tipos-de-ergonomia

A principal função dos tipos de ergonomia é garantir condições de trabalho que diminuam a ocorrência de problemas físicos, psicológicos e de acidentes e aumentar o conforto do trabalhador através da adequação dos postos de trabalho e da relação homem-máquina no exercício de suas funções.

No entanto, essa não é sua única atribuição, já que os tipos de ergonomia estão relacionados a vários outros aspectos e todos eles são importantes para a sua empresa.

Nos dias atuais a ergonomia solicita a interface com outras áreas, para que possamos mudar a maneira de fazer ergonomia, saindo do conceito da ergonomia de correção e buscando usar a ergonomia no projeto.

Por isso, neste conteúdo, vamos abordar três tipos de ergonomia e de que forma eles têm relação com a produtividade e segurança dos seus colaboradores. Prossiga com a leitura e saiba mais!

Quais são os tipos de ergonomia?

tipos-de-ergonomia-1

O campo da ergonomia é dividido em sete áreas diferentes, sendo que cada uma das áreas diz respeito a fatores diferentes que devem ser observados. Porém, é válido ressaltar que todas têm importância na garantia de um ambiente de trabalho adequado.

Conheça mais sobre cada uma delas a seguir!

1 – Ergonomia Física

O principal objetivo desta área da ergonomia é realizar a avaliação das medidas do corpo humano para que os equipamentos, máquinas e ferramentas de trabalho sejam corretamente dimensionados de acordo com a anatomia humana. Desta forma, garante que os equipamentos utilizados estejam de acordo com as capacidades fisiológicas do trabalhador.

Alguns aspectos que são observados pela ergonomia física são:

  • A postura do colaborador durante o exercício da função;
  • A projeção das estações de trabalho e arranjo físicos;
  • Possíveis riscos à saúde do trabalhador por distúrbios músculo esqueléticos
  • Força requerida;
  • Execução de movimentos repetitivos.

A partir disso, busca avaliar os aspectos mencionados, orientando e propondo soluções preventivas. Assim, garante que os equipamentos utilizados pelos trabalhadores são adequados às suas capacidades fisiológicas e biomecânicas.

A ergonomia física ainda se divide em quatro diferentes áreas: 

  • Ergonomia de correção: realiza ajustes pontuais em aspectos como iluminação e disposição dos postos de trabalho, que precisam ser melhorados;
  • Ergonomia de conscientização: como o próprio nome diz, busca realizar a conscientização dos funcionários a respeito da importância da ergonomia, através de palestras e treinamentos. Também orienta ajustes de postura e movimentação e uso adequado de ferramentas, por exemplo;
  • Ergonomia de concepção: relacionada diretamente ao projeto dos ambientes de trabalho, sistemas e outros equipamentos utilizados;
  • Ergonomia participativa: incentiva a participação dos colaboradores para a conscientização e viabilizar projetos voltados à melhoria ergonômica nos postos de trabalho.

2 – Ergonomia Organizacional

Também conhecida como macroergonomia, propõe mudanças na cultura da organização, como otimização dos processos e políticas de uma empresa. Neste sentido, avalia e identifica possíveis pontos de melhoria dentro da estrutura organizacional

Algumas das características avaliadas pela ergonomia operacional são:

  • Qualidade da Gestão;
  • Atividades realizadas em grupo;
  • Comunicação interna;
  • Tempo de trabalho.

Este tipo de ergonomia está relacionado ao papel e aos processos que envolvem os colaboradores e a equipe de gestão e liderança. Portanto, identifica possíveis melhorias nos processos executados e na gestão.

3 – Ergonomia Cognitiva

Esta área da ergonomia tem o objetivo de avaliar os aspectos psicológicos  e processos mentais do trabalhador na realização de suas funções. Além disso, avalia também de que forma as atividades desempenhadas e o ambiente de trabalho podem influenciar nestes aspectos.

Os aspectos de atenção na ergonomia cognitiva são:

  • Carga mental exigida nas funções desempenhadas;
  • Interação entre homem e a máquina;
  • Estresse relacionado ao trabalho;
  • Processo de tomada de decisão;
  • Confiabilidade humana.

O grande objetivo é propor melhorias, treinamentos e ações de desenvolvimento que evitam a sobrecarga e garantam a saúde mental e o bem estar dos trabalhadores, também a relação entre colegas e gestores.

4 – Ergonomia Ambiental

A ergonomia ambiental é uma disciplina que se concentra no design e organização do ambiente físico para melhorar o desempenho, o conforto e a segurança das pessoas.

Este campo aborda vários fatores ambientais que podem influenciar a experiência do usuário em diferentes contextos, incluindo:

  • Design adequado de iluminação;
  • Preocupação com a umidade;
  • Disposição de ventilação local;
  • Atenção a qualidade do ar.

O objetivo é criar ambientes que promovam condições ideais para atividades específicas, reduzindo fadiga, minimizando desconfortos e prevenindo possíveis impactos negativos na saúde dos ocupantes.

5 – Ergonomia de Transporte

A ergonomia de transporte é uma área da ergonomia que se dedica ao design de veículos e sistemas de transporte para garantir a segurança, eficiência e conforto dos usuários.

Suas principais características envolvem: 

  • Análise e otimização de elementos como o layout interno de veículos;
  • Interfaces de controle, visibilidade, acessibilidade;
  • Acomodação ergonômica para motoristas e passageiros.

A intenção é criar ambientes de transporte que minimizem o risco de lesões, reduzam a fadiga, e proporcionem uma experiência segura e agradável para os ocupantes, considerando variáveis como tempo de viagem, condições de tráfego e necessidades específicas de mobilidade.

6 – Ergonomia de Interação Humano-Computador

A Ergonomia de Interação Humano-Computador (IHC) concentra-se no design de interfaces entre humanos e sistemas computacionais, buscando otimizar a usabilidade, eficiência e satisfação do usuário.

Dentre seus diversos pontos de atenção, temos: 

  • Concepção de layouts e elementos de tela intuitivos;
  • Adequação de feedbacks e controles;
  • Consideração das capacidades cognitivas dos usuários;
  • Minimização de erros de interação.

A Ergonomia de IHC visa criar experiências digitais fluidas e acessíveis, levando em conta fatores ergonômicos para garantir que a interação com dispositivos e softwares seja eficiente, agradável e adaptada às necessidades dos usuários. Esse campo desempenha um papel crucial no desenvolvimento de tecnologias digitais mais amigáveis e acessíveis.

7 – Ergonomia Industrial

A Ergonomia Industrial concentra-se na aplicação de princípios ergonômicos ao ambiente de trabalho, especialmente em contextos de produção e manufatura.

Seus principais aspectos incluem o design de ferramentas, equipamentos e processos para otimizar a eficiência, segurança e bem-estar dos trabalhadores.

Dessa forma, é necessário considerar sobre posturas corporais, movimentos repetitivos, distribuição de carga de trabalho, além de estratégias para prevenir lesões musculoesqueléticas e fadiga.

banner de contato metaro

Por que considerar os diferentes tipos de ergonomia em sua empresa?

tipos-de-ergonomia-2

Como você pôde perceber, cada área da ergonomia possui diferentes objetivos e funções. Porém, todas são importantes para que a saúde e segurança dos colaboradores seja garantida.

Isso se deve ao fato de o foco não está apenas em adequar os postos de trabalho e a estrutura física das empresas, mas também se preocupar com aspectos relacionados à saúde mental e aos processos desenvolvidos dentro da organização.

Todas essas ações promovem – como citamos anteriormente ao longo do artigo – o bem estar dos colaboradores, garantindo melhor desempenho e aumento da produtividade. Além disso, também estão relacionadas a diminuição dos índices de faltas e afastamentos por problemas de saúde.

Por fim, outro aspecto importante a se destacar está relacionado diretamente à ergonomia em si: a NR 17. Esta regulamentação normatiza e orienta a respeito das ações de ergonomia que devem ser desenvolvidas pelas empresas. Ou seja, ao adotar um ou mais tipos ergonômicos, sua empresa pode estar se adequando a essa norma, evitando assim maiores problemas para a mesma.

Procurando por ergonomia logística? Fale com a Metaro!

Tem se preocupado com os aspectos ergonômicos na sua empresa? Aqui na METARO, fornecemos SOLUÇÕES PARA ERGONOMIA e MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS. Nossos equipamentos buscam garantir mais segurança, produtividade e agilidade nos processos desenvolvidos pela sua empresa.

Quer conferir mais detalhes? ENTRE EM CONTATO com nossa equipe para conhecer nossos equipamentos e saber mais! Estamos prontos para entender a sua necessidade!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento