Como minimizar fatores de atraso na entrega de mercadorias

O atraso na entrega de mercadorias é um dos principais fatores de insatisfação dos clientes e de reclamações em empresas. Saiba como minimizar esse problema!

As compras pela internet cresceram muito nos últimos anos e ainda mais após o início da pandemia, devido a maior segurança que proporciona.

Com a grande demanda de pedidos consequentemente as adversidades e atrasos na entrega cresceram, acarretando em diversos problemas para as empresas, que recebem constantemente reclamações por parte dos seus clientes.

Mas isso não ocorre apenas com compras online. Qualquer empresa, independente do segmento e da forma de comercialização de seus produtos, deve estar atenta a essa questão. 

Existem diversos fatores que podem ocasionar o atraso na entrega de mercadorias, mas também existem formas de minimizar a ocorrência desses problemas. Continue a leitura e saiba mais! 

O que impacta no atraso da entrega?

Durante todo o processo em que os produtos passam até chegar ao cliente final, podem ocorrer diversos contratempos que impactem no atraso na entrega do produto.

Desta forma a logística de entrega de mercadorias precisa de atenção extra.

Da finalização do pedido por parte do cliente, até a entrega ocorrem muitos processos, como a conferência e o despacho. Todas as etapas precisam ser executadas com o máximo de eficiência e com todos os cuidados necessários para impedir o atraso na entrega.

Dentre alguns dos fatores que podem ocasionar no atraso na entrega de mercadorias, estão:

  • Carência de planejamento;
  • Falta de produtos em estoque;
  • Divergências no levantamento de estoque;
  • Rotas mal elaborados;
  • Entregas mal programadas;
  • Transportadoras problemáticas;
  • Burocracias internas;
  • Falhas de comunicação;
  • Avarias.

Dicas para minimizar o atraso na entrega de mercadorias

A entrega de mercadorias envolve várias etapas diferentes e para evitar problemas, uma série de medidas podem ser adotadas para melhorar os processos logísticos. Confira! 

Utilize sistemas de roteirização de trajetos

Atualmente existem diversos sistemas que possibilitam traçar rotas mais eficientes e ágeis.

Através destas ferramentas o motorista poderá seguir o trajeto pré estipulado reduzindo o gasto de combustível e de tempo com trajetos mais longos.

Assim é possível otimizar o tempo de entrega e ainda reduzir os gastos.

Otimize os processos internos

Alguns motivos de atrasos estão relacionados a processos ocorridos fora dos armazéns, contudo outras etapas podem ser responsáveis pelo atraso na entrega.

Quando estes problemas tornam-se recorrentes, é importante analisar todos os processos e mapear todos os pontos que podem gerar atrasos, a fim de identificar possíveis falhas e assim adotar estratégias para corrigi-las.

Nossa dica é avaliar pontos como:

  • Formas de abastecimento do estoque;
  • Separação das mercadorias;
  • Cálculo do prazo de entrega;
  • Trajeto de entrega;
  • Avarias por mau acondicionamento;
  • Entre outros.

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Conheça as rotas com maior tráfego

A rota escolhida nem sempre é alvo de atenção das empresas no momento de definir a entrega.

Durante o trajeto podem ocorrer atrasos devido a acidentes, engarrafamentos, entre outros fatores. Durante o percurso, o acompanhamento constante ajuda a prevenir atrasos na entrega das mercadorias.

Alguns softwares como Google Maps e ferramentas como o GPS, atualizam em tempo real a situação do trânsito nas mais diversas regiões do país.

Isso permite que a equipe envolvida no processo de logística acompanhe todo o processo de transporte, possibilitando que a rota seja alterada para evitar e contornar as adversidades no caminho.

Adote métodos de acondicionamento apropriadas

Manter as mercadorias acondicionadas corretamente evita problemas como avarias, quebras e choques de mercadoria. Isso também é essencial para evitar atrasos na entrega, pois a mercadoria adquirida pelo cliente tende a estar em bom estado no estoque, sem ser necessário realizar reposição para que a entrega seja efetuada.

Este último é um dos fatores que causam atraso na entrega e avarias nos pedidos.

Desta forma é essencial adotar formas de acondicionamento corretas, otimizando o espaço, respeitando o empilhamento máximo e tornando o transporte mais seguro, que garantam mais estabilidade da mercadoria durante o seu transporte, carga e descarga e armazenamento.

Tome cuidado durante a separação dos pedidos

A separação incorreta pode provocar atrasos na entrega, avarias de mercadorias e gerar custos desnecessários com o serviço de transporte.

Por este motivo a separação correta dos pedidos é uma etapa importante, para garantir que as mercadorias cheguem ao cliente corretamente e dentro do prazo estipulado.

Quando o pedido for separado incorretamente, demandará processos extras, pois pode ocorrer entrega no local errado. Com isso, a mercadoria precisa voltar para o depósito e então ser enviada ao endereço correto do cliente, o que significa retrabalho e custos extras.

Isso gera gastos, tempo e trabalho extra para a empresa, além de gerar insatisfação do cliente por conta do atraso na entrega. Por isso as estratégias de logística e processo  de gestão são tão importantes. Eles têm grande impacto quando falamos da eficiência dos processos de entrega de mercadorias. 

Mantenha o estoque abastecido de acordo com sua demanda

Manter o estoque abastecido de acordo com a demanda de saída é outra forma de evitar atrasos na entrega.

A previsão de demanda é essencial para que a quantidade de produtos em estoque esteja de acordo com a saída e assim possa ser enviado imediatamente, evitando o descumprimento do prazo estipulado de entrega.

Além disso, os atrasos em entregas podem gerar problemas para as empresas. Uma vez que o Código de Defesa do Consumidor traz artigos que falam sobre os direitos dos consumidores nesses casos, como o direito a ressarcimento do valor pago. 

Desta forma, é muito importante compreender todos os processos envolvidos na cadeia logística de distribuição dos produtos. Assim, é possível minimizar fatores que podem causar atraso na entrega de mercadorias. 

Afinal de contas, entregas sem atrasos e com qualidade significam a satisfação do cliente, o que impacta diretamente no sucesso da empresa!

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