O prazo de entrega é uma das maiores aflições após realizar um pedido. Aprenda como reduzi-lo agora mesmo!
Entrega no prazo = satisfação do cliente. A equação parece simples e a gente sabe que outros fatores influenciam na felicidade do cliente em adquirir o seu produto ou serviço, entretanto, o prazo de entrega é boa parte do caminho andado rumo à satisfação do seu cliente.
Não conseguir cumprir um prazo de entrega acaba dando indícios de problemas na sua empresa para o seu cliente e a confiança fica abalada. O maior alerta é: basta somente um atraso para que o seu cliente passe a duvidar da sua competência e profissionalismo.
Desta maneira, reduzir o prazo de entrega se torna primordial. Mas, como fazer isso sem perder a qualidade nos serviços? Confira a seguir!
Estoque sempre atualizado
Antes de tudo: não venda nada que você não possa entregar. Ter em estoque o que você vende é uma premissa básica, mas nem sempre isso acontece. Você talvez já tenha passado por alguma situação como essa: vendeu um produto que não estava em estoque, porém, a previsão de recebimento permitia que você conseguisse entregar o produto no prazo para o seu cliente. Então, você não contava com o atraso do seu fornecedor, e aí não é preciso nem terminar a frase para saber que o seu cliente saiu frustrado.
Com isso surge o questionamento: como ter um estoque atualizado? Antes de tudo, aqui vai uma dica: invista em automação. Um software especializado não deixa informações se perderem e equipamentos de movimentação logística podem proporcionar um salto considerável de produtividade.
Siga os passos para organizar seu estoque:
- Realize um inventário do estoque;
- Automatize o controle;
- Treine sua equipe;
- Conheça os tipos de controle de estoque: permanente, que é constante e integral. E temporário, que diz respeito a períodos e ações específicas;
- Estabeleça uma previsão de perdas ou danos;
- Calcule o investimento em armazenamento;
- Promova os produtos parados em estoque;
- Tome cuidado com a separação dos pedidos.
Promova ajustes a partir dos indicadores de desempenho
Há algum tempo você baixou o nosso e-book sobre os indicadores de desempenho, lembra? Caso não tenha baixado ou não lembra onde o armazenou, clique aqui e baixe novamente!
O material descreve a importância desses indicadores na rotina da sua empresa e nesse sentido, o setor responsável pelas entregas é passível de falhas e identificar esses possíveis erros pelos indicadores de desempenho vai permitir duas coisas: você consegue resolver problemas antes mesmo deles acontecerem e ainda evita muitas dores de cabeça.
De maneira resumida, para obter os resultados necessários sobre o desempenho de sua empresa e reduzir o prazo de entrega, é necessário seguir esses itens:
- Controle do inventário e do tempo gasto para carga e descarga;
- Avaliar os problemas na entrega;
- Se atentar aos prazos de entrega;
- Levar em conta os custos da operação;
- Rotatividade de equipe;
- Assegurar a satisfação do cliente.
Ofereça acompanhamento do prazo de entrega para seu cliente
Através desse acompanhamento o cliente tem plena noção de onde está seu produto, e a previsão de chegada em seu destino, não “ficando no escuro” e consequentemente, reduzindo sua aflição em receber o seu pedido.
Mas afinal, como fazer isso na prática? É possível rastrear o pedido, mas para fornecer essa informação para o seu cliente é necessário ter um sistema próprio, podendo também ser terceirizado em determinadas situações. Busque uma fonte de sua confiança!
O que o seu cliente precisa?
Se faça essa pergunta todos os dias! A resposta é o que vai deixar seu cliente satisfeito. Ter um atendimento personalizado e uma redução no prazo de entrega faz toda a diferença, pois nenhum cliente é igual ao outro. As necessidades são diferentes e atender cada um da maneira mais adequada vai ser essencial para o sucesso do seu negócio.
Contar com as tecnologias necessárias para aprimorar o atendimento também se torna essencial. Invista em agilidade logística através de equipamentos de movimentação, faça um bom mapa de processos e conte com um software que permita ter um histórico do cliente e de suas preferências de entrega. Isso certamente fará toda diferença!
Tenha bons parceiros terceirizados
Dependendo do tamanho da sua operação, contar apenas com frota própria pode ser insuficiente, permitindo “furos” e estourando o seu prazo de entrega. Deixe a gestão de frota para o seu parceiro terceirizado, preocupe-se com a essência da sua empresa e com a inovação.
Uma boa empresa de transporte pode, além de garantir uma gestão mais ágil e ao mesmo tempo eficiente, também desafogar você nos prazos de entrega e proporcionar um serviço de maior qualidade para o seu cliente, pense nisso.
Espero que agora seja possível ter um controle melhor do prazo de entrega. Caso ainda reste alguma dúvida, deixe seu questionamento nos comentários que irei ajudá-lo. Continue acompanhando o nosso blog, teremos sempre novas informações!