo adequado contribui para um gestão mais eficiente e um processo logístico mais eficaz.

Para mais informações e dicas relacionadas a logística e movimentação de cargas, continue acompanhando o nosso blog!

banner com orientação para conhecer os produtos Metaro