Falar de qualidade no atendimento, é trazer à tona uma chuva de reflexões. Esse tipo de comportamento é muito exigido nos mais diversos departamentos, afinal, é através dele que muitos benefícios acontecem nas empresas!
Por isso, vamos abordar neste conteúdo por que você garantir a qualidade no atendimento é importante e como superar as expectativas de satisfação do seu cliente. Confira!
O que é e o que significa qualidade no atendimento?
Podemos definir que a qualidade no atendimento ao cliente nada mais é do que deixá-lo satisfeito, feliz, e animado ao final de todo e qualquer atendimento.
Muitas pessoas acreditam que um atendimento de excelência deve ser feito apenas no momento da venda. Engana-se quem pensa dessa forma!
A qualidade no atendimento ao cliente é e está presente em todas as etapas e em cada contato. Das redes sociais ao e-mail, da dúvida primária à venda.
Ou seja, sempre que o seu cliente tiver algum contato com a empresa, indiferente o canal (redes sociais, telefone, whatsapp, e-mail, chat, contato do site…), ele precisa ser atendido com qualidade!
Qual a importância da qualidade no atendimento?
Antes de comprar algum produto, quais são as suas ações? Geralmente, as pessoas buscam por informações nas redes sociais. Quantas vezes você mesmo verificou a avaliação de uma empresa antes de entrar em contato com ela? E quando olhou no site “Reclame aqui”, para verificar a reputação dela?
A empresa que presta bom atendimento não precisa se preocupar negativamente com essas avaliações. A qualidade no atendimento dita, basicamente, a sua entrada de novos clientes e a fidelização dos que já estão com você.
Se você conta com uma equipe qualificada, que é capaz de prestar um bom atendimento (indiferente qual for), a empresa toda ganha!
Então, a principal característica e importância da qualidade no atendimento se dá no ganho e na fidelização de novos clientes, sem precisar demandar grandes esforços humanos e financeiros para isso.
A principal maneira de ter qualidade no atendimento é…
… ter foco no seu cliente! Nada melhor do que ter em mente o desenho do seu cliente, seus desejos, seus anseios, seu jeito.
Quando você tem um desenho do perfil do seu cliente, fica muito mais fácil criar estratégias personalizadas, que atendem àquele público.
Por exemplo, alguns perfis de clientes gostam de uma explicação profunda de determinada situação, enquanto outros se contentam com uma explicação rasa. Isso quem dita é o perfil, alguns precisam mais detalhes, outros menos.
Saber isso é determinante para prestar um atendimento com maestria. Desta forma, é possível prestar um atendimento de qualidade, de maneira personalizada e única para ele.
Pilares para o atendimento ao cliente
Embora cada empresa tenha seu próprio jeito de gerar qualidade no atendimento, existem cinco pilares que são fundamentais para proporcionar um bom relacionamento com o cliente. Confira:
1- Atenção
Quem não gosta de se sentir único, que atire a primeira pedra! Seu cliente, indiferente se for aquele que vai comprar R$1.000,00 ou R$10.000,00, gosta de se sentir especial.
Então, dedique seu tempo à ele. Não o sufoque, não o pressione. Apenas dê espaço, suporte, seja claro, verdadeiro e ajude-o com prazer. Vá além do vender: seja recíproco, atencioso, solícito.
2- Comprometimento
Mais do que querer vender, ajudar o seu cliente a resolver o problema dele, é fundamental. Jamais finalize um atendimento sem conferir se ficou alguma dúvida.
Quando um cliente encontra tudo o que procura na sua empresa, por mais que ainda não esteja preparado para comprar, é muito provável que quando a hora chegar, ele volte a procurar a sua empresa.
Isso acontece porque você estava preocupado em ajudá-lo e não em vender. Fazendo isso, a sua empresa demonstra um profissionalismo imenso, e, além disso, essa pessoa pode indicar cada vez mais outras pessoas para conhecer a sua solução.
3- Satisfaça seu cliente
A satisfação do seu cliente está muito ligada ao que seu cliente quer e espera da sua empresa. Lembra quando mencionamos sobre conhecer o seu perfil de cliente?
Neste pilar, conhecer profundamente o seu cliente é ótimo, pois você pode satisfazê-lo muito mais fácil. Afinal, você sabe o que ele gosta, como ele gosta de ser tratado, o que ele precisa, o que ele deseja, quais são os objetivos dele…
Veja alguns pontos que podem ajudar você a alcançar a satisfação do seu cliente:
- Chamá-lo pelo nome;
- Perguntar como ele está;
- Utilizar uma linguagem adequada, respeitosa e descontraída;
- Demonstrar que o problema dele é da empresa também;
- Estar sempre disponível e acessível;
- Ter paciência;
- Despedir-se sempre;
- Fazer com que o cliente se sinta bem;
- Ter empatia no atendimento;
- Ser prestativo sempre;
- Realizar atendimento personalizado;
- Resolver problemas;
- Ser transparente.
4- Não tome tempo desnecessário do seu cliente
Atendimento rápido não pode ser sinônimo de má qualidade! Hoje em dia, ninguém tem tempo para ficar “de papo” ou preencher burocracias desnecessárias para ser atendido.
Não deixe seu cliente esperando: utilize toda sua expertise para resolver o problema do seu cliente de maneira rápida e eficiente. Até porque, se você não fizer isso, ele com certeza irá buscar alguém que faça – e a concorrência está aí, cada vez maior!
5- Supere expectativas
Por fim, mas não menos importante, superar as expectativas do seu cliente é ir além. Ser atencioso, educado e responder as dúvidas do seu cliente, é o mínimo que você pode fazer.
No entanto, ter um atendimento personalizado para cada cliente, ser empático e não empurrar a venda, são ótimas alternativas para superar as expectativas.
O atendimento e suporte no pós venda também são extremamente importantes, porque você pode auxiliar o seu cliente, acompanhá-lo nos primeiros passos com seus produtos ou serviços. Isso gera confiança e satisfação, demonstra o profissionalismo da empresa, o comprometimento com o cliente.
Tenha interesse pelo seu cliente mesmo que ele não procure por você. Tenha uma cadência de ações para o pós venda, seja preocupado e atencioso com ele. Esse pequeno gesto pode ser a virada de chave para fidelizar um cliente!
Diante de todos esses tópicos, você percebe como a qualidade no atendimento é fundamental para atrair novos clientes e fidelizá-los? A empresa precisa se destacar através do atendimento, se mostrar útil e importante para seus clientes.
Desta forma, o cliente pode indicar o seu produto ou serviço através da qualidade no atendimento, por exemplo. Só esta ação em si, desencadeia muitas outras positivas! Portanto, tenha excelência no seu atendimento e se destaque em meio a concorrência!
Quer saber mais sobre como fidelizar clientes? Indico a leitura do blog “Gestão de entregas: saiba como fidelizar clientes”.