A importância da manutenção preventiva para uma produção efetiva

A manutenção preventiva é essencial para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e reduzir os gastos desnecessários durante os processos.

Buscar formas de prevenir danos aos equipamentos é uma das maneiras de reduzir prejuízos e altos investimentos com reparos. Desta forma, realizar a manutenção preventiva é essencial para manter o bom funcionamento dos equipamentos.

Independente do ramo de atividade da empresa, a manutenção preventiva possibilita otimizar os processos e reduzir os altos investimentos com o conserto de equipamentos danificados e com interrupções desnecessárias. 

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva pode ser definida como: Ação planejada, ou conjunto de ações que tem por objetivo realizar a manutenção de equipamentos, reduzindo a probabilidade de falhas e danos permanentes.

A manutenção preventiva é empregada como forma de evitar possíveis falhas de equipamentos após um determinado período de utilização. Desta forma são utilizados gatilhos para determinar quando a manutenção será realizada, sendo estes de acordo com:

  • Tempo de utilização;
  • Horas de funcionamento;
  • Produtividade;
  • Gatilho misto (mais de um fator).

Contudo, a definição destes gatilhos depende do tipo de equipamento, demanda de produção, entre outros. Desta forma é essencial ficar atento às especificações e indicações contidas no manual dos próprios equipamentos.

Assim, o objetivo da manutenção preventiva é buscar manter o equipamento com condições iguais ou mais próximas possíveis dos equipamentos originais, reduzindo as probabilidades de falhas.

Diferença entre manutenção preventiva e manutenção corretiva

Ainda há muita confusão entre manutenção preventiva e corretiva e para ajudar você a diferenciar cada uma destas modalidades de manutenção, trouxemos o conceito de cada uma delas.

A NBR 5462 define a manutenção corretiva como: Manutenção realizada após a ocorrência de defeitos, com o objetivo de restabelecer um item que possui função de o manter em funcionamento.

E a manutenção preventiva como: Manutenção realizada em intervalos preestabelecidos, com a finalidade de reduzir a probabilidade de ocorrência de falhas ou degradação e mal funcionamento de um item.

Ou seja, a manutenção preventiva serve para evitar possíveis avarias e a manutenção corretiva é empregada quando o dano já for existente e o objetivo for a reparação do mesmo.

Importância da realização de manutenção preventiva em equipamentos

Todo equipamento requer cuidados, não é mesmo?

Isso porque ao longo de sua vida útil os equipamentos desgastam e podem ter quedas de desempenho e apresentar algumas falhas. E isso prejudica o bom desempenho das atividades da empresa, impactando também a produtividade.

Para evitar estas adversidades é essencial implementar a manutenção preventiva, um conjunto de procedimentos que buscam avaliar e prevenir avarias nos equipamentos,para evitar a ocorrência de danos.

A manutenção preventiva é importante para evitar outros tipos de adversidades dentro de uma organização ou empresa, como:

  • Interrupção dos processos;
  • Queda da produtividade;
  • Gastos com novos equipamentos;
  • Acidentes;
  • Altos investimentos com conserto de máquinas e equipamentos;
  • Perda de equipamentos;;
  • Entre outros.

Além disso, por se tratar de um método planejado, a manutenção preventiva viabiliza um controle mais eficiente das atividades da empresa e uma previsão dos recursos disponíveis e necessários para garantir a continuidade das atividades. 

Para que isso seja possível, é importante elaborar um plano de manutenção preventiva para a empresa, que abordamos no próximo tópico.

Plano de manutenção preventiva

Um plano de manutenção preventiva é a elaboração de um plano de ação que visa manter, conservar ou reparar determinado equipamento, com a finalidade de garantir o seu funcionamento correto e a segurança das pessoas que o utilizam.

Sendo assim o plano de manutenção é criado com a finalidade de:

  • Reduzir falhas e defeitos;
  • Maximizar a vida útil dos equipamentos;
  • Padronizar processos;
  • Garantir a segurança dos operadores;
  • Otimizar prazos de entrega e execução dos processos;
  • Melhorar a produtividade da linha de produção;
  • Evitar gastos desnecessários com novos equipamentos;
  • Manter um controle sobre a qualidade das manutenções;
  • Planejar os recursos, prazos e colaboradores envolvidos;
  • Reduzir custos com manutenção a longo prazo;
  • Traçar atividades que melhorem a eficiência do equipamento;

Por meio do plano de manutenção, é possível programar, ou seja, estabelecer a frequência de revisão e reparo dos equipamentos e manter o registro de todas as informações referentes às manutenções.

Riscos de não realizar manutenção

Deixar de realizar a manutenção preventiva dos equipamentos desencadeia uma série de riscos e pode gerar prejuízos para a empresa. Dentre estes riscos podemos citar:

Falta de peças para a manutenção

Quando for necessário reparar um equipamento de forma inesperada, a peça necessária pode não estar disponível, Dependendo do prazo para conseguir todos os componentes, o processo de manutenção pode levar semanas, tornando o equipamento inativo temporariamente e impactando na capacidade produtiva.

Equipamentos parados

Em uma manutenção preventiva a parada de equipamentos é programada de acordo com a demanda.

Já durante uma interrupção inesperada, o equipamento pode permanecer ocioso em momentos inadequados, como em períodos com grandes demandas, o que pode gerar atrasos nas entregas e prejuízos com matéria prima.

Redução da produtividade dos colaboradores 

Com a danificação dos equipamentos, consequentemente as atividades dos funcionários acabam sendo afetadas.

Neste caso, os colaboradores podem ficar ociosos até o reparo do equipamento, e independente de se estiverem realizando suas atividades ou não, tem o direito de remuneração.

Ou seja, mesmo sem o funcionamento do equipamento a empresa tem que arcar com este gasto.

A manutenção preventiva, neste contexto, garante que não ocorram interrupções imprevistas, minimizando a ocorrência de falhas e paralisações desnecessárias, que impactam diretamente na produtividade e lucratividade da empresa.

Portanto é importante contar com equipamentos de qualidade e ter entre seus fornecedores empresas que disponibilizam ações de suporte em caso de necessidade. 

Além do mais, a manutenção preventiva quando realizada de maneira correta e por equipes de serviços autorizados, evita inclusive a perda de garantia das máquinas e equipamentos.

A Metaro conta com uma equipe de suporte técnico especializada para realizar a manutenção de seus equipamentos. Em caso de necessidade de manutenção em um de nossos equipamentos, basta entrar em contato, que um prestador de serviço autorizado será recomendado. 

Continue acompanhando nosso blog para ver mais conteúdos relacionados a gestão e produtividade nas indústrias. Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, entre em contato com o nosso suporte técnico!

banner com orientação para solicitar um orçamento e conhecer os produtos Metaro