Condomínios logísticos podem contribuir para a boa gestão

Os condomínios logísticos começaram a surgir no Brasil no início dos anos 1990, com o objetivo de evitar ou, pelo menos, reduzir alguns gargalos que contribuem para aumentar os custos com a logística de armazenagem e movimentação de materiais.

De lá para cá, esse modelo de empreendimento cresceu bastante no país, em função das vantagens que ele apresenta. Os empresários perceberam os benefícios de desenvolver suas operações logísticas em locais mais próximos das áreas de distribuição e de consumo, e perto de zonas industriais, que têm acesso facilitado às principais rodovias, mas afastados dos congestionamentos dos grandes centros urbanos.

Prossiga com sua leitura em nosso artigo de hoje, conheça melhor os benefícios dos condomínios logísticos e saiba de que forma eles podem auxiliar na cadeia de abastecimento e na gestão logística da sua empresa!

O que são os condomínios logísticos?

Condomínios logísticos são edificações imobiliárias ou lotes de áreas próprias para a armazenagem de produtos e outros processos logísticos de empresas. Nestes locais, que oferecem infraestrutura completa com rateio de despesas comuns, há galpões adaptados aos diferentes tipos de operações.
Muitas vezes, os condomínios logísticos são construídos como uma opção de empreendimento para investidores e apresentam características flexíveis, o que faz com que eles possam ser utilizados para diversos fins.

No entanto, existem investidores que edificam esses condomínios com o objetivo de atender a um único segmento ou empresa. Além disso, também há empresas que constroem espaços assim visando ampliar suas atividades. Basicamente, há dois tipos de condomínios logísticos: eles podem ser monousuários, com galpões que atendem apenas um cliente ou empresa, ou flex, com galpões modulares, que podem ser utilizados em diferentes projetos. Continue a leitura e confira as 4 classificações dos condomínios logísticos!

Quais são as 4 diferentes classificações dos condomínios logísticos?

Atualmente, podemos classificar os condomínios logísticos em quatro diferentes categorias, como: armazéns, industriais, cross-docking e mistos. Cada uma dessas categorias é utilizada para uma finalidade específica, que você pode conferir abaixo.

1 – Armazéns

Em função de seu projeto modular, os armazéns permitem a instalação de estruturas porta-pallets e são os mais indicados para operadores logísticos e atacadistas.

2 – Industriais

Possibilitam a personalização das instalações e são próprias para diferentes segmentos industriais.

3 – Cross-docking

Esse tipo de condomínio logístico não trabalha com estoques, por isso é ideal para uso de transportadoras.

4 – Misto

É mais usado por centros de distribuição e por grandes redes de varejo, pois ele é projetado para receber diferentes processos produtivos da cadeia logística e pode servir tanto para a estocagem quanto para a movimentação de cargas.

Quais as vantagens e desvantagens dos condomínios logísticos?

Os condomínios logísticos apresentam uma série de vantagens, entre as quais podemos citar:

  • Divisão de custos com portaria e segurança, que controlam o acesso ao condomínio;
  • Rateio de custos com limpeza, manutenção e jardinagem das áreas comuns;
  • Acesso a áreas de apoio, como salas de reunião e treinamento, restaurantes, cafeteria, ambulatórios, etc.;
  • Boa localização e visibilidade, pois os condomínios logísticos se tornam pontos de referência em toda a região;
  • Possibilidade de expandir operações em troca de endereço;
  • Sustentabilidade, pois a reutilização de águas pluviais, estações para tratamento de efluentes e outras medidas para evitar o desperdício de recursos é um atrativo para muitas empresas.

Em relação às desvantagens, a única dos condomínios logísticos que podemos citar está relacionada ao rateio dos custos fixos, pois quando diminui o número de condôminos, ainda que seja por um curto espaço de tempo, os valores pagos pelos serviços compartilhados ficam mais elevados.

Condomínios logísticos: empreendimentos aumentam no Brasil

Conforme apontam dados do setor, este tipo de empreendimento cresce a taxas de 10% ao ano no Brasil. Apesar de ser um crescimento um pouco tímido se comparado a países como os Estados Unidos, por exemplo, onde esse o aumento é 30 vezes maior, ou até mesmo em comparação ao México, que tem taxa de crescimento 5 vezes mais alta que a nossa, os condomínios industriais estão ganhando força no Brasil.

Atualmente, têm surgido no país os condomínios de negócios, que contam com escritórios comerciais, áreas residenciais e de lazer, além das instalações logísticas e industriais.

Continue nos acompanhando para mais novidades!

Como você pôde notar neste conteúdo, os condomínios logísticos são uma alternativa que pode ser bastante viável para o armazenamento e movimentação de cargas. As vantagens que ele oferece contribuem para uma melhor gestão logística e o resultado é mais eficiência no serviço prestado pela sua empresa e, claro, a satisfação do cliente final.

Se você atua na área logística, é necessário considerar esta possibilidade, pois assim como a movimentação de cargas, a armazenagem é uma etapa fundamental do processo logístico e de toda a cadeia de suprimentos.

Quer continuar descobrindo várias e novas informações do universo logístico? Então, siga acompanhando NOSSO BLOG e fique pode dentro de todas as novidades do mercado, além de dicas exclusivas que podem melhorar os negócios de sua empresa!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento