Como aumentar a produtividade na indústria com 6 dicas básicas

A resposta de como aumentar a produtividade na indústria está por trás de pequenas ações realizadas no dia a dia. Leia o post e veja o que analisar!

A produtividade é uma das maiores aliadas do faturamento, afinal, é através dela que é possível alcançar os números estipulados (ou não). No entanto, muitas empresas não entendem porque não conseguem alcançar a produtividade máxima, e se perguntam “como aumentar a produtividade na indústria”.

Muitas vezes, o problema/falha é tão simples de ser resolvido, mas não passa na cabeça do gestor que possa ser “apenas aquilo”. Com isso, os dias e os meses passam, e a produtividade continua a cair. 

O que fazer diante dessa situação? Preparei um conteúdo com 6 dicas de como aumentar a produtividade na indústria. Confira, e veja como resolver os gargalos da sua empresa!

1- Como aumentar a produtividade na indústria: Linha de produção

Jamais acredite que seu produto é algo único e que não sofre mutações. Diversas melhorias são feitas durante o processo produtivo e isso pode ser levado em consideração. 

Afinal, qualquer melhoria pode levar mais tempo ao ser processada pela equipe, ou até aumentar o tempo de produção. Da mesma forma que cada cliente pode ter um produto personalizado, por exemplo, que leva mais tempo para ser preparado.

Portanto, estude a linha de produção, faça revisões de tempos em tempos. Analise ela por completo, desde o processo em si, como também o fator humano e maquinários.

Assim você consegue ter um desenho aproximado do que deve acontecer na linha de produção e quanto tempo ele pode levar, em média, para ficar pronto.

Fator humano

As pessoas são, basicamente, o pilar central da produtividade da indústria. Logo, quando você for analisar a linha de produção, entenda o perfil das pessoas que trabalham em determinados setores.

Analise pessoa por pessoa, indiferente do setor em que atua. Ela não está produzindo o quanto deveria produzir? Então, se questione e busque respostas: 

  • Será que ela está na função que deveria estar? 
  • Vale um treinamento? 
  • Uma tentativa de realocação? 
  • Ela está desmotivada? 
  • Com problema de saúde? 
  • Como está a ergonomia do setor? 
  • Como está o esclarecimento das metas?

Tente entender o que está causando a falta de produtividade e encontre soluções para elas. Afinal, uma pessoa que não rende o seu máximo, acaba atrasando o restante da equipe e o processo como um todo. 

Maquinário

Outro fator que deve ser analisado na linha de produção é o maquinário. 

  • Como estão seus equipamentos? 
  • Eles ainda estão “dentro do prazo de validade”, ou já está na hora de serem aposentados? 
  • Estão em bom estado de conservação? 
  • Como está a manutenção das máquinas? 
  • Existe manutenção preventiva ou apenas a manutenção corretiva? 

Essas perguntas devem ser feitas em determinado espaço de tempo, afinal, essa avaliação quando é refeita permanece sempre atualizada. 

Desta forma, não há espaços para quedas na produção: você está sempre melhorando seu processo e elevando a sua capacidade produtiva!

Caso seja necessário, invista em uma nova linha de produção. Ou seja, se o processo mudou e a forma de produção é outra, atualize-a. Se um maquinário é antiquado, troque. Revise suas linhas de produção e adeque da melhor maneira possível, levando em consideração o lado humano e o lado máquina.

2- Analise o desperdício de matérias primas

Levando em consideração o desperdício de matérias primas, é possível ter em mente o aumento da sua produtividade. Isso acontece porque você tem mais insumos para trabalhar.

Quando a sua mão de obra não cuida, ou melhor, não reaproveita a sua matéria prima, isso significa que ela acabará em menos tempo, talvez até muito mais rápido do que você tenha imaginado.

Por isso, levar controlado quais são os desperdícios e porque eles acontecem, é ter argumentos para melhorar processos e consequentemente, ter na manga uma resposta de como aumentar a produtividade na indústria.

3- Verifique a taxa de rejeição de produtos

De nada adianta você produzir a todo vapor, se o produto entregue ao mercado é rejeitado. Mais do que aumentar a produtividade na indústria, você pode aumentar com qualidade.

Quando um produto é feito às pressas, porque “tinha que cumprir meta”, por exemplo, você corre grandes riscos de ele ficar mal feito e ser rejeitado, mandado de volta à empresa. Aí ocorrem custos com refação, por exemplo, sem contar nos custos logísticos.

Para resolver esse tipo de situação, você pode investir em uma política de excelência e em equipamentos/tecnologias que permitam identificar essas falhas antes de elas irem para o mercado.

4- Como aumentar a produtividade na indústria: cuidado com as metas

As metas podem ser amigas ou inimigas da sua empresa, e isso quem decide é você! Quando você busca a resposta para como aumentar a produtividade na indústria, leve em consideração qual tipo de meta será estipulada à equipe: abusiva ou alcançável?

A meta abusiva é aquela que causa desânimo, afinal, “tanto faz”, o seu colaborador sabe que não será possível alcançar aquela meta. Já a meta alcançável, é instigadora, ele vai dar o seu melhor e até trabalhar mais disposto, porque ele sabe que é possível chegar lá.

E quando há baixa produtividade, é provável que um dos problemas esteja nas metas estipuladas. Faça um teste e preste atenção no resultado final!

5- Avalie a ergonomia do local de trabalho

Atualmente existem diversas NRs que defendem a ergonomia nos postos de trabalho. Elas abrangem o pessoal do escritório até o chão de fábrica.

Portanto, avaliar o bem estar do seu colaborador é fundamental para que ele performe bem no trabalho e dê o seu máximo. 

Realizando um levantamento do local, você pode avaliar a qualidade de vida do trabalhador, assim como a relação dele com a ergonomia no ambiente de trabalho.

Além disso, avalie a função do seu colaborador: há esforço repetitivo? Já existe alguma doença ocupacional? A melhoria contínua dos seus processos levará à maior satisfação também do seu colaborador.

6- Equipamentos logísticos defasados

A logística é fundamental para o aumento da produtividade na indústria. Embora há quem acredite que a logística está apenas no processo final, de carga e descarga do caminhão, isso não é verdade.

Dentro da produção a logística está muito presente e por isso seus equipamentos devem estar com uma boa qualidade de funcionamento.

Avalie as empilhadeiras, o modo que seu armazém está disposto, como as matérias primas estão organizadas, o tempo de deslocamento de uma matéria prima crua até chegar a linha de produção, o tempo de deslocamento do produto finalizado até o armazém, tempo de carregamento, enfim, tudo o que envolve o processo.

Analisando isso, você pode tirar algumas conclusões. Por exemplo, a empilhadeira está andando devagar demais, será que não está freiada? Como anda a manutenção? 

Outro exemplo: o produto leva tempo demais para ser organizado dentro do caminhão na hora do carregamento. Por que isso acontece? O motorista é inexperiente? Não há acesso entre o armazém e o caminhão? O que atrasa esse processo?

Tendo isso mapeado, é muito mais fácil encontrar as soluções e, consequentemente, aumentar a produtividade da sua indústria.

Com todas essas dicas, espero que eu tenha conseguido clarear a sua visão. Como eu disse no começo deste artigo, a resposta para como aumentar a produtividade na indústria pode ser simples, mas você precisa analisar todo o seu processo.

Estude, revise, e ao chegar nas suas conclusões, aplique as mudanças necessárias no seu ambiente de trabalho. 

Para saber mais sobre como melhorar a linha de produção, indico que você leia o conteúdo: “Como melhorar os resultados na linha de produção industrial”. Boa leitura!