Como melhorar os resultados na linha de produção industrial

A automação industrial e o uso de novas tecnologias de gestão se tornaram indispensáveis para reduzir custos e aumentar a produtividade na indústria. Confira como melhorar os resultados na linha de produção industrial!

Os processos industriais precisam ser constantemente aprimorados em todos os setores de uma empresa e isso inclui, é claro, a otimização da linha de produção.

Saber como montar uma linha de produção eficiente é um dos principais desafios de um gestor, já que ela é responsável pela fabricação dos produtos, ou seja, é o ponto central de uma organização.

Hoje, as novas tecnologias da informação, como a inteligência artificial e a Internet das Coisas, por exemplo, são recursos cada vez mais utilizados na indústria, principalmente na indústria 4.0.

Da mesma forma, os sistemas de automação industrial, com o desenvolvimento de máquinas e equipamentos que reduzem custos e aumentam a produtividade, são indispensáveis para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado.

Continue a leitura e confira 7 dicas importantes para otimizar a linha de produção da sua indústria!

1 – Escolha bem os seus fornecedores

A eficiência no processo produtivo tem início antes mesmo do material chegar à empresa. Por isso, é fundamental negociar com fornecedores confiáveis. 

O ideal é que eles aliem qualidade, agilidade e bom preço. No entanto, o preço não deve ser a questão central, pois o mais importante é que o seu fornecedor entregue materiais de qualidade e com rapidez. De nada adianta pagar barato e receber materiais de má qualidade e/ou com atraso.

2 – Evite retrabalhos e desperdícios 

Para evitar falhas, erros e retrabalhos e para eliminar desperdícios de matérias-primas é fundamental contar com um sistema automatizado na linha de produção, de modo que as etapas do trabalho sejam integradas e possam ser monitoradas constantemente.

Portanto, investir na automação industrial, adquirindo máquinas e equipamentos para otimizar a linha de produção, é primordial para melhorar a produtividade e reduzir custos.

Além disso, também é importante observar a questão da ergonomia no ambiente de trabalho para garantir a saúde e a segurança dos funcionários. Assim, as faltas e os afastamentos causados por acidentes ou doenças laborais diminuem significativamente.

Ou seja, você investe no bem estar dos seus colaboradores e também contribui para a redução de custos e para melhorias na produtividade.

3 – Reforce a comunicação interna

Uma boa comunicação interna é um fator decisivo para explicar os procedimentos e evitar mal-entendidos e atrasos na linha de produção.

Sendo assim, os gestores devem assegurar que as informações estejam sendo repassadas de forma clara a todos os funcionários da empresa. 

4 – Mapeie os processos antes e após a linha de produção industrial

Compreender exatamente como a linha de produção funciona é fundamental para tomar decisões e para a organização de um negócio. Desse modo, fica mais fácil gerenciar o tempo e evitar gargalos.

Com um sistema de controle ancorado nas novas tecnologias, esse mapeamento pode ser feito de forma ágil e eficiente.

5 – Defina cronogramas

Definir tarefas e prazos é um detalhe muito importante para o bom andamento da linha de produção. 

Esse cronograma pode ser feito com o uso de um software de gestão ou até mesmo com algumas ferramentas disponibilizadas pelo Google. Assim, os prazos de entrega serão sempre respeitados.

6 – Invista na capacitação dos seus colaboradores da linha de produção industrial

A capacitação dos funcionários é um fator determinante para melhorar o clima organizacional dentro da indústria, reduzir desperdícios, aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos, assim como para atingir as metas propostas.

Oferecer treinamentos, palestras e workshops, entre outras formas de capacitação, ajuda os funcionários a terem uma visão mais ampla e atualizada sobre os processos produtivos. Assim, investir na qualificação dos funcionários deve ser algo habitual.

7 – Use a tecnologia na etapa logística

Ao deixarem a linha de produção industrial, os materiais manufaturados seguem para as fases seguintes, que são o armazenamento e a distribuição.

Nesta etapa logística também é indispensável o uso de novas tecnologias, como sistemas de roteirização online e outros softwares de gestão.

Além disso, nos processos logísticos também é essencial o uso de máquinas, equipamentos e acessórios para reduzir custos e agilizar as operações de carga e descarga de modo seguro, tanto para os funcionários quanto para os produtos manuseados.

Nos dias de hoje, não há dúvidas de que a automação industrial é capaz de fazer a diferença nos resultados de uma empresa, mantendo o seu negócio competitivo perante a concorrência.


Agora que você está aqui, aproveite para conhecer melhor as soluções para ergonomia e logística da Metaro. A empresa também disponibiliza a locação de equipamentos que vão ajudar você a melhorar a produtividade da sua indústria!